O Centro de Saúde de Valença é o primeiro do país a oferecer a especialidade de oftalmologia. A informação foi avançada pela autarquia local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e para a região. Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município”, afirmou.

As consultas de Oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenal, também às quintas-feiras.
Atualmente, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente oftalmologia, endocrinologia, pediatria, psiquiatria, psicologia, hemoterapia e ainda psicologia do CRI (quinzenalmente), que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.

Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros. Há, ainda, a intenção de, numa 2ª fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde.
Com estes investimentos, “nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, confidenciou a autarquia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho (CIPVV) assinala este ano uma década de atividade, consolidando-se como um dos principais pontos de promoção do Vinho Verde e de valorização do património vitivinícola da região.
Vila Nova de Cerveira é, novamente, palco de uma das maiores tradições gastronómicas do Vale do Minho: a lampreia do Rio Minho. Até 5 de abril, 11 restaurantes do concelho servem este prato emblemático, combinando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.
O Santa Luzia FC entra hoje em campo, às 15h00, em Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 14.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Vacinas, desparasitações e consultas regulares são essenciais para manter cães e gatos saudáveis ao longo do ano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém Viana do Castelo, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal sob aviso laranja até às 00:00 de segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima intensa provocada pela depressão Ingrid.
A Juventude Viana iniciou da melhor forma a segunda volta do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, ao vencer de forma expressiva (1-6) o Oquei de Barcelos B, em jogo disputado ao final da tarde deste sábado, em Barcelos.