O gabinete de saúde oral do centro de saúde de Arcos de Valdevez entrou em funcionamento. Irá servir perto de 35 mil utentes do concelho e é o primeiro do distrito de Viana do Castelo.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adiantou que com a abertura, “em breve”, do mesmo serviço em Valença serão mais de 43 mil os utentes do distrito de Viana do Castelo a ter acesso àquela especialidade.
Citado na nota, o presidente da ULSAM, João Porfírio Oliveira, que visitou a nova valência do centro de saúde de Arcos de Valdevez, afirmou que “a promoção da saúde oral na região é um dos grandes objetivos estratégicos da administração”.
“A saúde oral é um desígnio nacional. O país tem uma enorme carência no âmbito da medicina dentária e toda a gente, independentemente dos seus rendimentos, tem direito a ter uma boa qualidade assistencial e a saúde oral não é exceção”, referiu.
O presidente do conselho de administração afirmou ainda que “o investimento nesta valência é relativamente reduzido, tendo em conta os ganhos e os benefícios que gera”.
“Vamos continuar a trabalhar em parceria com as câmaras municipais, para aumentar esta resposta além de Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e, nos próximos meses, Valença”.
No início deste mês, aquando da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em Viana do Castelo, João Porfírio Oliveira anunciou a instalação, naquele espaço, de um serviço de saúde oral.
Para serem encaminhados para o médico dentista, os utentes são referenciados pelo seu médico de família.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.