Ponte de Lima acolhe o prémio Armando de Almeida Fernandes 2023, destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa.
Este prémio tem como missão homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, ambicionando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros, bem como incentive o estudo das áreas a que dedicou a sua vida.
Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Professores Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor- Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 ex eaquo às obras intituladas Memória de um mosteiro: Lorvão séculos IX-XII: história de uma comunidade masculina e A peste negra em Portugal: os casos do Entre-Douro-e-Minho e do Entre-Tejo-e-Odiana, da autoria de Maria Alegria Fernandes Marques e André Filipe Oliveira da Silva, respetivamente.
Foi ainda deliberada atribuir a menção honrosa à obra Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, da autoria de Ana Cláudia Oliveira Silveira.

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 24 de novembro, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Entrada livre.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.