À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.
A presente medida insere-se na estratégia municipal de requalificação e revitalização do centro histórico, com impacto direto na atratividade turística, comercial e cultural de Vila Nova de Cerveira. A par das intervenções físicas de reabilitação urbana, esta opção por restringir temporariamente o tráfego rodoviário visa também a redução de emissões poluentes e de ruído, e a valorização da paisagem urbana, ambiental e patrimonial.
A interdição será aplicada à Rua António José Duro, Terreiro e Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais; Rua Queiroz Ribeiro, entre a Rua do Arrabalde e a Praça da Liberdade; Rua César Maldonado; Rua Costa Brava; e Rua Costa Pereira.
Importa referir que esta limitação não se aplica a residentes, estabelecimentos comerciais, serviços de recolha de resíduos, viaturas de proteção civil, táxis e veículos municipais, sendo garantido o acesso
condicionado mediante encerramento das cancelas/floreiras após a passagem. Estão ainda asseguradas zonas de carga e descarga, nomeadamente na Praça do Alto Minho, Rua 25 de Abril, Rua do Arrabalde e Praça 16 de Fevereiro.
A implementação desta medida é particularmente relevante no contexto da programação cultural de verão do Município, que inclui eventos de grande afluência como a Festa da História, as Festas Concelhias e diversos concertos e espetáculos ao ar livre. Pretende-se, assim, assegurar condições ideais de mobilidade, segurança e conforto para todos.
Por fim, a Câmara Municipal relembra que o centro histórico está bem servido de estacionamento, com vários parques situados a poucos metros, destacando-se o Parque da Praça da Galiza/Largo da Feira, que é ordenado, acessível e gratuito.
Certos de que esta é uma medida que beneficia a vivência e o dinamismo do centro histórico, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apela à compreensão e colaboração de todos.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.