Logo
Cultura

Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro

18 Maio, 2023 | 14:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana participou no Fórum Europeu de Teatro 2023, que decorreu entre 10 e 14 de maio, no Teatro JK Opole, na Polónia. Neste debate juntaram-se representantes de mais de meia centena de teatros nacionais e companhias independentes do continente europeu.

Durante 5 dias, os teatros membros da European Theatre Convention estabeleceram um diálogo de alto nível com a Comissão Europeia para elaboração de um novo roteiro para o setor do teatro na Europa.

Heidi Wiley, Diretora Executiva da organização, afirmou: “É raro ter a oportunidade de refletir tão profundamente sobre os temas mais prementes do nosso setor: a crise climática, a transição digital e a
importância do teatro para a sociedade. E é ainda mais raro ter a oportunidade de o fazer em eventos específicos no mesmo local e com decisores políticos”.

Já para Georg Hauesler, Diretor de Cultura, Criatividade e Desporto da Comissão Europeia: “Todos compreendemos que a cultura deve desempenhar um papel muito mais importante no projeto europeu, que é demasiado orientado para a economia, a política externa, o dinheiro, as infraestruturas, que são todos importantes. Mas falta-lhe um coração. Um cérebro. Falta-lhe algo que fale às nossas entranhas. É esta a tarefa da cultura. Penso que precisamos realmente de uma mudança na política da União Europeia para colocar a cultura a um nível muito mais elevado e utilizar a cultura como uma forma de integridade, na sua diversidade, da União Europeia e da sociedade civil.”

Em junho, a Comissão Europeia vai publicar o documento com as conclusões oficiais e o roteiro que ficará conhecido como Recomendações de Opole, e que será apresentado no evento “Conversas sobre o Teatro Europeu” durante o Festival de Avignon, em França, no mês de julho.

A próxima Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention terá lugar no Teatro Nacional de Timisoara, na Roménia, de 9 a 11 de novembro de 2023, enquadrada no programa de Timisoara como Capital Europeia da Cultura 2023.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.

Regional 23 Dezembro, 2025

Darque recebe investimento de 935 mil euros para requalificação do centro de saúde

O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.