Logo
Regional

Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora inaugurado com forte envolvimento da população

31 Agosto, 2024 | 20:21
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora inaugurado com forte envolvimento da população

A obra é o fruto de anos de luta e dedicação visando a melhoria do atendimento e acolhimento dos idosos da comunidade de Riba de Âncora e freguesias do Vale do Âncora” – esta é a frase inscrita na placa que marca, a partir de hoje, a inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, um sonho tornado realidade, que se pretende tenha continuidade e possa ainda crescer. Foi uma cerimónia simples e muito participada pela população. Começou pelas 10h00, com várias intervenções de responsáveis pelos diferentes organismos que colaboraram, de diversas formas, para que a obra fosse agora realidade. Transversal a todas as intervenções foi a alegria e a união, expressa também em agradecimentos – muitos – que se repetiram. Seguiu-se a visita ao complexo e o convívio.

Também na placa ficam inscritos os nomes das várias pessoas e entidades que, hoje, participaram na cerimónia, umas porque estiveram no projeto desde a primeira hora, outras por inerência de funções. A inauguração contou, entre outras, com as participações do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes; Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador; Presidentes da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga; Vice-Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, João António Gonçalves; Pároco e Presidente do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Manuel Joaquim Oliveira.

Estes são os nomes que ficaram também a constar da tradicional placa, mas a lista de pessoas que se envolveram, direta e indiretamente, neste projeto é bastante mais vasta. Como foi frisado em diversas intervenções, a própria população, que não só compareceu hoje em grande número, mas também se organizou por diversas vezes, para angariação de fundos, que permitisse concretizar o sonho.

É um projeto de todos, como repetiu logo no início Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia, a quem coube conduzir a parte mais formal, apresentando cada interveniente.

Gratidão e agradecimento foram, aliás, as palavras mais repetidas. Transversal foi ainda o carinho em relação ao Pároco Manuel Joaquim, que em breve se vai retirar de funções, e que é um dos mais importantes obreiros, o primeiro talvez a sonhar com a obra. Para ele estava reservada uma pequena surpresa, um presente, um Cristo.

Paulo Alvarenga recordou os desafios que a obra implicou, todos ultrapassados, agradeceu ao arquiteto Pita Guerreiro, à Câmara, aos seus funcionários e aos funcionários da Junta de Freguesia, alguns a experimentarem mesmo trabalhos que não são habitualmente os seus, mas que aqui eram necessários e ninguém hesitou em ir em frente. O autarca agradeceu também, entre outros, a Flamiano Martins, mais uma das pessoas que se dedicou por inteiro à obra; ao atual Presidente da Câmara, Rui Lages, que ainda recentemente conseguiu desbloquear apoios que eram necessários; mas também ao anterior Presidente, Miguel Alves, que iniciou com ele e com os outros entusiastas, toda a obra.

Paulo Alvarenga revelou, porém, que “a obra não acaba aqui” e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. “Para mim, esta é a obra mais importante de todas”, referiu ainda o autarca local, visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.

Rui Lages, na mesma linha, agradeceu todas as colaborações, incluindo os trabalhadores da Câmara Municipal, mas com destaque para o Pároco Manuel Joaquim, Flamiano Martins e Paulo Alvarenga – o autarca que classificou como persistente, audaz, fazedor e bom gestor dos dinheiros públicos.

Intervieram ainda, entre outros, o Diretor da Segurança Social, que ainda há pouco iniciou funções, assim como o Secretário de Estado. Em comum, palavras de apoio ao projeto e aos responsáveis e o desejo de colaborar para ajudar a fazer mais e melhor.  

A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto: “vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade”.          

A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.

Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.