Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, é apresentado o livro “Tolerância e Cidadania”, organizado por Pedro Pereira, José Carlos Loureiro e Elizabeth Challinor, editado sob a chancela do Centro de Estudos Regionais.
A sessão de apresentação decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Tavares, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Daniel Tavares licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, onde se doutorou com a tese ”Do autorretrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea”. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável por disciplinas no âmbito da literatura e dos estudos interartísticos. Lecionou ainda na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais e na Escola Letras, Artes e Ciências Humanas. É investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo 2i, e pertence à equipa Editorial da revista 2i. Tem desenvolvido investigação em torno da poesia contemporânea, das interartes, da intermedialidade, do (auto)retrato/autorrepresentação, e, mais recentemente, do envelhecimento e da extinção.

A publicação, com aproximadamente 300 páginas, reúne treze ensaios de autores nacionais e estrangeiros, versando os temas da tolerância e cidadania, a partir de diferentes pontos de vista científicos (antropologia, história, filosofia, arte, enfermagem, educação) e modos de escrita distintos que, em diálogo, procuram refletir sobre o tema numa época cada vez mais marcada pela intolerância e indiferença. O leitor encontrará reflexões relacionadas com o trabalho, a educação, a religião, a arte e a saúde, num projeto editorial organizado por três investigadores/autores, cujas biografias estão ligadas à região.
A sessão é pública.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.