Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo de Arnaldo Melo, Professor Associado com Agregação de História Medieval, do Departamento de História, ICS da Universidade do Minho.
Estudos Regionais é uma publicação periódica, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Participam nesta edição Abílio Faria, Alexandra Esteves, Ana Isabel Lopes, Ernesto do Paço, Ernesto Português, Gonçalo Maia Marques, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Patrícia Correia, Rebeca Blanco-Rotea e Susana Costa. Dedicada, particularmente, aos temas relacionados com a região do Noroeste de Portugal, a revista inclui estudos sobre o Mosteiro de São Salvador de Arnoso, o Forte de Lovelhe, o caminho de ferro de Valença a Monção e Melgaço, os boticários Frei Manoel Sousa e Lúcio Conceição, os “Migueis”, barqueiros de Seixas e o fotógrafo António Silva. Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente por Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 216 páginas, integrando, para além dos mencionados estudos, um conjunto de três recensões e a transcrição de um documento pertencente ao Mosteiro de São Romão do Neiva. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A sessão de apresentação é pública. Como tem sido hábito, os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista no dia da apresentação.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.