Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.
De maneira a reforçar o valor do tecido empresarial do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explicou que estas reuniões de trabalho visam a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza, potenciando um”acompanhamento mais efetivo e direto às empresas instaladas na Zona Industrial, contribuindo para um ambiente empresarial mais inovador sustentado na ligação entre participantes e na capacitação digital”.
Agradecendo o interesse e a disponibilidade dos presentes, Rui Teixeira assegurou que a “pujança empresarial” do concelho justifica esta estratégia de cooperação de proximidade, “apoiando as empresas em áreas âncora como a inovação, investigação e desenvolvimento”. “O Município tem vindo a trabalhar com a Universidade do Minho num projeto-piloto inovador de transferência de conhecimento científico e tecnológico para a economia local, consubstanciado num espaço multifuncional. O Centro de Inovação de Cerveira está a ser projetado para promover sinergias entre ciência, tecnologia, sustentabilidade, empresas e a comunidade”, disse o autarca, acrescentando que, “complementarmente, foi contactada uma empresa de formação para fazer o diagnóstico das necessidades de formação e permitir a melhoria continua dos recursos humanos, convertendo e potenciando as competências dos funcionários”.
Na qualidade de parceiros, os representantes do CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais expuseram ideias-chave e apesentaram dados de consolidação empresarial importantes, propondo, nesta fase, a elaboração e distribuição de um questionário por todas as empresas sedeadas na Zona Industrial de Cerveira, com o objetivo de perceber as necessidades formativas comuns, por forma a avançar com formação especializada.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira formalizou, em maio, um protocolo de colaboração com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) para a criação do Centro de Inovação de Cerveira, a ser ficar instalado no edifício no Edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.