Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo de Arnaldo Melo, Professor Associado com Agregação de História Medieval, do Departamento de História, ICS da Universidade do Minho.
Estudos Regionais é uma publicação periódica, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Participam nesta edição Abílio Faria, Alexandra Esteves, Ana Isabel Lopes, Ernesto do Paço, Ernesto Português, Gonçalo Maia Marques, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Patrícia Correia, Rebeca Blanco-Rotea e Susana Costa. Dedicada, particularmente, aos temas relacionados com a região do Noroeste de Portugal, a revista inclui estudos sobre o Mosteiro de São Salvador de Arnoso, o Forte de Lovelhe, o caminho de ferro de Valença a Monção e Melgaço, os boticários Frei Manoel Sousa e Lúcio Conceição, os “Migueis”, barqueiros de Seixas e o fotógrafo António Silva. Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente por Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 216 páginas, integrando, para além dos mencionados estudos, um conjunto de três recensões e a transcrição de um documento pertencente ao Mosteiro de São Romão do Neiva. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A sessão de apresentação é pública. Como tem sido hábito, os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista no dia da apresentação.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.