Logo
Regional

Centro tecnológico de Monção considerado um dos mais promissores do País

6 Dezembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

De acordo com o ranking “"Scaleup Portugal Report 2024", divulgado a semana passada, o centro tecnológico do ISQCTAG, em Monção, foi considerada a 9ª Startup mais promissora de Portugal.

Neste estudo, onde foram analisadas 334 empresas portuguesas, o centro tecnológico do ISQCTAG foi a única startup do Minho a constar na listagem das 25 melhores em território nacional.

O distrito com mais empresas no ranking é Lisboa (12), seguindo-se o Porto (5) e Aveiro (3). O quadro completa-se com Coimbra (1), Vila Real (1) Castelo Branco (1) e Madeira (1).

O autarca monçanense, António Barbosa, mostrou-se feliz e orgulhoso. “Felicito a ISQCTAG por este reconhecimento e sublinho a sua aposta na descentralização, potenciando o crescimento económico de regiões periféricas. Convictos da sua capacidade tecnológica e inovadora, lutamos pela sua instalação em Monção, posicionando o nosso concelho na vanguarda da tecnologia de futuro”.

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, localizado na Zona Empresarial da Lagoa, em Monção, foi inaugurado no dia 15 de julho de 2019, numa cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado da Economia, João Neves.

Em 2020, nasceu o ISQCTAG, resultado da parceria estratégica entre o ISQ e o CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza. Presentemente, emprega 35 colaboradores altamente especializados.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.

Regional 2 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Alvarães vai receber alojamento para animais de companhia

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.