Com organização do Centro de Estudos Regionais e da Casa Sarmento - Centro de Estudos do Património (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), realiza-se esta quinta-feira, 24 de outubro, uma sessão de apresentação do projeto de reconstituição genealógica da cidade de Viana do Castelo, trabalho que tem sido desenvolvido por um grupo de investigação do Centro de Estudos Regionais, orientado por Aurora Rego, há alguns anos.
O encontro, designado “Genealogia e História de Viana do Castelo, um repositório em construção”, terá lugar no auditório do Museu de Artes Decorativas, às 17h30 horas.
Na ocasião serão apresentados os objetivos e a metodologia adotada na constituição do Repositório Genealógico de Viana do Castelo, bem como alguns resultados preliminares do trabalho de leitura e tratamento dos registos paroquiais das freguesias urbanas.
Trata-se de um trabalho desenvolvido em estreita articulação entre as duas entidades organizadoras do evento, no âmbito do Repositório Genealógico Nacional, que visa aprofundar o conhecimento sobre as nossas raízes, a partir da leitura, análise e tratamento dos registos paroquiais de batizados, casamentos e óbitos.
A recolha sistemática destes registos é um importante contributo para o conhecimento da evolução demográfica da cidade e de outras dimensões da sua história, como se demonstrará na conferência.
A sessão é aberta ao público.

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.