Logo
Cultura

Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro

18 Maio, 2023 | 14:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro 2023, que decorreu entre 10 e 14 de maio, no Teatro JK Opole, na Polónia. Neste debate juntaram-se representantes de mais de meia centena de teatros nacionais e companhias independentes do continente europeu.

Durante 5 dias, os teatros membros da European Theatre Convention estabeleceram um diálogo de alto nível com a Comissão Europeia para elaboração de um novo roteiro para o setor do teatro na Europa.

Heidi Wiley, Diretora Executiva da organização, afirmou: “É raro ter a oportunidade de refletir tão profundamente sobre os temas mais prementes do nosso setor: a crise climática, a transição digital e a
importância do teatro para a sociedade. E é ainda mais raro ter a oportunidade de o fazer em eventos específicos no mesmo local e com decisores políticos”.

Já para Georg Hauesler, Diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia: “Todos compreendemos que a cultura deve desempenhar um papel muito mais importante no projeto europeu, que é demasiado orientado para a economia, a política externa, o dinheiro, as infraestruturas, que são todos importantes. Mas falta-lhe um coração. Um cérebro. Falta-lhe algo que fale às nossas entranhas. É esta a tarefa da cultura. Penso que precisamos realmente de uma mudança na política da União Europeia para colocar a cultura a um nível muito mais elevado e utilizar a cultura como uma forma de integridade, na sua diversidade, da União Europeia e da sociedade civil.”

Em junho, a Comissão Europeia vai publicar o documento com as conclusões oficiais e o roteiro que ficará conhecido como Recomendações de Opole, e que será apresentado no evento “Conversas sobre o Teatro Europeu” durante o Festival de Avignon, em França, no mês de julho.

A próxima Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention terá lugar no Teatro Nacional de Timisoara, na Roménia, de 9 a 11 de novembro de 2023, enquadrada no programa de Timisoara como Capital Europeia da Cultura 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.