A um mês do arranque da Jornada Mundial da Juventude, são já 313 mil os peregrinos que finalizaram a sua inscrição, oriundos de 151 países. Espanha é o país com mais peregrinos inscritos.
De Espanha são cerca de 58 531 pessoas inscritas, seguido de Itália com 53 803 e França com 41 055. De Portugal são 32 771 e oriundos dos Estados Unidos da América 14 435.
Relativamente ao alojamento, 70% dos 313 mil peregrinos vão precisar de casa durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Foram identificadas 7 138 famílias disponíveis para acolher os jovens peregrinos nas Dioceses de Acolhimento, em Lisboa, Santarém e Setúbal. Dos 472 926 lugares de pernoita identificados, 24 198 são em famílias de acolhimentos.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 já contratualizou o fornecimento de quase três milhões de refeições, visto que 90% dos peregrinos inscritos, pediu apoio de alimentação, tendo sido identificados, até então, 289 mil peregrinos.
Com inscrição concluída estão também 22 282 voluntários, provenientes de 143 países, num total de 32 717 jovens que iniciaram o seu processo de inscrição. Há ainda 500 voluntários exclusivamente da área da Saúde, que assegurarão a prestação de primeiros socorros a todos os peregrinos ao longo da semana do encontro.
Cerca de 737 Bispos também já estão inscritos na JMJ Lisboa 2023, dos quais 29 são Cardeais. Existem também 2 600 Padres inscritos para administrarem o Sacramento da Reconciliação no Parque do Perdão e as confissões vão ser realizadas nas cinco línguas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano.
No que toca ao processo de acreditação de profissionais de comunicação social, foram já realizadas as acreditações a 2 069 profissionais.
Estão também a ser produzidos 10 mil paramentos para os Sacerdotes e Bispos que irão participar no maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, bem como as hóstias para as Eucaristias.
Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.
O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.
A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.
O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.