O Município de Vila Nova de Cerveira dinamizou esta semana duas atividades pedagógicas interativas para os cerca de 550 alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. A iniciativa teve como intuito comemorar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora, esta quinta-feira, 21 de março, e o Dia Mundial do Teatro, 27 de março.
Com o intuito de sensibilizar os mais novos para a defesa do ambiente, o Município promoveu uma plantação de árvores em cada centro escolar. Na segunda-feira, em Campos, com a plantação de nove árvores de fruto (macieiras, pereiras, ameixoeiras), uma amoreira branca e uma ameixoeira de jardim; na quarta-feira no Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira, com a plantação de quatro ameixoeiras de jardim e esta quinta-feira, as crianças da Escola Básica de São Sebastião, em Covas, foram desafiadas a reflorestar uma área da freguesia vizinha de Mentrestido com 300 carvalhos.

Para comemorar o mês dedicado ao teatro, o espetáculo “Reis, Rainhas e Reinos” vai estar, ao longo desta semana, nos três centros escolares do concelho de Vila Nova de Cerveira, “partilhando momentos de diversão, mas também uma forte componente didática, pois tem como suporte a história de Portugal”, realçou autarquia em nota.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.