O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), que acolhe a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), vai ser requalificado pela autarquia, num investimento global de 600 mil euros cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em comunicado divulgado, a autarquia valenciana refere que a obra tem um prazo de execução de 270 dias (cerca de nove meses) e “visa restituir as condições de funcionalidade e segurança necessárias à plena utilização deste equipamento estratégico para o concelho“.
A ESCE faz parte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), “ocupa atualmente a totalidade do complexo e, no presente ano letivo, acolhe cerca de 650 estudantes”.
A Câmara observa que a intervenção “surge na sequência do acentuado estado de degradação do edifício, inaugurado em 2016, e que atualmente apresenta patologias estruturais significativas, nomeadamente ao nível dos revestimentos, impermeabilização, caixilharia, entre outros”.
Para o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira, a requalificação é “fundamental para garantir a continuidade da missão pedagógica e científica de uma instituição de referência para Valença e para toda a região transfronteiriça”.
“Ao mesmo tempo, permitirá revitalizar um auditório que constitui um pólo estruturante da dinâmica cultural e social da cidade”, afirmou.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.