O Centro de Saúde de Valença é o primeiro do país a oferecer a especialidade de oftalmologia. A informação foi avançada pela autarquia local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e para a região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município”, afirmou.
As consultas de Oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenal, também às quintas-feiras.
Atualmente, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente oftalmologia, endocrinologia, pediatria, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente), que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros. Há, ainda, a intenção de, numa 2ª fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde.
Com estes investimentos, “nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, confidenciou a autarquia.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.