A um mês do arranque da Jornada Mundial da Juventude, são já 313 mil os peregrinos que finalizaram a sua inscrição, oriundos de 151 países. Espanha é o país com mais peregrinos inscritos.
De Espanha são cerca de 58 531 pessoas inscritas, seguido de Itália com 53 803 e França com 41 055. De Portugal são 32 771 e oriundos dos Estados Unidos da América 14 435.
Relativamente ao alojamento, 70% dos 313 mil peregrinos vão precisar de casa durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Foram identificadas 7 138 famílias disponíveis para acolher os jovens peregrinos nas Dioceses de Acolhimento, em Lisboa, Santarém e Setúbal. Dos 472 926 lugares de pernoita identificados, 24 198 são em famílias de acolhimentos.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 já contratualizou o fornecimento de quase três milhões de refeições, visto que 90% dos peregrinos inscritos, pediu apoio de alimentação, tendo sido identificados, até então, 289 mil peregrinos.
Com inscrição concluída estão também 22 282 voluntários, provenientes de 143 países, num total de 32 717 jovens que iniciaram o seu processo de inscrição. Há ainda 500 voluntários exclusivamente da área da Saúde, que assegurarão a prestação de primeiros socorros a todos os peregrinos ao longo da semana do encontro.
Cerca de 737 Bispos também já estão inscritos na JMJ Lisboa 2023, dos quais 29 são Cardeais. Existem também 2 600 Padres inscritos para administrarem o Sacramento da Reconciliação no Parque do Perdão e as confissões vão ser realizadas nas cinco línguas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano.
No que toca ao processo de acreditação de profissionais de comunicação social, foram já realizadas as acreditações a 2 069 profissionais.
Estão também a ser produzidos 10 mil paramentos para os Sacerdotes e Bispos que irão participar no maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, bem como as hóstias para as Eucaristias.
Na pausa letiva da Páscoa o Município de Viana do Castelo formou 256 funcionários municipais das escolas do Concelho em Primeiros Socorros.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
Mais de 1.500 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois mortos, 30 feridos graves e 447 feridos ligeiros, foram registados pela GNR durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.
João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".
O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.