Com organização do Centro de Estudos Regionais e da Casa Sarmento - Centro de Estudos do Património (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), realiza-se esta quinta-feira, 24 de outubro, uma sessão de apresentação do projeto de reconstituição genealógica da cidade de Viana do Castelo, trabalho que tem sido desenvolvido por um grupo de investigação do Centro de Estudos Regionais, orientado por Aurora Rego, há alguns anos.
O encontro, designado “Genealogia e História de Viana do Castelo, um repositório em construção”, terá lugar no auditório do Museu de Artes Decorativas, às 17h30 horas.
Na ocasião serão apresentados os objetivos e a metodologia adotada na constituição do Repositório Genealógico de Viana do Castelo, bem como alguns resultados preliminares do trabalho de leitura e tratamento dos registos paroquiais das freguesias urbanas.
Trata-se de um trabalho desenvolvido em estreita articulação entre as duas entidades organizadoras do evento, no âmbito do Repositório Genealógico Nacional, que visa aprofundar o conhecimento sobre as nossas raízes, a partir da leitura, análise e tratamento dos registos paroquiais de batizados, casamentos e óbitos.
A recolha sistemática destes registos é um importante contributo para o conhecimento da evolução demográfica da cidade e de outras dimensões da sua história, como se demonstrará na conferência.
A sessão é aberta ao público.
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.
A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.