O gabinete de saúde oral do centro de saúde de Arcos de Valdevez entrou em funcionamento. Irá servir perto de 35 mil utentes do concelho e é o primeiro do distrito de Viana do Castelo.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adiantou que com a abertura, “em breve”, do mesmo serviço em Valença serão mais de 43 mil os utentes do distrito de Viana do Castelo a ter acesso àquela especialidade.
Citado na nota, o presidente da ULSAM, João Porfírio Oliveira, que visitou a nova valência do centro de saúde de Arcos de Valdevez, afirmou que “a promoção da saúde oral na região é um dos grandes objetivos estratégicos da administração”.
“A saúde oral é um desígnio nacional. O país tem uma enorme carência no âmbito da medicina dentária e toda a gente, independentemente dos seus rendimentos, tem direito a ter uma boa qualidade assistencial e a saúde oral não é exceção”, referiu.
O presidente do conselho de administração afirmou ainda que “o investimento nesta valência é relativamente reduzido, tendo em conta os ganhos e os benefícios que gera”.
“Vamos continuar a trabalhar em parceria com as câmaras municipais, para aumentar esta resposta além de Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e, nos próximos meses, Valença”.
No início deste mês, aquando da inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em Viana do Castelo, João Porfírio Oliveira anunciou a instalação, naquele espaço, de um serviço de saúde oral.
Para serem encaminhados para o médico dentista, os utentes são referenciados pelo seu médico de família.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.