Logo
Regional

Centro de Mar garante 155 mil utilizadores em 10 anos de existência

13 Março, 2024 | 17:20
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O projeto Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar assinala, em 2024, 10 anos de existência e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa comemorativo para assinalar a efeméride.

O Centro de Mar abriu as portas a 16 de novembro de 2014, no Dia Nacional do Mar e, até hoje, já contou com 154.295 utilizadores. Os visitantes portugueses foram 112.778, correspondendo a 73% das visitas, e os estrangeiros 41.517, o que representa 27% das visitas. Nesta década, foram promovidas 708 atividades com escolas, envolvendo 11.879 crianças e jovens. Neste percurso, o Centro de Mar conta com iniciativas de Serviço Educativo, nomeadamente atividades diversas com escolas, o projeto “Além-mar” que já contou com 1.074 alunos (2017 a 2023) e “Aulas a Bordo”.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou o “trabalho de sensibilização” promovido pelo Centro de Mar. Destacou a presença, no lançamento das comemorações, de mais de duas dezenas de alunos do 4.º ano de EB1 do Calvário da Meadela que estão a participar no projeto “Além-mar”. “A presença de estudantes é a principal razão para termos criado este espaço, que já mereceu mais de 11 mil visitas de alunos”, reforçou o autarca, recordando que o Navio Gil Eannes, onde funciona o Centro de Mar, “trouxe história, promoveu a cidade e disseminou o nome de Viana do Castelo pelo mundo”.

A coordenadora do Centro de Mar, Leonor Cruz, indicou que “neste ano, vamos dinamizar um conjunto de atividades que já costumamos fazer ao longo do ano, mas que queremos fazer mais e melhor para celebrar os 10 anos deste espaço”, sempre em colaboração com parceiros que são “essenciais” para o projeto.

A conferência de imprensa desta quarta-feira terminou com uma “Aula a Bordo” pela associação Coordenada Decimal, numa sessão de esclarecimento sobre segurança náutica e balnear, cuidados e comportamentos a adotar nas praias e mostra de alguns objetos, estratégias e treino dos nadadores salvadores.

Para assinalar a década de existência, no mês de março serão promovidas as Aulas a Bordo “O meu desporto é a pesca” e “Microalgas: usos, faculdades e aplicações”. Em abril, o programa integra Aula a bordo “Um mergulho no Rio Neiva”, apresentação da publicação “O encalhe no Navio Coral Bulker” e inauguração de exposição “As conchas no mundo marinho”.

Em maio, o programa inclui as Comemorações do Dia Europeu do Mar, as Comemorações do Dia do Pescador, a Aula a bordo “Segurança balnear”, apresentação de publicação infantil “O mar está todo aqui”, de Rui Coelho e Luísa Coelho, sendo ainda promovida uma experiência náutica para famílias (surf, canoagem, vela e remo) e um roteiro pela doca comercial da cidade.

No mês de junho, é promovida a 8ª edição do concurso de fotografia “Viana e o mar” – 8ª edição e lançada a publicação “Viana e o mar”. Em setembro, Dia do Desporto Náutico (integrado na Semana Europeia do Desporto), em outubro a Aula a bordo “Algas à mesa”.

No mês de novembro, é promovida a XI Semana do Mar, que integra Dia Nacional do Mar e 10º Aniversário do Centro de Mar. Serão promovidos ateliês “O mar está todo aqui” por Rui Coelho e Luísa Coelho, visitas à lota, Aula a bordo “Arte com algas”, visitas à Estação salva-vidas (ISN), inauguração da exposição e lançamento de publicação “10 anos Centro de Mar”, visitas livres ao Farol de Montedor e ainda encontro de investigação científica na área marítima.

O Centro de Mar é a estrutura responsável pela programação em torno de dias temáticos, como Dia Europeu do Mar (20 maio), Dia do Pescador (31 de maio), Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e Dia Nacional do Mar (16 novembro). Promove igualmente outras iniciativas, como o concurso de fotografia “Viana e o mar”, workshops para público geral, tertúlias e mesas redondas, bem como sessões de esclarecimento.

Nestes dez anos, o espaço acolheu diversas exposições: “Um mar de oportunidades”, 2014; “Viana do Castelo: cidade náutica do Atlântico”, 2014; “Viana na história do mar”, 2014; “Um mar de tradições”, 2016; “Viana do Lima: porta para o mundo”, 2016; “A viagem interminável do lixo marinho”, 2017; e “A Ribeira de Viana: história, arte e devoção”, 2022 até à atualidade.

A estrutura foi ainda responsável pelas publicações: “Memórias da pesca do bacalhau”, 2016; “Viana do Lima, porta para o mundo”, 2016; “Diário de bordo”, 2016; “Um mar de tradições”, 2016; “Praias de Viana do Castelo”, 2018; e “A Ribeira de Viana: história, arte e devoção”.

O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar integra diversas componentes, nomeadamente um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. Conta atualmente com 815 registos, entre livros (226), periódicos (295), catálogos (120), documentos (29), mapas e cartas (11), objetos (18), jogos (10), imagens digitais (80), entrevistas (20) e CDs/DVDs (6).

Para o sucesso do Centro de Mar têm contribuído as diversas entidades parceiras, nomeadamente Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores, apdvc – associação de pesca desportiva de Viana do Castelo, Docapesca, Vianapesca, Capitania do porto de Viana do Castelo, Aqualgae, Associação Rio Neiva, AONORTE – Associação de produção e animação audiovisual, Bind’ó Peixe – Associação cultural, Surf Clube de Viana, Viana Remadores do Lima, Clube de Vela de Viana do Castelo e Darque Kayak Clube.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.