A um mês do arranque da Jornada Mundial da Juventude, são já 313 mil os peregrinos que finalizaram a sua inscrição, oriundos de 151 países. Espanha é o país com mais peregrinos inscritos.
De Espanha são cerca de 58 531 pessoas inscritas, seguido de Itália com 53 803 e França com 41 055. De Portugal são 32 771 e oriundos dos Estados Unidos da América 14 435.
Relativamente ao alojamento, 70% dos 313 mil peregrinos vão precisar de casa durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Foram identificadas 7 138 famílias disponíveis para acolher os jovens peregrinos nas Dioceses de Acolhimento, em Lisboa, Santarém e Setúbal. Dos 472 926 lugares de pernoita identificados, 24 198 são em famílias de acolhimentos.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 já contratualizou o fornecimento de quase três milhões de refeições, visto que 90% dos peregrinos inscritos, pediu apoio de alimentação, tendo sido identificados, até então, 289 mil peregrinos.
Com inscrição concluída estão também 22 282 voluntários, provenientes de 143 países, num total de 32 717 jovens que iniciaram o seu processo de inscrição. Há ainda 500 voluntários exclusivamente da área da Saúde, que assegurarão a prestação de primeiros socorros a todos os peregrinos ao longo da semana do encontro.
Cerca de 737 Bispos também já estão inscritos na JMJ Lisboa 2023, dos quais 29 são Cardeais. Existem também 2 600 Padres inscritos para administrarem o Sacramento da Reconciliação no Parque do Perdão e as confissões vão ser realizadas nas cinco línguas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano.
No que toca ao processo de acreditação de profissionais de comunicação social, foram já realizadas as acreditações a 2 069 profissionais.
Estão também a ser produzidos 10 mil paramentos para os Sacerdotes e Bispos que irão participar no maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, bem como as hóstias para as Eucaristias.
Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo começa a lutar pelo titulo com a Novasemente às 20h00, uma partida com transmissão em direto no Canal 11.
Fernando José Salgueiro Maia, foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.
O jogo, entre a Associação Desportiva de Barroselas e a equipa B do Sport Clube Vianense, referente à 31ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, terá bilhetes a preço de Champions. O Sport Clube Vianense informou, nas redes sociais, que "os bilhetes terão uma sobretaxa de 100%, conforme pedido efetuado pelo clube anfitrião à AFVC".
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.
O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.