Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, é apresentado o livro “Tolerância e Cidadania”, organizado por Pedro Pereira, José Carlos Loureiro e Elizabeth Challinor, editado sob a chancela do Centro de Estudos Regionais.
A sessão de apresentação decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Tavares, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Daniel Tavares licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, onde se doutorou com a tese ”Do autorretrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea”. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável por disciplinas no âmbito da literatura e dos estudos interartísticos. Lecionou ainda na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais e na Escola Letras, Artes e Ciências Humanas. É investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo 2i, e pertence à equipa Editorial da revista 2i. Tem desenvolvido investigação em torno da poesia contemporânea, das interartes, da intermedialidade, do (auto)retrato/autorrepresentação, e, mais recentemente, do envelhecimento e da extinção.

A publicação, com aproximadamente 300 páginas, reúne treze ensaios de autores nacionais e estrangeiros, versando os temas da tolerância e cidadania, a partir de diferentes pontos de vista científicos (antropologia, história, filosofia, arte, enfermagem, educação) e modos de escrita distintos que, em diálogo, procuram refletir sobre o tema numa época cada vez mais marcada pela intolerância e indiferença. O leitor encontrará reflexões relacionadas com o trabalho, a educação, a religião, a arte e a saúde, num projeto editorial organizado por três investigadores/autores, cujas biografias estão ligadas à região.
A sessão é pública.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.