O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), que acolhe a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), vai ser requalificado pela autarquia, num investimento global de 600 mil euros cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em comunicado divulgado, a autarquia valenciana refere que a obra tem um prazo de execução de 270 dias (cerca de nove meses) e “visa restituir as condições de funcionalidade e segurança necessárias à plena utilização deste equipamento estratégico para o concelho“.
A ESCE faz parte do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), “ocupa atualmente a totalidade do complexo e, no presente ano letivo, acolhe cerca de 650 estudantes”.
A Câmara observa que a intervenção “surge na sequência do acentuado estado de degradação do edifício, inaugurado em 2016, e que atualmente apresenta patologias estruturais significativas, nomeadamente ao nível dos revestimentos, impermeabilização, caixilharia, entre outros”.
Para o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira, a requalificação é “fundamental para garantir a continuidade da missão pedagógica e científica de uma instituição de referência para Valença e para toda a região transfronteiriça”.
“Ao mesmo tempo, permitirá revitalizar um auditório que constitui um pólo estruturante da dinâmica cultural e social da cidade”, afirmou.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.