Cerca de 30 mil alunos continuam sem todos os professores atribuídos, segundo uma estimativa da Fenprof, que hoje alertou para um agravamento da situação tendo em conta a previsão de reforma de cinco mil doentes ainda este ano.
“Há cerca de 30 mil alunos que não têm todos os professores neste momento”, anunciou hoje o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, à saída da primeira reunião negocial no Ministério da Educação, Ciência e Inovação para definir a forma de recuperar o tempo de serviço congelado aos docentes e medidas excecionais para ultrapassar a falta de docentes nas escolas.
Aos jornalistas, Mário Nogueira disse que o número hoje avançado tem por base um levantamento feito pela Fenprof na segunda-feira, tendo em conta os pedidos de professores feitos pelas escolas.
O sindicalista alertou para um eventual agravamento da situação, tendo em conta que este ano deverão reformar-se cerca de cinco mil docentes, mas só deverão chegar às escolas mil novos professores.
“Há alunos em Benavente sem aulas de Inglês desde o início do ano”, lamentou Mário Nogueira.
A falta de valorização da profissão é apontada pelos sindicatos como uma das principais razões para a falta de professores nas escolas, um problema que se regista em muitos outros países, que também se debatem com o envelhecimento da classe.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.