Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.
De maneira a reforçar o valor do tecido empresarial do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explicou que estas reuniões de trabalho visam a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza, potenciando um”acompanhamento mais efetivo e direto às empresas instaladas na Zona Industrial, contribuindo para um ambiente empresarial mais inovador sustentado na ligação entre participantes e na capacitação digital”.
Agradecendo o interesse e a disponibilidade dos presentes, Rui Teixeira assegurou que a “pujança empresarial” do concelho justifica esta estratégia de cooperação de proximidade, “apoiando as empresas em áreas âncora como a inovação, investigação e desenvolvimento”. “O Município tem vindo a trabalhar com a Universidade do Minho num projeto-piloto inovador de transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia local, consubstanciado num espaço multifuncional. O Centro de Inovação de Cerveira está a ser projetado para promover sinergias entre ciência, tecnologia, sustentabilidade, empresas e a comunidade”, disse o autarca, acrescentando que, “complementarmente, foi contactada uma empresa de formação para fazer o diagnóstico das necessidades de formação e permitir a melhoria continua dos recursos humanos, convertendo e potenciando as competências dos funcionários”.
Na qualidade de parceiros, os representantes do CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais expuseram ideias-chave e apesentaram dados de consolidação empresarial importantes, propondo, nesta fase, a elaboração e distribuição de um questionário por todas as empresas sedeadas na Zona Industrial de Cerveira, com o objetivo de perceber as necessidades formativas comuns, por forma a avançar com formação especializada.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira formalizou, em maio, um protocolo de colaboração com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) para a criação do Centro de Inovação de Cerveira, a ser ficar instalado no edifício no Edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).