A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) indicou hoje ter interditado 377 pessoas de acederem a recintos desportivos entre janeiro e setembro, 75% das quais por posse e/ou uso de artefactos pirotécnicos.
No relatório da sua atividade sancionatória, atualizado trimestralmente, a APCVD indica que nos primeiros nove meses de 2024 contabilizou “590 decisões condenatórias de caráter definitivo, ou seja, que já esgotaram possibilidade de recurso”, e acrescenta que “17 arguidos com decisões condenatórias definitivas foram posteriormente alvo de processo de execução judicial da coima, por falta de pagamento da mesma”.
A APCVD apresenta como exemplo de sanção recente, a aplicada a um agente desportivo (gestor de segurança), de 34 anos, “que estava já cautelarmente impedido de aceder a recintos desportivos até final do processo de contraordenação” e que foi sujeito a pagamento de coima no valor de 2.700 euros e 12 meses de interdição de acesso a recintos desportivos por insultos e ameaças ao árbitro, num jogo do campeonato da 1.ª Divisão Regional da Madeira, época 2023/2024.
Reportando-se a dados do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID), a autoridade refere que “na presente data estão proibidas de aceder a recintos desportivos aproximadamente 450 pessoas, sendo que a maioria das interdições foram aplicadas pela APCVD e as restantes por tribunais judiciais”.
Em cerca de cinco anos de atividade, a APCVD aplicou aproximadamente 1800 interdições de acesso a recintos desportivos, das quais cerca de 1520 já entraram em vigor.
Criada em 2019, a APCVD tem como objetivo garantir, em articulação com as forças de segurança, a fiscalização do cumprimento do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, assegurando a instrução de processos contraordenacionais e a aplicação de coimas e sanções acessórias, nunca esquecendo a prevenção.
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta terça-feira, 23 anos de fundação, reforçando o seu compromisso com a formação e o desenvolvimento da comunidade local. Durante a cerimónia foi destacado o papel fundamental da ESCE-IPVC como pilar educativo e parceiro estratégico para o desenvolvimento da região.
O PCP defendeu a que capacitação da ULS do Alto Minho, o prolongamento da A28 até Valença, Monção e Melgaço e a erradicação de invasoras nos rios Minho e Lima devem constar do Orçamento do Estado para 2025.
A cantora Bárbara Bandeira venceu no domingo o prémio Best Portuguese Act na edição de 2024 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu em Inglaterra e que consagrou a norte-americana Taylor Swift como a melhor artista.
Esta quinta-feira, 14 de novembro, Viana do Castelo será palco de um workshop gratuito promovido pelo projeto Acelerar o Norte, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, que visa capacitar micro, pequenas e médias empresas para o uso estratégico de redes sociais e outras ferramentas digitais.
O antigo ciclista e atual presidente da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa está entre os dez melhores ciclistas portugueses do século XXI. Em conversa com a Viana TV, Rui Sousa garante ser "um felizardo".
Esta quarta-feira, 13 de novembro, às 11h00, o Auditório Municipal de Ponte da Barca recebe a apresentação oficial da moeda vencedora da 4.ª edição do concurso “Desenhar a Moeda”, com o tema "O Conhecimento".
A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a participar na INTUR - 27ª Feira Internacional de Turismo do Interior, que acontece na cidade de Valladolid, nos dias 14 a 17 de novembro, para uma ação de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, principais eventos e produtos enogastronómicos do Município, integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa ação de promoção do território da região Norte.