O Município de Vila Nova de Cerveira dinamizou esta semana duas atividades pedagógicas interativas para os cerca de 550 alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. A iniciativa teve como intuito comemorar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora, esta quinta-feira, 21 de março, e o Dia Mundial do Teatro, 27 de março.
Com o intuito de sensibilizar os mais novos para a defesa do ambiente, o Município promoveu uma plantação de árvores em cada centro escolar. Na segunda-feira, em Campos, com a plantação de nove árvores de fruto (macieiras, pereiras, ameixoeiras), uma amoreira branca e uma ameixoeira de jardim; na quarta-feira no Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira, com a plantação de quatro ameixoeiras de jardim e esta quinta-feira, as crianças da Escola Básica de São Sebastião, em Covas, foram desafiadas a reflorestar uma área da freguesia vizinha de Mentrestido com 300 carvalhos.

Para comemorar o mês dedicado ao teatro, o espetáculo “Reis, Rainhas e Reinos” vai estar, ao longo desta semana, nos três centros escolares do concelho de Vila Nova de Cerveira, “partilhando momentos de diversão, mas também uma forte componente didática, pois tem como suporte a história de Portugal”, realçou autarquia em nota.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.