O arranque da 1ª edição transfronteiriça da comemoração da Semana Europeia do Desporto aconteceu, esta segunda-feira, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a presença efusiva de várias associações desportivas de Cerveira e de Tomiño, representativas de diversas modalidades praticadas neste território comum.
Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Eurocidade Cerveira-Tomiño dinamiza, entre 23 e 29 de setembro, um conjunto de atividades desportivas gratuitas, em atletismo, aulas de grupo treino personalizado, basquetebol, boxe, BTT, futebol, futsal, piraguismo, remo, ténis de mesa, trail running , triatlo e cicloturismo.
Na Cerimónia de Abertura da Semana Europeia do Desporto Eurocidade Cerveira-Tomiño, o Presidente da Câmara de Cerveira, destacou a localização geográfica e a riqueza natural da região:
“Cerveira e Tomiño localizam-se entre o rio e a montanha, uma beleza natural única, com tanto para explorar, podendo associar-se perfeitamente a prática de exercício físico tão favorável para a saúde e bem-estar. Não obstante, Desporto e Juventude são áreas prioritárias já definidas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño e que estão a ser implementadas com sucesso. Temos uma agenda comum e que a vamos dar a conhecer nas escolas para que os nossos jovens saibam quais são as associações e as modalidades existentes em ambos os concelhos e possam escolher e praticar”.
Já a Alcadesa Sandra Gonzalez destacou a importância da convivência, dos desafios e da união das coletividades. Valores que pretendem assim, passar para os mais jovens:: “Conviver e conhecermo-nos praticando desporto juntos. É essa a mensagem que queremos transmitir aos nossos jovens! Temos o Rio Minho, que pode ser encarado como um clube da Eurocidade. Há um novo desafio patente que é a importância das associações de ambos os concelhos também virem a trabalhar juntas, pois só temos a ganhar”.
Também Vitor Dias, Diretor da Delegação Regional do Norte o Instituto Português do Desporto e Juventude, marcou presença nesta cerimónia reforçou a importância da união: “Temos aqui um rio que une duas comunidades, a sua cultura, a sua história, o seu vasto património. Nos tempos que correm deve-se fazer relevar a importância de estarmos juntos e de acolher os outros. Juntos somos mais fortes. E é por isso que o Desporto tem uma importância transcendente. Onde existe uma medalha, há todo um trabalho essencial realizado pelos atletas e pelos clubes formadores”.
O desafio está lançado a associações e população de todos os grupos etários de ambos os concelhos, com o objetivo passa por estimular a prática regular de atividade física ao longo de todo o ano, por forma a adotar um estilo de vida saudável.
Toda a programação em: https://bit.ly/3XDDsrT
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.