Logo
Regional

Centro de Mar de Viana do Castelo com mais de 165 mil visitantes em uma década

18 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Centro de Mar de Viana do Castelo completou, no sábado, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, uma década de existência. Desde 2014, a valência, instalada a bordo do navio Gil Eannes, conquistou 164.502 utilizadores, sendo 73% dos mesmos portugueses (119.575) e 27% estrangeiros (44.927).

Nestes dez anos, através do serviço educativo, foram promovidas 780 atividades temáticas com as escolas, que envolveram 17.109 crianças. O projeto educativo “Além-mar” envolveu 1.223 alunos, de 2017 a 2024, e as “Aulas a Bordo” envolveram 1.465 participantes.

No âmbito da comemoração dos dez anos do Centro de Mar, foi inaugurada a exposição “Um mar de oportunidades” no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considerou que este é um “dia de celebração e de apresentação de novos projetos”, com a inauguração de uma exposição que resume “10 anos de história, de percurso e de memória”.

O autarca indicou ainda que o Navio Gil Eannes, a bordo do qual está instalado o Centro de Mar, o “anjo branco”, passou “por um processo de renovação, nas últimas semanas, para continuar a afirmar a ligação de Viana do Castelo e dos vianenses com o mar”.

Nesse sentido, Luís Nobre afirmou que é necessário continuar a trabalhar a “literacia” em torno da temática marítima, já que “Viana acredita e reconhece todas as potencialidades que o mar nos oferece para a nossa identidade, para a economia, as atividades, a cultura, a gastronomia, a educação, para os mais variados setores”.

Foram ainda apresentados dois novos projetos que serão desenvolvidos agora pelo Centro de Mar: “O Pasto das Marés” e “O Mar está todo aqui”.

“O Pasto das Marés” é um projeto multidisciplinar da plataforma colaborativa “A Recoletora”, que procura refletir criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas, a partir do território litoral de Viana do Castelo, cruzando áreas como a ficologia (ciência que estuda as algas), a gastronomia, a agricultura, a etnobotânica, a pedagogia, a arquitetura, o design e a produção artística. Iniciou-se no arranque das comemorações dos 10 anos do Centro de Mar, em 2024, com a componente de trabalho de campo e investigação, e será materializado para o público no decorrer de 2025 com workshops, exposições e publicações.

A partir de testemunhos de pessoas do mar, recolhidas pelo Centro de Mar, Luísa Coelho e Rui Cerqueira Coelho criaram uma história infantil ao longo do ano de 2024, que se materializa em “O mar está todo aqui”. Rui criou a história entre um avô, velho lobo do mar, e o seu neto, tendo Luísa ilustrado o conto. Em 2025, ocorrerá a publicação deste livro infantil, mas que toca a realidade da memória coletiva da vida da pesca. Neste Dia Nacional do Mar, os dois dinamizaram uma oficina criativa para crianças e famílias alusivas à história do livro, momento que contou com a colaboração do Presidente da Câmara e da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.

O projeto Centro de Mar “Cidade Náutica do Atlântico” foi concebido com o propósito de consolidar uma Rede de Cultura e Vivências Marítimas, consubstanciada na articulação sinergética de um conjunto de estruturas patrimoniais, museológicas e documentais. Esta estrutura apresenta-se como “porta de entrada” e centro irradiador de informação e de dinâmicas para vários elementos constituintes desta Rede.

O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar inaugurou no dia 16 de novembro de 2014. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. O Museu Virtual da Memória Marítima conta atualmente com 844 elementos, entre livros, periódicos, catálogos, documentos, mapas e cartas, objetos, imagens digitais, entrevistas, filmes, vídeos, cds e dvds.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Desporto 20 Dezembro, 2025

Juventude Viana tenta hoje décima primeira vitória no campeonato frente ao Valongo B

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Orquestra Juvenil do Alto Minho abre inscrições para estágio de verão com Mahler

A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Regional 20 Dezembro, 2025

Presépio da ULSAM encanta utentes e visitantes em Viana do Castelo

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Desporto 20 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC visita Águias de Santa Marta na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Viana Jazz nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2026

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Inverno chega este domingo com chuva, neve e queda acentuada de temperaturas

O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).