Logo
Regional

Centro de Mar de Viana do Castelo com mais de 165 mil visitantes em uma década

18 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Centro de Mar de Viana do Castelo completou, no sábado, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, uma década de existência. Desde 2014, a valência, instalada a bordo do navio Gil Eannes, conquistou 164.502 utilizadores, sendo 73% dos mesmos portugueses (119.575) e 27% estrangeiros (44.927).

Nestes dez anos, através do serviço educativo, foram promovidas 780 atividades temáticas com as escolas, que envolveram 17.109 crianças. O projeto educativo “Além-mar” envolveu 1.223 alunos, de 2017 a 2024, e as “Aulas a Bordo” envolveram 1.465 participantes.

No âmbito da comemoração dos dez anos do Centro de Mar, foi inaugurada a exposição “Um mar de oportunidades” no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considerou que este é um “dia de celebração e de apresentação de novos projetos”, com a inauguração de uma exposição que resume “10 anos de história, de percurso e de memória”.

O autarca indicou ainda que o Navio Gil Eannes, a bordo do qual está instalado o Centro de Mar, o “anjo branco”, passou “por um processo de renovação, nas últimas semanas, para continuar a afirmar a ligação de Viana do Castelo e dos vianenses com o mar”.

Nesse sentido, Luís Nobre afirmou que é necessário continuar a trabalhar a “literacia” em torno da temática marítima, já que “Viana acredita e reconhece todas as potencialidades que o mar nos oferece para a nossa identidade, para a economia, as atividades, a cultura, a gastronomia, a educação, para os mais variados setores”.

Foram ainda apresentados dois novos projetos que serão desenvolvidos agora pelo Centro de Mar: “O Pasto das Marés” e “O Mar está todo aqui”.

“O Pasto das Marés” é um projeto multidisciplinar da plataforma colaborativa “A Recoletora”, que procura refletir criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas, a partir do território litoral de Viana do Castelo, cruzando áreas como a ficologia (ciência que estuda as algas), a gastronomia, a agricultura, a etnobotânica, a pedagogia, a arquitetura, o design e a produção artística. Iniciou-se no arranque das comemorações dos 10 anos do Centro de Mar, em 2024, com a componente de trabalho de campo e investigação, e será materializado para o público no decorrer de 2025 com workshops, exposições e publicações.

A partir de testemunhos de pessoas do mar, recolhidas pelo Centro de Mar, Luísa Coelho e Rui Cerqueira Coelho criaram uma história infantil ao longo do ano de 2024, que se materializa em “O mar está todo aqui”. Rui criou a história entre um avô, velho lobo do mar, e o seu neto, tendo Luísa ilustrado o conto. Em 2025, ocorrerá a publicação deste livro infantil, mas que toca a realidade da memória coletiva da vida da pesca. Neste Dia Nacional do Mar, os dois dinamizaram uma oficina criativa para crianças e famílias alusivas à história do livro, momento que contou com a colaboração do Presidente da Câmara e da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.

O projeto Centro de Mar “Cidade Náutica do Atlântico” foi concebido com o propósito de consolidar uma Rede de Cultura e Vivências Marítimas, consubstanciada na articulação sinergética de um conjunto de estruturas patrimoniais, museológicas e documentais. Esta estrutura apresenta-se como “porta de entrada” e centro irradiador de informação e de dinâmicas para vários elementos constituintes desta Rede.

O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar inaugurou no dia 16 de novembro de 2014. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. O Museu Virtual da Memória Marítima conta atualmente com 844 elementos, entre livros, periódicos, catálogos, documentos, mapas e cartas, objetos, imagens digitais, entrevistas, filmes, vídeos, cds e dvds.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.