Logo
Regional

Centro Pastoral Paulo VI em Darque acolhe celebração do Dia Diocesano da Catequese

1 Maio, 2023 | 15:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Tal é o tema do Dia Diocesano da Catequese do presente ano pastoral, a realizar no dia 6 de maio próximo, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo.

Com o propósito de juntar no mesmo local, no mesmo tempo, os diversos agentes da Catequese, o Secretariado Diocesano convida todos os catequistas, crianças e adolescentes das Paróquias da Diocese, mas também desafia os pais que se disponham a acompanhá-los, para além das Equipas Arciprestais de Catequese, que são, naturalmente, esperadas. Este ano, por razões óbvias, resolveu apelar à presença dos grupos paroquiais que estão a preparar-se para participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ). A inscrição de cada pessoa pode ser feita através do formulário em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZnGVeHSUo4r8gImsiqoxly79jTcbJDXfOT3nBWlH83mZamg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.

O programa prevê o acolhimento dos participantes a partir das 09h30, após o que se distribuirão por ocupações específicas (catequistas, por um lado; pais, por outro; crianças, adolescentes e Grupos JMJ, por outro), com conteúdos e práticas diferentes, mas simultâneos, até às 11h00.

Enquanto os catequistas tomarão contacto com os mais recentes desenvolvimentos do Novo Itinerário da Catequese, a partir dos recentes trabalhos do Encontro Nacional (realizado na Diocese de Viseu) e com o que a Igreja deles espera, os pais, sob a orientação de uma mãe-catequista experiente, abordarão o tema da formação dos seus filhos na fé, e a oportunidade que se lhes abre de esclarecer a sua própria fé e a desenvolver serena e gradualmente. Equipas diferentes estarão disponíveis para trabalhar com as crianças, com os adolescentes e com os Grupos JMJ, estes com o apoio da estrutura que está a organizar a participação diocesana na Jornada.

Após um intervalo, preparar-se-á a celebração da Eucaristia, a que o Bispo diocesano presidirá e que será concelebrada pelos sacerdotes presentes e animada por um grupo coral convidado. O almoço voltará a ter um formato partilhado, em espaço próprio, justamente para promover o encontro, sempre interessante e enriquecedor, entre os diversos grupos. A tarde será preenchida com uma animada dinâmica que envolverá todos os participantes, preparada e orientada por escuteiros da Diocese que, para o efeito, se juntarão ao grupo.

A meia tarde, para encerrar o encontro, serenar, dar graças a Deus e pedir-Lhe um bom regresso a casa, e o empenho e a energia indispensáveis aos desafios que sempre os esperam, os participantes serão convidados a um momento de oração conjunta, em Igreja.

O Secretariado Diocesano da Catequese apela à participação de catequistas, pais, crianças, adolescentes, Grupos JMJ e Equipas Arciprestais, no fundo, todas as pessoas escolhidas por Jesus para a nobre tarefa da Catequese diocesana.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.