De acordo com o ranking “"Scaleup Portugal Report 2024", divulgado a semana passada, o centro tecnológico do ISQCTAG, em Monção, foi considerada a 9ª Startup mais promissora de Portugal.
Neste estudo, onde foram analisadas 334 empresas portuguesas, o centro tecnológico do ISQCTAG foi a única startup do Minho a constar na listagem das 25 melhores em território nacional.
O distrito com mais empresas no ranking é Lisboa (12), seguindo-se o Porto (5) e Aveiro (3). O quadro completa-se com Coimbra (1), Vila Real (1) Castelo Branco (1) e Madeira (1).
O autarca monçanense, António Barbosa, mostrou-se feliz e orgulhoso. “Felicito a ISQCTAG por este reconhecimento e sublinho a sua aposta na descentralização, potenciando o crescimento económico de regiões periféricas. Convictos da sua capacidade tecnológica e inovadora, lutamos pela sua instalação em Monção, posicionando o nosso concelho na vanguarda da tecnologia de futuro”.
O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, localizado na Zona Empresarial da Lagoa, em Monção, foi inaugurado no dia 15 de julho de 2019, numa cerimónia presidida pelo então Secretário de Estado da Economia, João Neves.
Em 2020, nasceu o ISQCTAG, resultado da parceria estratégica entre o ISQ e o CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza. Presentemente, emprega 35 colaboradores altamente especializados.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.