Logo
Nacional

Cerca de 44 mil vacinas contra a gripe e covid-19 administradas no primeiro dia

21 Setembro, 2024 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Perto de 44 mil vacinas contra a gripe e a covid-19 foram administradas no primeiro dia da campanha de vacinação sazonal, cerca de 32 mil das quais em farmácias, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo adiantou a DGS à agência Lusa, até às 18:00, foram administradas 25.504 vacinas contra a gripe, 6.762 em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e as restantes 18.742 em farmácias comunitárias do país.

Quanto à vacinação contra a covid-19, no primeiro dia da campanha outono-inverno 2024-2025 foram dadas 18.490 doses, 13.773 nas farmácias e 4.757 nos centros de saúde, indicou ainda direção-geral.

A campanha de vacinação sazonal arrancou hoje com quase cinco milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19 para administrar.

Mais 25 farmácias aderiram este ano à campanha de vacinação, num total de 2.519 que vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.

Este ano, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos, para além das pessoas residentes em lares de idosos, similares e rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI).

Na quinta-feira, a DGS esclareceu que a exclusão da vacinação das farmácias a pessoas com 85 anos ou mais deve-se a “questões de logística” face à disponibilidade de vacinas contra a gripe de dose elevada e número de postos.

O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro do que em 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 21 Setembro, 2024

Agosto foi o mês mais quente no globo

O mês de agosto de 2024 foi o mais quente a nível global e o segundo na Europa, enquanto em Portugal continental foi o décimo desde 1931, informou hoje IPMA, indicando que aumentou a área em seca meteorológica.

Desporto 21 Setembro, 2024

Este fim de semana joga-se a 2ª Eliminatória da Taça de Portugal

Já se começou a jogar na sexta-feira, a 2ª Eliminatória da Taça de Portugal. O 1º Dezembro recebeu e venceu a UD Oliveirense, por 2-1.

Nacional 21 Setembro, 2024

Cerca de 44 mil vacinas contra a gripe e covid-19 administradas no primeiro dia

Perto de 44 mil vacinas contra a gripe e a covid-19 foram administradas no primeiro dia da campanha de vacinação sazonal, cerca de 32 mil das quais em farmácias, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Regional 20 Setembro, 2024

Portugal vence Itália e vai disputar a final do Campeonato do Mundo de hóquei em patins

A seleção portuguesa apurou-se para a final do Mundial feminino de hóquei em patins, ao vencer nas meias-finais a Itália por 2-0, enfrentando na partida decisiva a Espanha.

Desporto 20 Setembro, 2024

Portugal vence França e segue para as meias-finais do mundial de hóquei em patins

Portugal qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do Mundial de hóquei em patins, ao vencer a França, por 4-2, nos quartos de final, na cidade italiana de Novara, onde vai defrontar a Espanha, nas meias-finais.

Nacional 20 Setembro, 2024

Detidos 2 falsos inspetores da PJ que “apreendiam” dinheiro e bens em “buscas”

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens que se faziam passar por inspetores daquela polícia para efetuarem “buscas domiciliárias” no Norte do país, apoderando-se de objetos em ouro, relógios, documentos e dinheiro.

Regional 20 Setembro, 2024

ASAE apreende 410 quilos de carne imprópria para consumo num talho em Barcelos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 410 quilos de carne num talho em Barcelos e instaurou um processo-crime, por posse e comercialização de géneros alimentícios "bastante deteriorados e impróprios para o consumo".