À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.
A presente medida insere-se na estratégia municipal de requalificação e revitalização do centro histórico, com impacto direto na atratividade turística, comercial e cultural de Vila Nova de Cerveira. A par das intervenções físicas de reabilitação urbana, esta opção por restringir temporariamente o tráfego rodoviário visa também a redução de emissões poluentes e de ruído, e a valorização da paisagem urbana, ambiental e patrimonial.
A interdição será aplicada à Rua António José Duro, Terreiro e Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais; Rua Queiroz Ribeiro, entre a Rua do Arrabalde e a Praça da Liberdade; Rua César Maldonado; Rua Costa Brava; e Rua Costa Pereira.
Importa referir que esta limitação não se aplica a residentes, estabelecimentos comerciais, serviços de recolha de resíduos, viaturas de proteção civil, táxis e veículos municipais, sendo garantido o acesso
condicionado mediante encerramento das cancelas/floreiras após a passagem. Estão ainda asseguradas zonas de carga e descarga, nomeadamente na Praça do Alto Minho, Rua 25 de Abril, Rua do Arrabalde e Praça 16 de Fevereiro.
A implementação desta medida é particularmente relevante no contexto da programação cultural de verão do Município, que inclui eventos de grande afluência como a Festa da História, as Festas Concelhias e diversos concertos e espetáculos ao ar livre. Pretende-se, assim, assegurar condições ideais de mobilidade, segurança e conforto para todos.
Por fim, a Câmara Municipal relembra que o centro histórico está bem servido de estacionamento, com vários parques situados a poucos metros, destacando-se o Parque da Praça da Galiza/Largo da Feira, que é ordenado, acessível e gratuito.
Certos de que esta é uma medida que beneficia a vivência e o dinamismo do centro histórico, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apela à compreensão e colaboração de todos.
Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros acrescido de IVA.
O SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores – promove o seminário "Ser Professor Hoje", subordinado ao tema Formação Inicial e Contínua como Alicerces da Profissão. O seminário acontece na sexta-feira, 11 de julho, pelas 14h00, no Auditório Professor Lima de Carvalho, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo.
A EVIC – Escola Vocacional de Interpretação e Criação estreia a sua nova criação "MUDAR – um espetáculo em transformação" nos dias 11 e 12 de julho, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com quatro sessões que encerram mais um ano letivo.
O Festival Contrasta está de volta à icónica Fortaleza de Valença para a sua quarta edição, prometendo dois dias inesquecíveis de música, cultura e paisagem. Nos dias 11 e 12 de julho de 2025, Valença volta a ser palco de um dos eventos mais aguardados do verão no Alto Minho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai interditar o trânsito automóvel em algumas das principais artérias do centro histórico, entre os dias 14 de julho e 5 de setembro, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal, garantir a segurança de residentes e visitantes e proporcionar uma fruição mais plena do espaço público.