Já arrancou a empreitada de "requalificação pedonal entre a Ponte Medieval, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Rua Custódio José Gomes Vilas Boas e Rua Miguel Ângelo, em Barcelinhos". A obra vai custar cerca de 1 milhão de euros e tem um prazo de execução de 300 dias.
Muito recentemente, a convite da Comissão de Festas, o presidente da Câmara Municipal esteve na inauguração da cascata sanjoanina de Barcelinhos, aproveitando a ocasião para referir a importância desta obra que, entretanto, já está em execução. “A empreitada vai requalificar todo o espaço em frente ao antigo quartel dos bombeiros e ruas adjacentes, e inclui a execução de novas redes de saneamento e de águas pluviais”. Mário Constantino sublinhou que “todas as obras no espaço público causam transtornos”, mas garantiu que esta “perturbação circunstancial será compensada com a requalificação do centro histórico da freguesia”. Os trabalhos desta empreitada abrangem a Ponte Medieval, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Rua Custódio José Gomes Vilas Boas e Rua Miguel Ângelo.
O espaço que medeia entre a ponte medieval e o edifício da sede da Junta de Freguesia vai beneficiar de uma nova configuração e dimensionamentos, numa clara aposta da criação de um espaço público inclusivo, onde as pessoas, independente do grau de mobilidade, podem desfrutar daquele local. Com efeito, o programa subjacente a esta intervenção para a frente de Barcelinhos estabeleceu como prioridades fortalecer e devolver o núcleo urbano aos peões, tornando-o mais atrativo e dotado de infraestruturas eficientes para o desempenho da vida quotidiana das pessoas, das empresas e serviços que se situam na margem esquerda do Rio Cávado. Assim, além das condições necessárias para a fluidez da vida urbana, incentivando e estimulando a permanência de pessoas, moradores, e comerciantes, vão ser renovadas as redes de saneamento e de águas pluviais. De igual modo, será melhorada a iluminação pública e valorizados os equipamentos de recolha do lixo urbano.
Do programa previamente estabelecido, constam trabalhos acessórios e preparatórios, remoção e demolições do existente, pavimentação pedonal, infraestruturas hidráulicas, rede de drenagem de águas pluviais, pavimentação rodoviária, infraestruturas elétricas e de comunicação e colocação de mobiliário urbano. Dos trabalhos da empreitada, constam também a implementação de um novo sistema composto por condutas, válvulas, câmaras de visita de manutenção e novos marcos de incêndio.
No que respeita às pavimentações, será necessário fresar, ou seja, retirar uma camada de betuminoso na espessura indicada em projeto, para aplicação de novas misturas de betuminoso.

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.