Cerca de 300 participantes, nacionais e internacionais, vão competir no Festival Nacional de Robótica entre os dias 02 e 05 de maio em Paredes de Coura, revelou, esta quarta-feira, a organização.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que reparte com a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, a organização do festival disse à agência Lusa que haverá oito competições juniores, destinadas a participantes até aos 19 anos.
Vítor Pinto adiantou que a competição ‘First Challenger’ “destina-se a alunos a estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais para a sua primeira experiência no mundo da robótica”.
As competições robóticas visam “promover o espírito inovador, empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral”.
A prova sénior, designada ‘Dragster’, que tem como objetivo “promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de ‘fair play’ vai contar, este ano, com a participação de equipas de cinco a seis elementos, “maioritariamente portuguesas, mas também do Brasil, Holanda, Alemanha, China e Espanha”.
“Desde há muito tempo que a robótica tem evoluído a nível nacional e internacional, mas com os avanços das aplicações de inteligência artificial está a crescer, quer o seu conhecimento, quer a sua proliferação, sobretudo na indústria”, observou Vítor Pinto.
Em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, a 23.ª edição do Festival Nacional de Robótica vai decorrer no pavilhão municipal, sendo que o programa do evento, que inclui ‘workshops’, atividades, entre outras ações, ainda não foi divulgado publicamente.
A organização estima receber muitos visitantes durante o festival que, em 2023, em Tomar, recebeu 10 mil pessoas.
Paralelamente ao festival, que conta com alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá, nos dias 02 e 03 de maio, a vigésima quarta edição da Conferência Internacional em Sistemas Robóticos Autónomos e Competições.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.