Viana do Castelo está entre os 23 municípios portugueses representados na exposição “Portugal Cerâmico”, inaugurada esta segunda-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A mostra é organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), e pretende dar a conhecer aos europeus a riqueza e diversidade da cerâmica portuguesa.
Da olaria ao figurado, a exposição apresenta peças que retratam o quotidiano, utensílios e figuras do imaginário, incluindo trabalhos tradicionais e contemporâneos. No local, os visitantes podem assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos José Luís Pires, de Mafra, e Fernando Russo, de Barcelos, que moldam o barro e revelam o seu saber-fazer.
O eurodeputado Hélder Sousa Silva, membro da Comissão da Cultura e da Educação (CULT), sublinhou que “apesar de um país pequeno, Portugal é o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa”. Referiu ainda que a mostra é “uma pequena amostra da enorme variedade de formas cerâmicas existentes no país e uma forma de celebrarmos a arte e cultura portuguesas”.
“É uma oportunidade de mostrar aos 27 Estados-membros da União Europeia a riqueza da nossa cerâmica”, destacou Hélder Sousa Silva.
O embaixador de Portugal na Bélgica, Pedro Cabral, classificou a iniciativa como “louvável”, afirmando que “reforça a presença e identidade de Portugal no panorama europeu” e enaltece a tradição secular do artesanato português.
A APTCVC, fundada em Mafra em 2018, reúne atualmente 31 municípios, abrangendo desde a produção oleira artesanal até à cerâmica contemporânea de autor. Desde 2021, integra o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC), que liga cerca de 150 cidades cerâmicas de sete países europeus.
A exposição pode ser visitada até ao final da semana e destaca não só a diversidade cerâmica portuguesa, mas também a importância cultural e económica deste setor, que emprega mais de 20 mil pessoas em Portugal.
Viana do Castelo está entre os 23 municípios portugueses representados na exposição “Portugal Cerâmico”, inaugurada esta segunda-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A mostra é organizada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), e pretende dar a conhecer aos europeus a riqueza e diversidade da cerâmica portuguesa.
O ciclista vianense Iúri Leitão, campeão olímpico de Madison e vice-campeão olímpico de Omnium, vai liderar a Seleção Nacional de Ciclismo no Campeonato do Mundo de Pista, que decorre entre 22 e 26 de outubro em Santiago, no Chile.
Realizou-se no fim de semana mais uma edição da Caminhada “Passos de Memória”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Live Out Life. Este mês de outubro, o percurso levou os participantes a descobrir a Ecovia Litoral Norte, entre Afife e a Praia Norte, num trajeto marcado pela beleza das paisagens e pela riqueza natural e patrimonial do concelho.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai implementar, no ano letivo 2025/2026, o Regime Escolar, um programa europeu que pretende promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
O Governo vai lançar em breve a Loja de Cidadão virtual, uma nova plataforma que reunirá mais de uma centena de serviços públicos num único espaço digital. O anúncio foi feito na quinta-feira, em Lisboa, pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, após a reunião do Conselho de Ministros.
A Junta de Freguesia de Alvarães adquiriu recentemente um Minibus MAN TGE 5.160 Lord Comfort, com capacidade para 23 passageiros, reforçando assim os serviços de transporte escolar e comunitário.
O Município de Ponte de Lima vai acolher, no próximo dia 24 de outubro, o lançamento da obra “Competência Digital: estudo com alunos do 3.º ciclo de escolas do Alto Minho”, da autoria de Manuel Trigueiro. A apresentação pública terá lugar às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho, com entrada livre.