O Centro Nacional de Cibersegurança realizou nas instalações um exercício dedicado às eleições com o objetivo de testar “os diferentes mecanismos de articulação” entre as entidades envolvidas, reforçar o conhecimento e melhorar a ciber-resiliência durante o ato eleitoral.
Em comunicado, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) afirma que o exercício decorreu na sexta-feira nas suas instalações.
Além do CNCS, participaram na ação a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Lusa – Agência de Notícias de Portugal, o Gabinete de Cibercrime do Ministério Público e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Na ação foi definido como cenário “uma série de incidentes associados a campanhas de desinformação”, como disseminação de sondagens fraudulentas, documentos e notícias falsas e apropriação de ‘templates’ de órgãos de comunicação social.
Perante os vários cenários, as diferentes entidades envolvidas “demonstraram estar empenhadas, tendo sido várias as atividades de colaboração na efetiva preparação da cibersegurança dos atos eleitorais”.
“Ficou demonstrado existir um conhecimento amplo das competências de cada uma das entidades em relação às demais e ficou demonstrada a consciência da necessidade de colaboração”, destaca.
Segundo o CNCS, foram também realçadas dificuldades relacionadas com a “sensibilização dos partidos políticos para as questões da cibersegurança”, o que “aumenta o risco”.
Vai realizar-se na próxima terça-feira, 18 de março, pelas 10h00, no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu em Monção. a apresentação do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara daquela vila raiana.
A Juventude Viana desloca-se, este fim de semana aos Açores, para defrontar no domingo às 18h30 o Candelária, em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
Realizou-se, em Viana do Castelo, o 8.º Workshop do projeto Acelerar o Norte, reunindo empresários e profissionais da região do Minho para profundar estratégias eficaazes de geração de tráfego para websites e lojas online.
Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.
As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou o Presidente da República.
No âmbito das comemorações dos 900 Anos de Foral de Ponte de Lima o Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Património com História: 900 Anos de Ponte de Lima”, no Museu do Brinquedo Português, tendo por base um conjunto de peças artísticas alusivas ao património local, concebidas pelas várias instituições do concelho, nomeadamente estabelecimentos de ensino, IPSS’s e Agrupamentos dos Corpos Nacionais de Escutas.
Foi assinado um protocolo de apoio financeiro no valor de cerca de 70 mil euros para a execução de diversas intervenções na freguesia de Vade S. Pedro, garantindo a concretização de obras há muito necessárias.