Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.
De maneira a reforçar o valor do tecido empresarial do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explicou que estas reuniões de trabalho visam a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza, potenciando um”acompanhamento mais efetivo e direto às empresas instaladas na Zona Industrial, contribuindo para um ambiente empresarial mais inovador sustentado na ligação entre participantes e na capacitação digital”.
Agradecendo o interesse e a disponibilidade dos presentes, Rui Teixeira assegurou que a “pujança empresarial” do concelho justifica esta estratégia de cooperação de proximidade, “apoiando as empresas em áreas âncora como a inovação, investigação e desenvolvimento”. “O Município tem vindo a trabalhar com a Universidade do Minho num projeto-piloto inovador de transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia local, consubstanciado num espaço multifuncional. O Centro de Inovação de Cerveira está a ser projetado para promover sinergias entre ciência, tecnologia, sustentabilidade, empresas e a comunidade”, disse o autarca, acrescentando que, “complementarmente, foi contactada uma empresa de formação para fazer o diagnóstico das necessidades de formação e permitir a melhoria continua dos recursos humanos, convertendo e potenciando as competências dos funcionários”.
Na qualidade de parceiros, os representantes do CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais expuseram ideias-chave e apesentaram dados de consolidação empresarial importantes, propondo, nesta fase, a elaboração e distribuição de um questionário por todas as empresas sedeadas na Zona Industrial de Cerveira, com o objetivo de perceber as necessidades formativas comuns, por forma a avançar com formação especializada.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira formalizou, em maio, um protocolo de colaboração com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) para a criação do Centro de Inovação de Cerveira, a ser ficar instalado no edifício no Edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.