Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, é apresentado o livro “Tolerância e Cidadania”, organizado por Pedro Pereira, José Carlos Loureiro e Elizabeth Challinor, editado sob a chancela do Centro de Estudos Regionais.
A sessão de apresentação decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Tavares, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Daniel Tavares licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, onde se doutorou com a tese ”Do autorretrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea”. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável por disciplinas no âmbito da literatura e dos estudos interartísticos. Lecionou ainda na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais e na Escola Letras, Artes e Ciências Humanas. É investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo 2i, e pertence à equipa Editorial da revista 2i. Tem desenvolvido investigação em torno da poesia contemporânea, das interartes, da intermedialidade, do (auto)retrato/autorrepresentação, e, mais recentemente, do envelhecimento e da extinção.

A publicação, com aproximadamente 300 páginas, reúne treze ensaios de autores nacionais e estrangeiros, versando os temas da tolerância e cidadania, a partir de diferentes pontos de vista científicos (antropologia, história, filosofia, arte, enfermagem, educação) e modos de escrita distintos que, em diálogo, procuram refletir sobre o tema numa época cada vez mais marcada pela intolerância e indiferença. O leitor encontrará reflexões relacionadas com o trabalho, a educação, a religião, a arte e a saúde, num projeto editorial organizado por três investigadores/autores, cujas biografias estão ligadas à região.
A sessão é pública.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.