O Município de Ponte de Lima participou nas comemorações do 18.º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), realizadas recentemente em Alandroal.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde de Ponte de Lima foi distinguido com o Prémio Regional na categoria de Restaurante/Enoteca/Loja de Vinhos do ano, reconhecimento que sublinha o seu papel dinamizador na Região Demarcada dos Vinhos Verdes e o trabalho desenvolvido em estreita colaboração com os agentes económicos locais, com vista à valorização do património vitivinícola da região.
Durante o jantar comemorativo, a AMPV distinguiu entidades e personalidades que se têm destacado nas áreas do vinho, do enoturismo e na promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios vitivinícolas. Foram atribuídos Prémios Nacionais, Prémios Prestígio e Prémios Regionais a mais de 50 entidades e personalidades de várias regiões do país, em diversas categorias.
Inaugurado em 2016, o CIPVV conta já com quatro importantes distinções, de âmbito nacional e internacional. Em 2018, foi galardoado com o Best of Wine Tourism Awards na categoria de Arte e Cultura, e, no mesmo ano, recebeu em Bruxelas o European Iter Vitis Award. Em 2023, foi distinguido com o Prémio Prestígio na categoria de Museu do Vinho, atribuído pela AMPV. A mais recente distinção, o Prémio Regional de 2025 na categoria Restaurante/Enoteca/Loja de Vinhos do ano, reforça a trajetória de excelência do CIPVV.
Importa ainda destacar que o CIPVV integra a Rede Europeia de Museus e Centros de Interpretação do Vinho – REMCI VITIS, uma plataforma de cooperação internacional que promove a valorização, partilha de conhecimento e preservação da herança cultural do vinho no espaço europeu. Esta integração reafirma a relevância do CIPVV como referência nacional e europeia na promoção da cultura do vinho.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.