Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, é apresentado o livro “Tolerância e Cidadania”, organizado por Pedro Pereira, José Carlos Loureiro e Elizabeth Challinor, editado sob a chancela do Centro de Estudos Regionais.
A sessão de apresentação decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Tavares, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Daniel Tavares licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, onde se doutorou com a tese ”Do autorretrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea”. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável por disciplinas no âmbito da literatura e dos estudos interartísticos. Lecionou ainda na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais e na Escola Letras, Artes e Ciências Humanas. É investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo 2i, e pertence à equipa Editorial da revista 2i. Tem desenvolvido investigação em torno da poesia contemporânea, das interartes, da intermedialidade, do (auto)retrato/autorrepresentação, e, mais recentemente, do envelhecimento e da extinção.
A publicação, com aproximadamente 300 páginas, reúne treze ensaios de autores nacionais e estrangeiros, versando os temas da tolerância e cidadania, a partir de diferentes pontos de vista científicos (antropologia, história, filosofia, arte, enfermagem, educação) e modos de escrita distintos que, em diálogo, procuram refletir sobre o tema numa época cada vez mais marcada pela intolerância e indiferença. O leitor encontrará reflexões relacionadas com o trabalho, a educação, a religião, a arte e a saúde, num projeto editorial organizado por três investigadores/autores, cujas biografias estão ligadas à região.
A sessão é pública.
Está em curso a instalação de parte das 80 novas paragens de autocarro previstas para o concelho, no âmbito do plano de melhoria da rede de transportes públicos promovido pela TuViana – Transportes Urbanos de Viana do Castelo.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.