Logo
Regional

Cerca de 100 bombeiros combateram seis incêndios no distrito de Viana do Castelo

20 Março, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A região do Minho registou ontem vários incêndios, com dois fogos no concelho de Arcos de Valdevez, perto de habitações, adiantaram fontes da Proteção Civil.

Os fogos nas freguesias de Vilela, São Cosme e São Damião e Sá e do Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, mobilizavam a maioria dos meios, com mais de 30 operacionais em cada ocorrência, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, referiu, em declarações à SIC Notícias pelas 23:20 de ontem, que localidades destas freguesas chegaram a ser ameaçadas pelas chamas e que estiveram a ser ponderadas evacuações.

Filipe Guimarães relatou rajadas de vento a 90 quilómetros por hora, que contribuíram para incêndios de dimensão considerável, juntamente com a quantidade de combustível disponível devido à falta de prevenção. O comandante denunciou também situações de fogo posto.

Também ontem, um incêndio em S.Silvestre, Paredes de Coura mobilizou 19 operacionais e em Ponte da Barca, um fogo em Azias teve nove operacionais.

Os vários incêndios que deflagraram na noite de quarta-feira, no Alto Minho, foram extintos ao início da manhã de hoje.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.

Cultura 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vai ter novo centro cultural dedicado ao Eixo Atlântico

Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Novas regras da UE reduzem capturas e desafiam pescadores portugueses

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre candidaturas às bolsas de estudo para o ensino superior

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.