Na Assembleia Ordinária do Sport Clube Vianense, que decorreu na passada quinta-feira, para além do projeto da SAD, já noticiado pela Viana TV, foi também apresentado o projeto da direção do Clube, que prevê a requalificação total do Estádio Dr. José de Matos.
Com as instalações completamente degradadas, a direção do Sport Clube Vianense, que tem vindo a fazer algumas melhorias, reconhece que o Estádio Dr. José de Matos já não tem condições para acolher a atividade futebolística que se exige.
Assim, a equipa liderada por Rui Pedro Silva, apresentou aos seus associados um projeto de requalificação total do velhinho Estádio Dr. José de Matos, projetado pelos arquitetos, Paulo Gomes, antigo atleta do clube, e Artur Dionísio.
“Apesar de todas as obras que foram feitas no Estádio Dr. José de Matos, todos nós sabemos que já não tem capacidade para dar as condições mínimas a quem o frequenta diariamente. Provavelmente, os espectadores que só utilizam a bancada, não se apercebem que o Estádio está bastante degradado e não garante segurança nem conforto”, disse Paulo Gomes um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
A ideia passa por melhorar as condições criando um Centro de Treino e Formação Desportiva para o Clube centenário de Viana do Castelo.
Quanto à localização do Estádio, Gomes diz “ser excelente, muito central e com bons acessos, sendo mesmo uma referencia para a cidade”.
A proposta prevê a reorganização de todo o espaço, criando boas áreas de treino, conforto, alojamento para os jovens atletas, áreas de estudo e de lazer, estacionamento para 60 veículos ligeiros, 2 autocarros e 2 veículos de emergência.
Seria criado um Pavilhão (770m2) com dois campos de Padel com balneários para 10 pessoas “para o clube garantir rentabilidade” e um Polidesportivo em relva sintética “para a iniciação”.
O espaço contempla ainda uma Unidade de Alojamento (650m2) para 30 atletas, Loja oficial do clube (90m2) e um Bar/Restaurante (165m2) com capacidade para 32 pessoas sentada.
Na área desportiva, os arquitetos projetaram dois campos em relva natural (100×64 – jogos internacionais) e indicando que “até poderiam ser mais largos, fazendo com que as áreas de treino pudessem ser adaptadas a 4 campos de treino (80×50) e Bancadas cobertas para 700 pessoas, que pode ser aumentado para 1000 pessoas.
Para colmatar o desnível entre os dois campos a solução proposta passa por criar um edifício com 8 balneários, distribuídos por dois pisos, que podem ser utilizados em simultâneo por mais de 190 atletas.
O projeto prevê ainda valências como sala de conferencias e ginásio, e uma Portaria com 30m2.
No edifício principal no piso térreo seria instalada a rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; sala de estudo; salas de reuniões; áreas técnicas.
No piso superior: sala de conferências; rouparia; arrecadação; ginásio; 4 balneários para 24 atletas cada; salas de recuperação; gabinetes médicos; balneários e gabinetes de treinadores; balneários misto para árbitros 8 pessoas; salas de reuniões; áreas técnicas; bar público; instalações sanitárias público masculino/feminino.
Área total do edifício principal 2820m2
Áreas técnicas complementares: 75m2
Total de área construída: 21 412m2
A requalificação total do espaço implica um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.


O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.