O Centro de Mar de Viana do Castelo prepara-se para comemorar o seu 10º aniversário. A efeméride vai ser assinalada no próximo sábado, 16 de novembro.
Composto por um Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, este espaço encontra-se instalado na popa do navio-hospital Gil Eannes sendo dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, possibilidade de acesso a consultas digitais, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.
No próximo sábado, para comemorar os dez anos de existência deste projeto, o Centro de Mar proporciona um conjunto de iniciativas:
🌊 Inauguração de exposição “Um Mar de Oportunidades: 10 anos de Centro de Mar”
🌊 Apresentação do projeto “O Pasto das Marés” [A Recoletora]
🌊 Oficina criativa para crianças e famílias “O mar está todo aqui” [Luísa Coelho e Rui Coelho].
Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Ligando as freguesias da Bela e Longos Vales, os trabalhos de requalificação da Rua de Santo António estão finalizados, permitindo o alargamento da via de circulação e a instalação de infraestruturas públicas de abastecimento de água, saneamento e drenagem de águas pluviais.
A época festiva é, para muitos, uma altura de celebração, convívio e, inevitavelmente, de excessos no que diz respeito à gastronomia. As mesas cheias, os doces tradicionais e as bebidas alcoólicas tornam-se presença habitual nas várias comemorações de Natal e Ano Novo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa.
A freguesia de Deão, prepara-se para reviver , já este domingo, a tradição do caldo, feito em potes de ferro, sobre lume a lenha.
Ainda não é Dia de Natal, mas o Pai Natal vai chegar mais cedo ao concelho de Caminha e, desta vez, de um modo algo irreverente. Na verdade, vai fazer duas entradas, que não vão deixar ninguém indiferente. No sábado chega a Vila Praia de Âncora, à Praça da República, e domingo vai aparecer no Terreiro de Caminha, ali para os lados da Torre do Relógio.
A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação e Criação, de Viana do Castelo, recebe o bailarino Yonel Serrano, da Companhia Olga Roriz para um workshop gratuito este sábado, 7 de dezembro, às 11h00.