O Centro de Estudos Regionais publicará, no final do segundo semestre de 2023, o 17º volume (2ª série), da revista Estudos Regionais. Convidam-se os interessados em publicar a remeter um resumo do artigo ou proposta de recensão até ao dia 25 de fevereiro de 2023.
Aceitam-se propostas de estudos, ensaios, notas de investigação, recensões e leituras que sejam inéditos e se enquadrem no domínio das ciências sociais e humanas, sendo dada preferência a temas relacionados com a região do noroeste de Portugal. Os autores devem enviar um resumo até 15 linhas (150 palavras), que se refira ao objeto de estudo, enfoque teórico e às fontes ou sustentação empírica, acompanhado de 3 a 4 palavras-chave, para estudosregionais@sapo.pt.
A comunicação da aceitação dos artigos propostos ocorrerá até ao dia 20 de março de 2023, após apreciação pela Equipa Redatorial e Coordenação Científica. O envio do texto completo, pelo(s) autor(es), deve acontecer até ao dia 5 de maio. Os artigos poderão ser escritos em português, em galego e castelhano. Todos os artigos serão sujeitos a avaliação independente de pelo menos dois especialistas, sob condições de anonimato.
As normas para os autores estão disponíveis no website do CER (https://cer.pt/revista-estudos-regionais/normas-para-os-autores/) e publicadas nas páginas 261-262, da edição de 2022.

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.