O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025.
Os contratos, assinados em conjunto com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., visam a beneficiação e requalificação dos Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo. De acordo com uma nota da autarquia, as intervenções vão permitir “melhores condições de atendimento e de trabalho, bem como a modernização dos equipamentos e das respetivas infraestruturas”.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, destacou também a importância do financiamento ao “proporcionar melhor acesso aos cuidados de saúde e ao melhorar significativamente as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.
O financiamento aprovado a 100% pelo PRR, enquadra-se na submedida i1.08 – Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais, enquadrada no Investimento RE-C01-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”.
A assinatura dos contratos do PRR aconteceu no dia 7 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins. O autarca de Ponte de Lima marcou presença na cerimónia pública com Paulo Sousa, vice-presidente.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).