Na Assembleia Ordinária do Sport Clube Vianense, que decorreu na passada quinta-feira, para além do projeto da SAD, já noticiado pela Viana TV, foi também apresentado o projeto da direção do Clube, que prevê a requalificação total do Estádio Dr. José de Matos.
Com as instalações completamente degradadas, a direção do Sport Clube Vianense, que tem vindo a fazer algumas melhorias, reconhece que o Estádio Dr. José de Matos já não tem condições para acolher a atividade futebolística que se exige.
Assim, a equipa liderada por Rui Pedro Silva, apresentou aos seus associados um projeto de requalificação total do velhinho Estádio Dr. José de Matos, projetado pelos arquitetos, Paulo Gomes, antigo atleta do clube, e Artur Dionísio.
“Apesar de todas as obras que foram feitas no Estádio Dr. José de Matos, todos nós sabemos que já não tem capacidade para dar as condições mínimas a quem o frequenta diariamente. Provavelmente, os espectadores que só utilizam a bancada, não se apercebem que o Estádio está bastante degradado e não garante segurança nem conforto”, disse Paulo Gomes um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
A ideia passa por melhorar as condições criando um Centro de Treino e Formação Desportiva para o Clube centenário de Viana do Castelo.
Quanto à localização do Estádio, Gomes diz “ser excelente, muito central e com bons acessos, sendo mesmo uma referencia para a cidade”.
A proposta prevê a reorganização de todo o espaço, criando boas áreas de treino, conforto, alojamento para os jovens atletas, áreas de estudo e de lazer, estacionamento para 60 veículos ligeiros, 2 autocarros e 2 veículos de emergência.
Seria criado um Pavilhão (770m2) com dois campos de Padel com balneários para 10 pessoas “para o clube garantir rentabilidade” e um Polidesportivo em relva sintética “para a iniciação”.
O espaço contempla ainda uma Unidade de Alojamento (650m2) para 30 atletas, Loja oficial do clube (90m2) e um Bar/Restaurante (165m2) com capacidade para 32 pessoas sentada.
Na área desportiva, os arquitetos projetaram dois campos em relva natural (100×64 – jogos internacionais) e indicando que “até poderiam ser mais largos, fazendo com que as áreas de treino pudessem ser adaptadas a 4 campos de treino (80×50) e Bancadas cobertas para 700 pessoas, que pode ser aumentado para 1000 pessoas.
Para colmatar o desnível entre os dois campos a solução proposta passa por criar um edifício com 8 balneários, distribuídos por dois pisos, que podem ser utilizados em simultâneo por mais de 190 atletas.
O projeto prevê ainda valências como sala de conferencias e ginásio, e uma Portaria com 30m2.
No edifício principal no piso térreo seria instalada a rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; sala de estudo; salas de reuniões; áreas técnicas.
No piso superior: sala de conferências; rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; salas de reuniões; áreas técnicas; bar público; instalações sanitárias público masculino/feminino.
Área total do edifício principal 2820m2
Áreas técnicas complementares: 75m2
Total de área construída: 21 412m2
A requalificação total do espaço implica um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.


O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.