O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025.
Os contratos, assinados em conjunto com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., visam a beneficiação e requalificação dos Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo. De acordo com uma nota da autarquia, as intervenções vão permitir “melhores condições de atendimento e de trabalho, bem como a modernização dos equipamentos e das respetivas infraestruturas”.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, destacou também a importância do financiamento ao “proporcionar melhor acesso aos cuidados de saúde e ao melhorar significativamente as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.
O financiamento aprovado a 100% pelo PRR, enquadra-se na submedida i1.08 – Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais, enquadrada no Investimento RE-C01-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
A assinatura dos contratos do PRR aconteceu no dia 7 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins. O autarca de Ponte de Lima marcou presença na cerimónia pública com Paulo Sousa, vice-presidente.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.