O arranque da 1ª edição transfronteiriça da comemoração da Semana Europeia do Desporto aconteceu, esta segunda-feira, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a presença efusiva de várias associações desportivas de Cerveira e de Tomiño, representativas de diversas modalidades praticadas neste território comum.

Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Eurocidade Cerveira-Tomiño dinamiza, entre 23 e 29 de setembro, um conjunto de atividades desportivas gratuitas, em atletismo, aulas de grupo treino personalizado, basquetebol, boxe, BTT, futebol, futsal, piraguismo, remo, ténis de mesa, trail running , triatlo e cicloturismo.
Na Cerimónia de Abertura da Semana Europeia do Desporto Eurocidade Cerveira-Tomiño, o Presidente da Câmara de Cerveira, destacou a localização geográfica e a riqueza natural da região:
“Cerveira e Tomiño localizam-se entre o rio e a montanha, uma beleza natural única, com tanto para explorar, podendo associar-se perfeitamente a prática de exercício físico tão favorável para a saúde e bem-estar. Não obstante, Desporto e Juventude são áreas prioritárias já definidas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño e que estão a ser implementadas com sucesso. Temos uma agenda comum e que a vamos dar a conhecer nas escolas para que os nossos jovens saibam quais são as associações e as modalidades existentes em ambos os concelhos e possam escolher e praticar”.
Já a Alcadesa Sandra Gonzalez destacou a importância da convivência, dos desafios e da união das coletividades. Valores que pretendem assim, passar para os mais jovens:: “Conviver e conhecermo-nos praticando desporto juntos. É essa a mensagem que queremos transmitir aos nossos jovens! Temos o Rio Minho, que pode ser encarado como um clube da Eurocidade. Há um novo desafio patente que é a importância das associações de ambos os concelhos também virem a trabalhar juntas, pois só temos a ganhar”.
Também Vitor Dias, Diretor da Delegação Regional do Norte o Instituto Português do Desporto e Juventude, marcou presença nesta cerimónia reforçou a importância da união: “Temos aqui um rio que une duas comunidades, a sua cultura, a sua história, o seu vasto património. Nos tempos que correm deve-se fazer relevar a importância de estarmos juntos e de acolher os outros. Juntos somos mais fortes. E é por isso que o Desporto tem uma importância transcendente. Onde existe uma medalha, há todo um trabalho essencial realizado pelos atletas e pelos clubes formadores”.
O desafio está lançado a associações e população de todos os grupos etários de ambos os concelhos, com o objetivo passa por estimular a prática regular de atividade física ao longo de todo o ano, por forma a adotar um estilo de vida saudável.
Toda a programação em: https://bit.ly/3XDDsrT
O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.
Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.
Um antigo estudante da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo integra a equipa responsável por um projeto agrícola distinguido recentemente pelo Centro de Frutologia Compal, pela aposta na inovação, sustentabilidade e valorização da Maçã Porta da Loja, uma variedade tradicional portuguesa recuperada e preservada ao longo das últimas décadas.
A Seleção Nacional volta hoje a entrar em campo no Mundial 2026 para defrontar o Uzbequistão, num encontro da segunda jornada da fase de grupos, agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), no NRG Stadium, em Houston, Texas.
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 24 anos por condução sem habilitação legal e falsificação de documento, durante uma ação de fiscalização rodoviária realizada em Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne hoje, 23 de junho, em sessão ordinária, tendo em agenda um conjunto de assuntos ligados à educação, ação social, inclusão e preparação da época balnear.
Viana do Castelo voltou a afirmar-se como palco de referência para o futsal de formação com a realização do Santa Luzia Futsal Cup 2026, que decorreu ao longo do fim de semana e reuniu 48 equipas de 22 clubes provenientes de Portugal, Espanha e França.