Há 120 anos, Maria Amélia Carvalheira da Silva nascia em Gondarém, no concelho de Vila Nova de Cerveira, demonstrando desde muito cedo inclinação para o desenho e a escultura. Como forma de assinalar esta efeméride, o Município de Vila Nova de Cerveira acolhe, na próxima terça-feira, 29 de outubro, uma sessão pública de apresentação da Fotobiografia da escultora intitulada "Falar do Céu com as Mãos". De entrada livre, o encontro está marcado para as 14h30, no Fórum Cultural de Cerveira.
Maria Amélia Carvalheira da Silva é considerada um dos expoentes máximos da arte sacra portuguesa. Vila Nova de Cerveira faz parte da sua história, integrando o roteiro de obras espalhadas em locais tão icónicos como no Santuário de Fátima e no Vaticano. Pelas raízes pessoais e profissionais a Vila Nova de Cerveira, Carvalheira da Silva doou à Câmara Municipal o molde da obra em gesso modelado e madeira, ‘O Anjo de Portugal’, cujo escultura original se encontra no monumento construído em 1958, na Loca do Cabeço – Fátima, a dar a comunhão aos três Pastorinhos de joelhos.
“Falar do Céu com as Mãos” é uma Fotobiografia que além de reproduzir, com elevada definição, parte muito significativa da obra da escultora, também reúne um conjunto extenso de textos que a iluminam sob múltiplas perspetivas, ajudando também a revelar a mulher crente, talentosa, que rezava com as mãos sobre a pedra. A cerimónia de apresentação em Vila Nova de Cerveira vai contar com a presença do coordenador Dr. José Alcântara Cruz, assim como das Cerveirenses Maria Assunção Pacheco e Maria José Martins, que nela participaram conjuntamente com outras trinta personalidades.
É no Santuário Mariano de Fátima que o seu trabalho e talento atingem a maior notoriedade e visibilidade, sobretudo nas seis estátuas da Colunata, de sua autoria: “Santa Tereza de Ávila”, “São João da Cruz”, “São Simão Stock”, “Santo Afonso Maria de Ligória”, “Santo Inácio de Loyola” e “São Francisco de Sales”. No entanto, a sua obra mais emblemática é “O Anjo” e os “Três Pastorinhos”, na Loca do Cabeço, obras em pedra mármore, que estão situadas no local que faz memória da Aparição do Anjo de Portugal na Primavera e Outono de 1916, Nossa Senhora dos Valinhos, Loca do Cabeço, em Fátima.
Do espólio da escultora constam as esculturas “Presépio” (1953), em barro policromado, “Nossa Senhora da Paz”, também em barro policromado, obras realizadas para a Igreja Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Foi ainda autora da medalha comemorativa do Cinquentenário da Igreja.
Maria Amélia Carvalheira da Silva nasceu a 5 de setembro de 1904, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, tendo falecido em Lisboa a 31 de dezembro de 1998. Recebeu a condecoração “Pro Eclesia et Pontífice” atribuída pela Santa Sé e o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.