O Centro de Saúde de Valença é o primeiro do país a oferecer a especialidade de oftalmologia. A informação foi avançada pela autarquia local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e para a região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município”, afirmou.

As consultas de Oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenal, também às quintas-feiras.
Atualmente, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente oftalmologia, endocrinologia, pediatria, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente), que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.

Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros. Há, ainda, a intenção de, numa 2ª fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde.
Com estes investimentos, “nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, confidenciou a autarquia.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.