Com organização do Centro de Estudos Regionais e da Casa Sarmento - Centro de Estudos do Património (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), realiza-se esta quinta-feira, 24 de outubro, uma sessão de apresentação do projeto de reconstituição genealógica da cidade de Viana do Castelo, trabalho que tem sido desenvolvido por um grupo de investigação do Centro de Estudos Regionais, orientado por Aurora Rego, há alguns anos.
O encontro, designado “Genealogia e História de Viana do Castelo, um repositório em construção”, terá lugar no auditório do Museu de Artes Decorativas, às 17h30 horas.
Na ocasião serão apresentados os objetivos e a metodologia adotada na constituição do Repositório Genealógico de Viana do Castelo, bem como alguns resultados preliminares do trabalho de leitura e tratamento dos registos paroquiais das freguesias urbanas.
Trata-se de um trabalho desenvolvido em estreita articulação entre as duas entidades organizadoras do evento, no âmbito do Repositório Genealógico Nacional, que visa aprofundar o conhecimento sobre as nossas raízes, a partir da leitura, análise e tratamento dos registos paroquiais de batizados, casamentos e óbitos.
A recolha sistemática destes registos é um importante contributo para o conhecimento da evolução demográfica da cidade e de outras dimensões da sua história, como se demonstrará na conferência.
A sessão é aberta ao público.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.