Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
A apresentação estará a cargo de Arnaldo Melo, Professor Associado com Agregação de História Medieval, do Departamento de História, ICS da Universidade do Minho.
Estudos Regionais é uma publicação periódica, editada pelo Centro de Estudos Regionais, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. Participam nesta edição Abílio Faria, Alexandra Esteves, Ana Isabel Lopes, Ernesto do Paço, Ernesto Português, Gonçalo Maia Marques, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Maria de Lurdes Carreira, Maria João Pires, Patrícia Correia, Rebeca Blanco-Rotea e Susana Costa. Dedicada, particularmente, aos temas relacionados com a região do Noroeste de Portugal, a revista inclui estudos sobre o Mosteiro de São Salvador de Arnoso, o Forte de Lovelhe, o caminho de ferro de Valença a Monção e Melgaço, os boticários Frei Manoel Sousa e Lúcio Conceição, os “Migueis”, barqueiros de Seixas e o fotógrafo António Silva. Dirigida por José Carlos Loureiro e coordenada cientificamente por Glória Solé, docente e investigadora na Universidade do Minho, a publicação do corrente ano é composta por 216 páginas, integrando, para além dos mencionados estudos, um conjunto de três recensões e a transcrição de um documento pertencente ao Mosteiro de São Romão do Neiva. A revisão das traduções coube a “The British Academy” e o design é da responsabilidade de Rui Carvalho. A edição recebeu o patrocínio da Caixa Agrícola do Noroeste.
A sessão de apresentação é pública. Como tem sido hábito, os associados do Centro de Estudos Regionais, com as quotas atualizadas, recebem um exemplar da revista no dia da apresentação.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.