O Centro de Mar de Viana do Castelo completou, no sábado, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, uma década de existência. Desde 2014, a valência, instalada a bordo do navio Gil Eannes, conquistou 164.502 utilizadores, sendo 73% dos mesmos portugueses (119.575) e 27% estrangeiros (44.927).

Nestes dez anos, através do serviço educativo, foram promovidas 780 atividades temáticas com as escolas, que envolveram 17.109 crianças. O projeto educativo “Além-mar” envolveu 1.223 alunos, de 2017 a 2024, e as “Aulas a Bordo” envolveram 1.465 participantes.
No âmbito da comemoração dos dez anos do Centro de Mar, foi inaugurada a exposição “Um mar de oportunidades” no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considerou que este é um “dia de celebração e de apresentação de novos projetos”, com a inauguração de uma exposição que resume “10 anos de história, de percurso e de memória”.
O autarca indicou ainda que o Navio Gil Eannes, a bordo do qual está instalado o Centro de Mar, o “anjo branco”, passou “por um processo de renovação, nas últimas semanas, para continuar a afirmar a ligação de Viana do Castelo e dos vianenses com o mar”.
Nesse sentido, Luís Nobre afirmou que é necessário continuar a trabalhar a “literacia” em torno da temática marítima, já que “Viana acredita e reconhece todas as potencialidades que o mar nos oferece para a nossa identidade, para a economia, as atividades, a cultura, a gastronomia, a educação, para os mais variados setores”.
Foram ainda apresentados dois novos projetos que serão desenvolvidos agora pelo Centro de Mar: “O Pasto das Marés” e “O Mar está todo aqui”.
“O Pasto das Marés” é um projeto multidisciplinar da plataforma colaborativa “A Recoletora”, que procura refletir criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas, a partir do território litoral de Viana do Castelo, cruzando áreas como a ficologia (ciência que estuda as algas), a gastronomia, a agricultura, a etnobotânica, a pedagogia, a arquitetura, o design e a produção artística. Iniciou-se no arranque das comemorações dos 10 anos do Centro de Mar, em 2024, com a componente de trabalho de campo e investigação, e será materializado para o público no decorrer de 2025 com workshops, exposições e publicações.
A partir de testemunhos de pessoas do mar, recolhidas pelo Centro de Mar, Luísa Coelho e Rui Cerqueira Coelho criaram uma história infantil ao longo do ano de 2024, que se materializa em “O mar está todo aqui”. Rui criou a história entre um avô, velho lobo do mar, e o seu neto, tendo Luísa ilustrado o conto. Em 2025, ocorrerá a publicação deste livro infantil, mas que toca a realidade da memória coletiva da vida da pesca. Neste Dia Nacional do Mar, os dois dinamizaram uma oficina criativa para crianças e famílias alusivas à história do livro, momento que contou com a colaboração do Presidente da Câmara e da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.
O projeto Centro de Mar “Cidade Náutica do Atlântico” foi concebido com o propósito de consolidar uma Rede de Cultura e Vivências Marítimas, consubstanciada na articulação sinergética de um conjunto de estruturas patrimoniais, museológicas e documentais. Esta estrutura apresenta-se como “porta de entrada” e centro irradiador de informação e de dinâmicas para vários elementos constituintes desta Rede.
O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar inaugurou no dia 16 de novembro de 2014. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.
Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. O Museu Virtual da Memória Marítima conta atualmente com 844 elementos, entre livros, periódicos, catálogos, documentos, mapas e cartas, objetos, imagens digitais, entrevistas, filmes, vídeos, cds e dvds.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolhe esta sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h30, mais uma edição do ciclo "Poesia à Sexta", iniciativa que continua a promover o encontro entre a literatura e diferentes formas de expressão artística.
Um equídeo da raça autóctone Garrana foi morto na sequência de um alegado ataque de lobo ibérico registado na passada quinta-feira, 25 de junho, na freguesia de Outeiro, concelho de Viana do Castelo.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.