Logo
Regional

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

17 Abril, 2024 | 15:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

A assinatura do protocolo entre o Município e a direção do Centro Social e Cultural de Barroselas aconteceu durante uma visita do autarca vianense a Barroselas, no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.

O protocolo afirma que o Centro Social e Cultural de Barroselas, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social com quase 300 utentes, cumpre respostas sociais que atuam nas várias áreas de apoio à infância, creche, jardim de infância e ATL.

A instituição tem desenvolvido vários esforços, com objetivo de aumentar e melhorar a sua capacidade de resposta, nomeadamente da creche, e está também a realizar obras de melhoramento no que diz respeito às condições de atendimento quer
de utentes e de recursos humanos, com o aumento do número de instalações
sanitárias e balneários.

Assim, no documento agora firmado é indicado que “esta melhoria das instalações do Centro Social e Cultural de Barroselas permitirá beneficiar a população de Barroselas e freguesias limítrofes, tendo um custo total de 257.323,02€, motivo pelo qual se propõe a celebração de um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro no valor de 30.000,00€ para apoio das despesas”.

Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para 2024, a rubrica Coesão Social e Juventude tem definido um investimento superior a 2,4 milhões de euros, representando 2,7% das grandes opções.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Cerveira corta trânsito na frente ribeirinha por risco de cheia do rio Minho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Tempestades provocam mortes e inundações no centro de Portugal

O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.