O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro 2023, que decorreu entre 10 e 14 de maio, no Teatro JK Opole, na Polónia. Neste debate juntaram-se representantes de mais de meia centena de teatros nacionais e companhias independentes do continente europeu.
Durante 5 dias, os teatros membros da European Theatre Convention estabeleceram um diálogo de alto nível com a Comissão Europeia para elaboração de um novo roteiro para o setor do teatro na Europa.
Heidi Wiley, Diretora Executiva da organização, afirmou: “É raro ter a oportunidade de refletir tão profundamente sobre os temas mais prementes do nosso setor: a crise climática, a transição digital e a
importância do teatro para a sociedade. E é ainda mais raro ter a oportunidade de o fazer em eventos específicos no mesmo local e com decisores políticos”.
Já para Georg Hauesler, Diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia: “Todos compreendemos que a cultura deve desempenhar um papel muito mais importante no projeto europeu, que é demasiado orientado para a economia, a política externa, o dinheiro, as infraestruturas, que são todos importantes. Mas falta-lhe um coração. Um cérebro. Falta-lhe algo que fale às nossas entranhas. É esta a tarefa da cultura. Penso que precisamos realmente de uma mudança na política da União Europeia para colocar a cultura a um nível muito mais elevado e utilizar a cultura como uma forma de integridade, na sua diversidade, da União Europeia e da sociedade civil.”
Em junho, a Comissão Europeia vai publicar o documento com as conclusões oficiais e o roteiro que ficará conhecido como Recomendações de Opole, e que será apresentado no evento “Conversas sobre o Teatro Europeu” durante o Festival de Avignon, em França, no mês de julho.
A próxima Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention terá lugar no Teatro Nacional de Timisoara, na Roménia, de 9 a 11 de novembro de 2023, enquadrada no programa de Timisoara como Capital Europeia da Cultura 2023.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.