Logo
Cultura

Cerveira acolhe apresentação de Fotobiografia em homenagem a Carvalheira da Silva

27 Outubro, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Há 120 anos, Maria Amélia Carvalheira da Silva nascia em Gondarém, no concelho de Vila Nova de Cerveira, demonstrando desde muito cedo inclinação para o desenho e a escultura. Como forma de assinalar esta efeméride, o Município de Vila Nova de Cerveira acolhe, na próxima terça-feira, 29 de outubro, uma sessão pública de apresentação da Fotobiografia da escultora intitulada "Falar do Céu com as Mãos". De entrada livre, o encontro está marcado para as 14h30, no Fórum Cultural de Cerveira.

Maria Amélia Carvalheira da Silva é considerada um dos expoentes máximos da arte sacra portuguesa. Vila Nova de Cerveira faz parte da sua história, integrando o roteiro de obras espalhadas em locais tão icónicos como no Santuário de Fátima e no Vaticano. Pelas raízes pessoais e profissionais a Vila Nova de Cerveira, Carvalheira da Silva doou à Câmara Municipal o molde da obra em gesso modelado e madeira, ‘O Anjo de Portugal’, cujo escultura original se encontra no monumento construído em 1958, na Loca do Cabeço – Fátima, a dar a comunhão aos três Pastorinhos de joelhos.

“Falar do Céu com as Mãos” é uma Fotobiografia que além de reproduzir, com elevada definição, parte muito significativa da obra da escultora, também reúne um conjunto extenso de textos que a iluminam sob múltiplas perspetivas, ajudando também a revelar a mulher crente, talentosa, que rezava com as mãos sobre a pedra. A cerimónia de apresentação em Vila Nova de Cerveira vai contar com a presença do coordenador Dr. José Alcântara Cruz, assim como das Cerveirenses Maria Assunção Pacheco e Maria José Martins, que nela participaram conjuntamente com outras trinta personalidades.

É no Santuário Mariano de Fátima que o seu trabalho e talento atingem a maior notoriedade e visibilidade, sobretudo nas seis estátuas da Colunata, de sua autoria: “Santa Tereza de Ávila”, “São João da Cruz”, “São Simão Stock”, “Santo Afonso Maria de Ligória”, “Santo Inácio de Loyola” e “São Francisco de Sales”. No entanto, a sua obra mais emblemática é “O Anjo” e os “Três Pastorinhos”, na Loca do Cabeço, obras em pedra mármore, que estão situadas no local que faz memória da Aparição do Anjo de Portugal na Primavera e Outono de 1916, Nossa Senhora dos Valinhos, Loca do Cabeço, em Fátima.

Do espólio da escultora constam as esculturas “Presépio” (1953), em barro policromado, “Nossa Senhora da Paz”, também em barro policromado, obras realizadas para a Igreja Nossa Senhora de Fátima em Lisboa. Foi ainda autora da medalha comemorativa do Cinquentenário da Igreja.

Maria Amélia Carvalheira da Silva nasceu a 5 de setembro de 1904, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, tendo falecido em Lisboa a 31 de dezembro de 1998. Recebeu a condecoração “Pro Eclesia et Pontífice” atribuída pela Santa Sé e o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.