Na Assembleia Ordinária do Sport Clube Vianense, que decorreu na passada quinta-feira, para além do projeto da SAD, já noticiado pela Viana TV, foi também apresentado o projeto da direção do Clube, que prevê a requalificação total do Estádio Dr. José de Matos.
Com as instalações completamente degradadas, a direção do Sport Clube Vianense, que tem vindo a fazer algumas melhorias, reconhece que o Estádio Dr. José de Matos já não tem condições para acolher a atividade futebolística que se exige.
Assim, a equipa liderada por Rui Pedro Silva, apresentou aos seus associados um projeto de requalificação total do velhinho Estádio Dr. José de Matos, projetado pelos arquitetos, Paulo Gomes, antigo atleta do clube, e Artur Dionísio.
“Apesar de todas as obras que foram feitas no Estádio Dr. José de Matos, todos nós sabemos que já não tem capacidade para dar as condições mínimas a quem o frequenta diariamente. Provavelmente, os espectadores que só utilizam a bancada, não se apercebem que o Estádio está bastante degradado e não garante segurança nem conforto”, disse Paulo Gomes um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
A ideia passa por melhorar as condições criando um Centro de Treino e Formação Desportiva para o Clube centenário de Viana do Castelo.
Quanto à localização do Estádio, Gomes diz “ser excelente, muito central e com bons acessos, sendo mesmo uma referencia para a cidade”.
A proposta prevê a reorganização de todo o espaço, criando boas áreas de treino, conforto, alojamento para os jovens atletas, áreas de estudo e de lazer, estacionamento para 60 veículos ligeiros, 2 autocarros e 2 veículos de emergência.
Seria criado um Pavilhão (770m2) com dois campos de Padel com balneários para 10 pessoas “para o clube garantir rentabilidade” e um Polidesportivo em relva sintética “para a iniciação”.
O espaço contempla ainda uma Unidade de Alojamento (650m2) para 30 atletas, Loja oficial do clube (90m2) e um Bar/Restaurante (165m2) com capacidade para 32 pessoas sentada.
Na área desportiva, os arquitetos projetaram dois campos em relva natural (100×64 – jogos internacionais) e indicando que “até poderiam ser mais largos, fazendo com que as áreas de treino pudessem ser adaptadas a 4 campos de treino (80×50) e Bancadas cobertas para 700 pessoas, que pode ser aumentado para 1000 pessoas.
Para colmatar o desnível entre os dois campos a solução proposta passa por criar um edifício com 8 balneários, distribuídos por dois pisos, que podem ser utilizados em simultâneo por mais de 190 atletas.
O projeto prevê ainda valências como sala de conferencias e ginásio, e uma Portaria com 30m2.
No edifício principal no piso térreo seria instalada a rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; sala de estudo; salas de reuniões; áreas técnicas.
No piso superior: sala de conferências; rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; salas de reuniões; áreas técnicas; bar público; instalações sanitárias público masculino/feminino.
Área total do edifício principal 2820m2
Áreas técnicas complementares: 75m2
Total de área construída: 21 412m2
A requalificação total do espaço implica um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.
O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.