Logo
Regional

Centro de Mar de Viana do Castelo com mais de 165 mil visitantes em uma década

18 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Centro de Mar de Viana do Castelo completou, no sábado, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, uma década de existência. Desde 2014, a valência, instalada a bordo do navio Gil Eannes, conquistou 164.502 utilizadores, sendo 73% dos mesmos portugueses (119.575) e 27% estrangeiros (44.927).

Nestes dez anos, através do serviço educativo, foram promovidas 780 atividades temáticas com as escolas, que envolveram 17.109 crianças. O projeto educativo “Além-mar” envolveu 1.223 alunos, de 2017 a 2024, e as “Aulas a Bordo” envolveram 1.465 participantes.

No âmbito da comemoração dos dez anos do Centro de Mar, foi inaugurada a exposição “Um mar de oportunidades” no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considerou que este é um “dia de celebração e de apresentação de novos projetos”, com a inauguração de uma exposição que resume “10 anos de história, de percurso e de memória”.

O autarca indicou ainda que o Navio Gil Eannes, a bordo do qual está instalado o Centro de Mar, o “anjo branco”, passou “por um processo de renovação, nas últimas semanas, para continuar a afirmar a ligação de Viana do Castelo e dos vianenses com o mar”.

Nesse sentido, Luís Nobre afirmou que é necessário continuar a trabalhar a “literacia” em torno da temática marítima, já que “Viana acredita e reconhece todas as potencialidades que o mar nos oferece para a nossa identidade, para a economia, as atividades, a cultura, a gastronomia, a educação, para os mais variados setores”.

Foram ainda apresentados dois novos projetos que serão desenvolvidos agora pelo Centro de Mar: “O Pasto das Marés” e “O Mar está todo aqui”.

“O Pasto das Marés” é um projeto multidisciplinar da plataforma colaborativa “A Recoletora”, que procura refletir criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas, a partir do território litoral de Viana do Castelo, cruzando áreas como a ficologia (ciência que estuda as algas), a gastronomia, a agricultura, a etnobotânica, a pedagogia, a arquitetura, o design e a produção artística. Iniciou-se no arranque das comemorações dos 10 anos do Centro de Mar, em 2024, com a componente de trabalho de campo e investigação, e será materializado para o público no decorrer de 2025 com workshops, exposições e publicações.

A partir de testemunhos de pessoas do mar, recolhidas pelo Centro de Mar, Luísa Coelho e Rui Cerqueira Coelho criaram uma história infantil ao longo do ano de 2024, que se materializa em “O mar está todo aqui”. Rui criou a história entre um avô, velho lobo do mar, e o seu neto, tendo Luísa ilustrado o conto. Em 2025, ocorrerá a publicação deste livro infantil, mas que toca a realidade da memória coletiva da vida da pesca. Neste Dia Nacional do Mar, os dois dinamizaram uma oficina criativa para crianças e famílias alusivas à história do livro, momento que contou com a colaboração do Presidente da Câmara e da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.

O projeto Centro de Mar “Cidade Náutica do Atlântico” foi concebido com o propósito de consolidar uma Rede de Cultura e Vivências Marítimas, consubstanciada na articulação sinergética de um conjunto de estruturas patrimoniais, museológicas e documentais. Esta estrutura apresenta-se como “porta de entrada” e centro irradiador de informação e de dinâmicas para vários elementos constituintes desta Rede.

O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar inaugurou no dia 16 de novembro de 2014. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. O Museu Virtual da Memória Marítima conta atualmente com 844 elementos, entre livros, periódicos, catálogos, documentos, mapas e cartas, objetos, imagens digitais, entrevistas, filmes, vídeos, cds e dvds.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Alto Minho recebe investimento de 747 mil euros para reforçar recolha seletiva de biorresíduos

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe Roteiro para Descarbonização Naval

Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.

Regional 15 Dezembro, 2025

Jornal “A Aurora do Lima” celebra hoje 170 anos de história

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Montenegro afasta regionalização nesta legislatura e reforça descentralização

No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Luís Nobre destaca desafios do Poder Local no XXVII Congresso da ANMP realizado em Viana do Castelo

Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.