Cerca de 300 participantes, nacionais e internacionais, vão competir no Festival Nacional de Robótica entre os dias 02 e 05 de maio em Paredes de Coura, revelou, esta quarta-feira, a organização.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que reparte com a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, a organização do festival disse à agência Lusa que haverá oito competições juniores, destinadas a participantes até aos 19 anos.
Vítor Pinto adiantou que a competição ‘First Challenger’ “destina-se a alunos a estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais para a sua primeira experiência no mundo da robótica”.
As competições robóticas visam “promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral”.
A prova sénior, designada ‘Dragster’, que tem como objetivo “promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de ‘fair play’ vai contar, este ano, com a participação de equipas de cinco a seis elementos, “maioritariamente portuguesas, mas também do Brasil, Holanda, Alemanha, China e Espanha”.
“Desde há muito tempo que a robótica tem evoluído a nível nacional e internacional, mas com os avanços das aplicações de inteligência artificial está a crescer, quer o seu conhecimento, quer a sua proliferação, sobretudo na indústria”, observou Vítor Pinto.
Em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 23.ª edição do Festival Nacional de Robótica vai decorrer no pavilhão municipal, sendo que o programa do evento, que inclui ‘workshops’, atividades, entre outras ações, ainda não foi divulgado publicamente.
A organização estima receber muitos visitantes durante o festival que, em 2023, em Tomar, recebeu 10 mil pessoas.
Paralelamente ao festival, que conta com alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá, nos dias 02 e 03 de maio, a vigésima quarta edição da Conferência Internacional em Sistemas Robóticos Autónomos e Competições.
A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Vila Nova de Cerveira e Natal. O local e a quadra festiva completamente ligados por um evento, anualmente, dinamizado pela Câmara Municipal e que já integra o roteiro de visita obrigatória de milhares de pessoas imbuídas pelo espírito natalício.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na sessão de lançamento do projeto Agrosocial, uma iniciativa financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover o desenvolvimento rural sustentável através da transformação digital das cooperativas agroalimentares e do incentivo ao empreendedorismo social.
Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
A "Mamãs Sem Dúvidas" vai promover esta quarta-feira, 30 de outubro, entre as 21h00 e as 22h00, mais uma edição do Curso Flash, em formato online. Com o tema "Alimentação e Nutrição na Gestação", este evento online permitirá esclarecer as futuras mamãs sobre os cuidados que devem ter quanto à sua alimentação.
Os portugueses Da Weasel são a primeira banda confirmada na edição de 2025 do festival de Vilar de Mouros, marcada para os dias 21, 22 e 23 de agosto.