Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, é apresentado o livro “Tolerância e Cidadania”, organizado por Pedro Pereira, José Carlos Loureiro e Elizabeth Challinor, editado sob a chancela do Centro de Estudos Regionais.
A sessão de apresentação decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A apresentação do livro estará a cargo de Daniel Tavares, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Daniel Tavares licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho, onde se doutorou com a tese ”Do autorretrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea”. É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável por disciplinas no âmbito da literatura e dos estudos interartísticos. Lecionou ainda na Universidade do Minho, no Instituto de Ciências Sociais e na Escola Letras, Artes e Ciências Humanas. É investigador do Centro de Estudos Humanísticos, membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo 2i, e pertence à equipa Editorial da revista 2i. Tem desenvolvido investigação em torno da poesia contemporânea, das interartes, da intermedialidade, do (auto)retrato/autorrepresentação, e, mais recentemente, do envelhecimento e da extinção.

A publicação, com aproximadamente 300 páginas, reúne treze ensaios de autores nacionais e estrangeiros, versando os temas da tolerância e cidadania, a partir de diferentes pontos de vista científicos (antropologia, história, filosofia, arte, enfermagem, educação) e modos de escrita distintos que, em diálogo, procuram refletir sobre o tema numa época cada vez mais marcada pela intolerância e indiferença. O leitor encontrará reflexões relacionadas com o trabalho, a educação, a religião, a arte e a saúde, num projeto editorial organizado por três investigadores/autores, cujas biografias estão ligadas à região.
A sessão é pública.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.