Ponte de Lima acolhe o prémio Armando de Almeida Fernandes 2023, destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa.
Este prémio tem como missão homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, ambicionando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros, bem como incentive o estudo das áreas a que dedicou a sua vida.
Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Professores Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor- Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 ex eaquo às obras intituladas Memória de um mosteiro: Lorvão séculos IX-XII: história de uma comunidade masculina e A peste negra em Portugal: os casos do Entre-Douro-e-Minho e do Entre-Tejo-e-Odiana, da autoria de Maria Alegria Fernandes Marques e André Filipe Oliveira da Silva, respetivamente.
Foi ainda deliberada atribuir a menção honrosa à obra Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, da autoria de Ana Cláudia Oliveira Silveira.

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 24 de novembro, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Entrada livre.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.