Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo de Arnaldo Melo, Professor Associado com Agregação de História Medieval, do Departamento de História, ICS da Universidade do Minho.
Estudos Regionais é uma publicação periódica, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Participam nesta edição Abílio Faria, Alexandra Esteves, Ana Isabel Lopes, Ernesto do Paço, Ernesto Português, Gonçalo Maia Marques, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Patrícia Correia, Rebeca Blanco-Rotea e Susana Costa. Dedicada, particularmente, aos temas relacionados com a região do Noroeste de Portugal, a revista inclui estudos sobre o Mosteiro de São Salvador de Arnoso, o Forte de Lovelhe, o caminho de ferro de Valença a Monção e Melgaço, os boticários Frei Manoel Sousa e Lúcio Conceição, os “Migueis”, barqueiros de Seixas e o fotógrafo António Silva. Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente por Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 216 páginas, integrando, para além dos mencionados estudos, um conjunto de três recensões e a transcrição de um documento pertencente ao Mosteiro de São Romão do Neiva. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A sessão de apresentação é pública. Como tem sido hábito, os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista no dia da apresentação.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.