Logo
Cultura

Cerveira acolhe apresentação de Fotobiografia em homenagem a Carvalheira da Silva

27 Outubro, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Há 120 anos, Maria Amélia Carvalheira da Silva nascia em Gondarém, no concelho de Vila Nova de Cerveira, demonstrando desde muito cedo inclinação para o desenho e a escultura. Como forma de assinalar esta efeméride, o Município de Vila Nova de Cerveira acolhe, na próxima terça-feira, 29 de outubro, uma sessão pública de apresentação da Fotobiografia da escultora intitulada "Falar do Céu com as Mãos". De entrada livre, o encontro está marcado para as 14h30, no Fórum Cultural de Cerveira.

Maria Amélia Carvalheira da Silva é considerada um dos expoentes máximos da arte sacra portuguesa. Vila Nova de Cerveira faz parte da sua história, integrando o roteiro de obras espalhadas em locais tão icónicos como no Santuário de Fátima e no Vaticano. Pelas raízes pessoais e profissionais a Vila Nova de Cerveira, Carvalheira da Silva doou à Câmara Municipal o molde da obra em gesso modelado e madeira, ‘O Anjo de Portugal’, cujo escultura original se encontra no monumento construído em 1958, na Loca do Cabeço – Fátima, a dar a comunhão aos três Pastorinhos de joelhos.

“Falar do Céu com as Mãos” é uma Fotobiografia que além de reproduzir, com elevada definição, parte muito significativa da obra da escultora, também reúne um conjunto extenso de textos que a iluminam sob múltiplas perspetivas, ajudando também a revelar a mulher crente, talentosa, que rezava com as mãos sobre a pedra. A cerimónia de apresentação em Vila Nova de Cerveira vai contar com a presença do coordenador Dr. José Alcântara Cruz, assim como das Cerveirenses Maria Assunção Pacheco e Maria José Martins, que nela participaram conjuntamente com outras trinta personalidades.

É no Santuário Mariano de Fátima que o seu trabalho e talento atingem a maior notoriedade e visibilidade, sobretudo nas seis estátuas da Colunata, de sua autoria: “Santa Tereza de Ávila”, “São João da Cruz”, “São Simão Stock”, “Santo Afonso Maria de Ligória”, “Santo Inácio de Loyola” e “São Francisco de Sales”. No entanto, a sua obra mais emblemática é “O Anjo” e os “Três Pastorinhos”, na Loca do Cabeço, obras em pedra mármore, que estão situadas no local que faz memória da Aparição do Anjo de Portugal na Primavera e Outono de 1916, Nossa Senhora dos Valinhos, Loca do Cabeço, em Fátima.

Do espólio da escultora constam as esculturas “Presépio” (1953), em barro policromado, “Nossa Senhora da Paz”, também em barro policromado, obras realizadas para a Igreja Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Foi ainda autora da medalha comemorativa do Cinquentenário da Igreja.

Maria Amélia Carvalheira da Silva nasceu a 5 de setembro de 1904, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, tendo falecido em Lisboa a 31 de dezembro de 1998. Recebeu a condecoração “Pro Eclesia et Pontífice” atribuída pela Santa Sé e o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.