O arranque da 1ª edição transfronteiriça da comemoração da Semana Europeia do Desporto aconteceu, esta segunda-feira, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a presença efusiva de várias associações desportivas de Cerveira e de Tomiño, representativas de diversas modalidades praticadas neste território comum.
Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Eurocidade Cerveira-Tomiño dinamiza, entre 23 e 29 de setembro, um conjunto de atividades desportivas gratuitas, em atletismo, aulas de grupo treino personalizado, basquetebol, boxe, BTT, futebol, futsal, piraguismo, remo, ténis de mesa, trail running , triatlo e cicloturismo.
Na Cerimónia de Abertura da Semana Europeia do Desporto Eurocidade Cerveira-Tomiño, o Presidente da Câmara de Cerveira, destacou a localização geográfica e a riqueza natural da região:
“Cerveira e Tomiño localizam-se entre o rio e a montanha, uma beleza natural única, com tanto para explorar, podendo associar-se perfeitamente a prática de exercício físico tão favorável para a saúde e bem-estar. Não obstante, Desporto e Juventude são áreas prioritárias já definidas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño e que estão a ser implementadas com sucesso. Temos uma agenda comum e que a vamos dar a conhecer nas escolas para que os nossos jovens saibam quais são as associações e as modalidades existentes em ambos os concelhos e possam escolher e praticar”.
Já a Alcadesa Sandra Gonzalez destacou a importância da convivência, dos desafios e da união das coletividades. Valores que pretendem assim, passar para os mais jovens:: “Conviver e conhecermo-nos praticando desporto juntos. É essa a mensagem que queremos transmitir aos nossos jovens! Temos o Rio Minho, que pode ser encarado como um clube da Eurocidade. Há um novo desafio patente que é a importância das associações de ambos os concelhos também virem a trabalhar juntas, pois só temos a ganhar”.
Também Vitor Dias, Diretor da Delegação Regional do Norte o Instituto Português do Desporto e Juventude, marcou presença nesta cerimónia reforçou a importância da união: “Temos aqui um rio que une duas comunidades, a sua cultura, a sua história, o seu vasto património. Nos tempos que correm deve-se fazer relevar a importância de estarmos juntos e de acolher os outros. Juntos somos mais fortes. E é por isso que o Desporto tem uma importância transcendente. Onde existe uma medalha, há todo um trabalho essencial realizado pelos atletas e pelos clubes formadores”.
O desafio está lançado a associações e população de todos os grupos etários de ambos os concelhos, com o objetivo passa por estimular a prática regular de atividade física ao longo de todo o ano, por forma a adotar um estilo de vida saudável.
Toda a programação em: https://bit.ly/3XDDsrT
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.