O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025.
Os contratos, assinados em conjunto com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., visam a beneficiação e requalificação dos Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo. De acordo com uma nota da autarquia, as intervenções vão permitir “melhores condições de atendimento e de trabalho, bem como a modernização dos equipamentos e das respetivas infraestruturas”.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, destacou também a importância do financiamento ao “proporcionar melhor acesso aos cuidados de saúde e ao melhorar significativamente as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.
O financiamento aprovado a 100% pelo PRR, enquadra-se na submedida i1.08 – Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais, enquadrada no Investimento RE-C01-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
A assinatura dos contratos do PRR aconteceu no dia 7 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins. O autarca de Ponte de Lima marcou presença na cerimónia pública com Paulo Sousa, vice-presidente.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.