O Centro de Mar de Viana do Castelo completou, no sábado, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, uma década de existência. Desde 2014, a valência, instalada a bordo do navio Gil Eannes, conquistou 164.502 utilizadores, sendo 73% dos mesmos portugueses (119.575) e 27% estrangeiros (44.927).
Nestes dez anos, através do serviço educativo, foram promovidas 780 atividades temáticas com as escolas, que envolveram 17.109 crianças. O projeto educativo “Além-mar” envolveu 1.223 alunos, de 2017 a 2024, e as “Aulas a Bordo” envolveram 1.465 participantes.
No âmbito da comemoração dos dez anos do Centro de Mar, foi inaugurada a exposição “Um mar de oportunidades” no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considerou que este é um “dia de celebração e de apresentação de novos projetos”, com a inauguração de uma exposição que resume “10 anos de história, de percurso e de memória”.
O autarca indicou ainda que o Navio Gil Eannes, a bordo do qual está instalado o Centro de Mar, o “anjo branco”, passou “por um processo de renovação, nas últimas semanas, para continuar a afirmar a ligação de Viana do Castelo e dos vianenses com o mar”.
Nesse sentido, Luís Nobre afirmou que é necessário continuar a trabalhar a “literacia” em torno da temática marítima, já que “Viana acredita e reconhece todas as potencialidades que o mar nos oferece para a nossa identidade, para a economia, as atividades, a cultura, a gastronomia, a educação, para os mais variados setores”.
Foram ainda apresentados dois novos projetos que serão desenvolvidos agora pelo Centro de Mar: “O Pasto das Marés” e “O Mar está todo aqui”.
“O Pasto das Marés” é um projeto multidisciplinar da plataforma colaborativa “A Recoletora”, que procura refletir criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas, a partir do território litoral de Viana do Castelo, cruzando áreas como a ficologia (ciência que estuda as algas), a gastronomia, a agricultura, a etnobotânica, a pedagogia, a arquitetura, o design e a produção artística. Iniciou-se no arranque das comemorações dos 10 anos do Centro de Mar, em 2024, com a componente de trabalho de campo e investigação, e será materializado para o público no decorrer de 2025 com workshops, exposições e publicações.
A partir de testemunhos de pessoas do mar, recolhidas pelo Centro de Mar, Luísa Coelho e Rui Cerqueira Coelho criaram uma história infantil ao longo do ano de 2024, que se materializa em “O mar está todo aqui”. Rui criou a história entre um avô, velho lobo do mar, e o seu neto, tendo Luísa ilustrado o conto. Em 2025, ocorrerá a publicação deste livro infantil, mas que toca a realidade da memória coletiva da vida da pesca. Neste Dia Nacional do Mar, os dois dinamizaram uma oficina criativa para crianças e famílias alusivas à história do livro, momento que contou com a colaboração do Presidente da Câmara e da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.
O projeto Centro de Mar “Cidade Náutica do Atlântico” foi concebido com o propósito de consolidar uma Rede de Cultura e Vivências Marítimas, consubstanciada na articulação sinergética de um conjunto de estruturas patrimoniais, museológicas e documentais. Esta estrutura apresenta-se como “porta de entrada” e centro irradiador de informação e de dinâmicas para vários elementos constituintes desta Rede.
O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar inaugurou no dia 16 de novembro de 2014. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, com um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e um Centro de Documentação Marítima.
Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental) nos processos de desenvolvimento do território abrangido pelo Centro de Mar. O Museu Virtual da Memória Marítima conta atualmente com 844 elementos, entre livros, periódicos, catálogos, documentos, mapas e cartas, objetos, imagens digitais, entrevistas, filmes, vídeos, cds e dvds.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.