Cerca de 375 dançarinos, representantes de 16 grupos portugueses e galegos animaram na sexta e no sábado o Jardim Municipal em Valença.
O Jardim Municipal encheu graças às coreografias de 16 grupos, com bailarinos portugueses e galegos. As atuações foram bastante ovacionadas por uma assistência entusiasta que não arredou pé do principio ao fim da noite.
O Presidente e a vice-presidente da Câmara também marcaram presença no evento que contou também com prestação de dançarinas valencianas da escola Adeixa.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, este festival “mostrou espetáculos de grande nível artístico e veio para se afirmar como um dos grandes momentos do verão valenciano”.

Já na manhã de domingo, a Praça da República, na Fortaleza, serviu de “palco de rua” aos grupos de dança.
O Arte Dance Valença 2023, foi a segunda edição deste festival de dança e contou com a presença das escolas: Susana Castro, Unidance, Ldanza, Fita Novas, Attitude, Danzarte, Adeixa, Ldanzia, Escuela de Danza Paradela, Bs Danza, Miriam Pino, Oosfera, Ballerina Centro de Danza, Vai de Baile, Namanac’s e Centro de Danza Flashdance.
A iniciativa partiu da ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Íbero Atlântico e contou com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.