Cerca de meia centena de pessoas juntou-se, este domingo, em Lamas de Mouro, no Município de Melgaço, para levar a cabo a ação de plantação de árvores no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A ação, organizada pelo Extreme Peneda Xurés (EPX), aconteceu em prol da preservação e recuperação da natureza e no âmbito da promoção do PNPG.
As mais de 200 árvores (150 bétulas e 58 carvalhos-negral), foram oferecidas pela associação Normadbike e fornecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF ) que também auxiliou com o material necessário para a ação e ainda com os trabalhos no terreno. Seguiu-se uma sessão teórica e prática de divulgação e educação ambiental.
Para a Normadbike esta ação, que vai já na sua 3ª edição, assume-se também como uma forma de “retribuir o uso do espaço, que é o PNPG, e dar um humilde, mas positivo contributo.”


Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.