Na Assembleia Ordinária do Sport Clube Vianense, que decorreu na passada quinta-feira, para além do projeto da SAD, já noticiado pela Viana TV, foi também apresentado o projeto da direção do Clube, que prevê a requalificação total do Estádio Dr. José de Matos.
Com as instalações completamente degradadas, a direção do Sport Clube Vianense, que tem vindo a fazer algumas melhorias, reconhece que o Estádio Dr. José de Matos já não tem condições para acolher a atividade futebolística que se exige.
Assim, a equipa liderada por Rui Pedro Silva, apresentou aos seus associados um projeto de requalificação total do velhinho Estádio Dr. José de Matos, projetado pelos arquitetos, Paulo Gomes, antigo atleta do clube, e Artur Dionísio.
“Apesar de todas as obras que foram feitas no Estádio Dr. José de Matos, todos nós sabemos que já não tem capacidade para dar as condições mínimas a quem o frequenta diariamente. Provavelmente, os espectadores que só utilizam a bancada, não se apercebem que o Estádio está bastante degradado e não garante segurança nem conforto”, disse Paulo Gomes um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
A ideia passa por melhorar as condições criando um Centro de Treino e Formação Desportiva para o Clube centenário de Viana do Castelo.
Quanto à localização do Estádio, Gomes diz “ser excelente, muito central e com bons acessos, sendo mesmo uma referencia para a cidade”.
A proposta prevê a reorganização de todo o espaço, criando boas áreas de treino, conforto, alojamento para os jovens atletas, áreas de estudo e de lazer, estacionamento para 60 veículos ligeiros, 2 autocarros e 2 veículos de emergência.
Seria criado um Pavilhão (770m2) com dois campos de Padel com balneários para 10 pessoas “para o clube garantir rentabilidade” e um Polidesportivo em relva sintética “para a iniciação”.
O espaço contempla ainda uma Unidade de Alojamento (650m2) para 30 atletas, Loja oficial do clube (90m2) e um Bar/Restaurante (165m2) com capacidade para 32 pessoas sentada.
Na área desportiva, os arquitetos projetaram dois campos em relva natural (100×64 – jogos internacionais) e indicando que “até poderiam ser mais largos, fazendo com que as áreas de treino pudessem ser adaptadas a 4 campos de treino (80×50) e Bancadas cobertas para 700 pessoas, que pode ser aumentado para 1000 pessoas.
Para colmatar o desnível entre os dois campos a solução proposta passa por criar um edifício com 8 balneários, distribuídos por dois pisos, que podem ser utilizados em simultâneo por mais de 190 atletas.
O projeto prevê ainda valências como sala de conferencias e ginásio, e uma Portaria com 30m2.
No edifício principal no piso térreo seria instalada a rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; sala de estudo; salas de reuniões; áreas técnicas.
No piso superior: sala de conferências; rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; salas de reuniões; áreas técnicas; bar público; instalações sanitárias público masculino/feminino.
Área total do edifício principal 2820m2
Áreas técnicas complementares: 75m2
Total de área construída: 21 412m2
A requalificação total do espaço implica um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.


Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.