Cerca de 300 participantes, nacionais e internacionais, vão competir no Festival Nacional de Robótica entre os dias 02 e 05 de maio em Paredes de Coura, revelou, esta quarta-feira, a organização.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que reparte com a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, a organização do festival disse à agência Lusa que haverá oito competições juniores, destinadas a participantes até aos 19 anos.
Vítor Pinto adiantou que a competição ‘First Challenger’ “destina-se a alunos a estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais para a sua primeira experiência no mundo da robótica”.
As competições robóticas visam “promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral”.
A prova sénior, designada ‘Dragster’, que tem como objetivo “promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de ‘fair play’ vai contar, este ano, com a participação de equipas de cinco a seis elementos, “maioritariamente portuguesas, mas também do Brasil, Holanda, Alemanha, China e Espanha”.
“Desde há muito tempo que a robótica tem evoluído a nível nacional e internacional, mas com os avanços das aplicações de inteligência artificial está a crescer, quer o seu conhecimento, quer a sua proliferação, sobretudo na indústria”, observou Vítor Pinto.
Em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 23.ª edição do Festival Nacional de Robótica vai decorrer no pavilhão municipal, sendo que o programa do evento, que inclui ‘workshops’, atividades, entre outras ações, ainda não foi divulgado publicamente.
A organização estima receber muitos visitantes durante o festival que, em 2023, em Tomar, recebeu 10 mil pessoas.
Paralelamente ao festival, que conta com alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá, nos dias 02 e 03 de maio, a vigésima quarta edição da Conferência Internacional em Sistemas Robóticos Autónomos e Competições.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.