O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.
A assinatura do protocolo entre o Município e a direção do Centro Social e Cultural de Barroselas aconteceu durante uma visita do autarca vianense a Barroselas, no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.
O protocolo afirma que o Centro Social e Cultural de Barroselas, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social com quase 300 utentes, cumpre respostas sociais que atuam nas várias áreas de apoio à infância, creche, jardim de infância e ATL.
A instituição tem desenvolvido vários esforços, com objetivo de aumentar e melhorar a sua capacidade de resposta, nomeadamente da creche, e está também a realizar obras de melhoramento no que diz respeito às condições de atendimento quer
de utentes e de recursos humanos, com o aumento do número de instalações
sanitárias e balneários.

Assim, no documento agora firmado é indicado que “esta melhoria das instalações do Centro Social e Cultural de Barroselas permitirá beneficiar a população de Barroselas e freguesias limítrofes, tendo um custo total de 257.323,02€, motivo pelo qual se propõe a celebração de um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro no valor de 30.000,00€ para apoio das despesas”.
Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para 2024, a rubrica Coesão Social e Juventude tem definido um investimento superior a 2,4 milhões de euros, representando 2,7% das grandes opções.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.