Logo
Nacional

Centro Nacional realiza ação para melhorar cibersegurança durante ato eleitoral

12 Fevereiro, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Centro Nacional de Cibersegurança realizou nas instalações um exercício dedicado às eleições com o objetivo de testar “os diferentes mecanismos de articulação” entre as entidades envolvidas, reforçar o conhecimento e melhorar a ciber-resiliência durante o ato eleitoral.

Em comunicado, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) afirma que o exercício decorreu na sexta-feira nas suas instalações.

Além do CNCS, participaram na ação a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Lusa – Agência de Notícias de Portugal, o Gabinete de Cibercrime do Ministério Público e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Na ação foi definido como cenário “uma série de incidentes associados a campanhas de desinformação”, como disseminação de sondagens fraudulentas, documentos e notícias falsas e apropriação de ‘templates’ de órgãos de comunicação social.

Perante os vários cenários, as diferentes entidades envolvidas “demonstraram estar empenhadas, tendo sido várias as atividades de colaboração na efetiva preparação da cibersegurança dos atos eleitorais”.

“Ficou demonstrado existir um conhecimento amplo das competências de cada uma das entidades em relação às demais e ficou demonstrada a consciência da necessidade de colaboração”, destaca.

Segundo o CNCS, foram também realçadas dificuldades relacionadas com a “sensibilização dos partidos políticos para as questões da cibersegurança”, o que “aumenta o risco”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

CNE apela à participação nas presidenciais apesar do mau tempo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Domingo começa mais calmo, mas chuva volta a intensificar-se no final do dia

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).