O arranque da 1ª edição transfronteiriça da comemoração da Semana Europeia do Desporto aconteceu, esta segunda-feira, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a presença efusiva de várias associações desportivas de Cerveira e de Tomiño, representativas de diversas modalidades praticadas neste território comum.
Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Eurocidade Cerveira-Tomiño dinamiza, entre 23 e 29 de setembro, um conjunto de atividades desportivas gratuitas, em atletismo, aulas de grupo treino personalizado, basquetebol, boxe, BTT, futebol, futsal, piraguismo, remo, ténis de mesa, trail running , triatlo e cicloturismo.
Na Cerimónia de Abertura da Semana Europeia do Desporto Eurocidade Cerveira-Tomiño, o Presidente da Câmara de Cerveira, destacou a localização geográfica e a riqueza natural da região:
“Cerveira e Tomiño localizam-se entre o rio e a montanha, uma beleza natural única, com tanto para explorar, podendo associar-se perfeitamente a prática de exercício físico tão favorável para a saúde e bem-estar. Não obstante, Desporto e Juventude são áreas prioritárias já definidas pela Eurocidade Cerveira-Tomiño e que estão a ser implementadas com sucesso. Temos uma agenda comum e que a vamos dar a conhecer nas escolas para que os nossos jovens saibam quais são as associações e as modalidades existentes em ambos os concelhos e possam escolher e praticar”.
Já a Alcadesa Sandra Gonzalez destacou a importância da convivência, dos desafios e da união das coletividades. Valores que pretendem assim, passar para os mais jovens:: “Conviver e conhecermo-nos praticando desporto juntos. É essa a mensagem que queremos transmitir aos nossos jovens! Temos o Rio Minho, que pode ser encarado como um clube da Eurocidade. Há um novo desafio patente que é a importância das associações de ambos os concelhos também virem a trabalhar juntas, pois só temos a ganhar”.
Também Vitor Dias, Diretor da Delegação Regional do Norte o Instituto Português do Desporto e Juventude, marcou presença nesta cerimónia reforçou a importância da união: “Temos aqui um rio que une duas comunidades, a sua cultura, a sua história, o seu vasto património. Nos tempos que correm deve-se fazer relevar a importância de estarmos juntos e de acolher os outros. Juntos somos mais fortes. E é por isso que o Desporto tem uma importância transcendente. Onde existe uma medalha, há todo um trabalho essencial realizado pelos atletas e pelos clubes formadores”.
O desafio está lançado a associações e população de todos os grupos etários de ambos os concelhos, com o objetivo passa por estimular a prática regular de atividade física ao longo de todo o ano, por forma a adotar um estilo de vida saudável.
Toda a programação em: https://bit.ly/3XDDsrT
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.
A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.
No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.
A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).