Ponte de Lima acolhe o prémio Armando de Almeida Fernandes 2023, destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa.
Este prémio tem como missão homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, ambicionando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros, bem como incentive o estudo das áreas a que dedicou a sua vida.
Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Professores Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor- Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 ex eaquo às obras intituladas Memória de um mosteiro: Lorvão séculos IX-XII: história de uma comunidade masculina e A peste negra em Portugal: os casos do Entre-Douro-e-Minho e do Entre-Tejo-e-Odiana, da autoria de Maria Alegria Fernandes Marques e André Filipe Oliveira da Silva, respetivamente.
Foi ainda deliberada atribuir a menção honrosa à obra Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, da autoria de Ana Cláudia Oliveira Silveira.

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 24 de novembro, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Entrada livre.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.