Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora inaugurado com forte envolvimento da população

“A obra é o fruto de anos de luta e dedicação visando a melhoria do atendimento e acolhimento dos idosos da comunidade de Riba de Âncora e freguesias do Vale do Âncora” – esta é a frase inscrita na placa que marca, a partir de hoje, a inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, um sonho tornado realidade, que se pretende tenha continuidade e possa ainda crescer. Foi uma cerimónia simples e muito participada pela população. Começou pelas 10h00, com várias intervenções de responsáveis pelos diferentes organismos que colaboraram, de diversas formas, para que a obra fosse agora realidade. Transversal a todas as intervenções foi a alegria e a união, expressa também em agradecimentos – muitos – que se repetiram. Seguiu-se a visita ao complexo e o convívio.
Também na placa ficam inscritos os nomes das várias pessoas e entidades que, hoje, participaram na cerimónia, umas porque estiveram no projeto desde a primeira hora, outras por inerência de funções. A inauguração contou, entre outras, com as participações do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes; Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador; Presidentes da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga; Vice-Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, João António Gonçalves; Pároco e Presidente do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Manuel Joaquim Oliveira.
Estes são os nomes que ficaram também a constar da tradicional placa, mas a lista de pessoas que se envolveram, direta e indiretamente, neste projeto é bastante mais vasta. Como foi frisado em diversas intervenções, a própria população, que não só compareceu hoje em grande número, mas também se organizou por diversas vezes, para angariação de fundos, que permitisse concretizar o sonho.
É um projeto de todos, como repetiu logo no início Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia, a quem coube conduzir a parte mais formal, apresentando cada interveniente.
Gratidão e agradecimento foram, aliás, as palavras mais repetidas. Transversal foi ainda o carinho em relação ao Pároco Manuel Joaquim, que em breve se vai retirar de funções, e que é um dos mais importantes obreiros, o primeiro talvez a sonhar com a obra. Para ele estava reservada uma pequena surpresa, um presente, um Cristo.
Paulo Alvarenga recordou os desafios que a obra implicou, todos ultrapassados, agradeceu ao arquiteto Pita Guerreiro, à Câmara, aos seus funcionários e aos funcionários da Junta de Freguesia, alguns a experimentarem mesmo trabalhos que não são habitualmente os seus, mas que aqui eram necessários e ninguém hesitou em ir em frente. O autarca agradeceu também, entre outros, a Flamiano Martins, mais uma das pessoas que se dedicou por inteiro à obra; ao atual Presidente da Câmara, Rui Lages, que ainda recentemente conseguiu desbloquear apoios que eram necessários; mas também ao anterior Presidente, Miguel Alves, que iniciou com ele e com os outros entusiastas, toda a obra.
Paulo Alvarenga revelou, porém, que “a obra não acaba aqui” e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. “Para mim, esta é a obra mais importante de todas”, referiu ainda o autarca local, visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.
Rui Lages, na mesma linha, agradeceu todas as colaborações, incluindo os trabalhadores da Câmara Municipal, mas com destaque para o Pároco Manuel Joaquim, Flamiano Martins e Paulo Alvarenga – o autarca que classificou como persistente, audaz, fazedor e bom gestor dos dinheiros públicos.
Intervieram ainda, entre outros, o Diretor da Segurança Social, que ainda há pouco iniciou funções, assim como o Secretário de Estado. Em comum, palavras de apoio ao projeto e aos responsáveis e o desejo de colaborar para ajudar a fazer mais e melhor.
A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto: “vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade”.
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.
Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora.

Viana do Castelo prepara-se para receber um fim de semana marcado por uma intensa atividade desportiva, com provas e iniciativas que abrangem modalidades tão distintas como o windsurf, hóquei em patins, atletismo, BTT, caminhada, motorizados e atividades em família.
A Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, promove no próximo dia 6 de julho, entre as 18h30 e as 20h00, mais uma edição do ESM Open Day, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a oferta educativa da escola a alunos, encarregados de educação e à comunidade.
Viana do Castelo dá amanhã, sábado, 27 de junho, o arranque oficial às comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, com um conjunto de cerimónias institucionais que assinalam o início de uma semana de iniciativas abertas ao público.
A Seleção Portuguesa de futebol teve quase sempre grandes jogadores. Ao longo dos anos, Portugal teve extremos rápidos, médios criativos, avançados de qualidade, bons defesas e bons guarda-redes. Talento nunca foi o maior problema.
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, recuperou esta quinta-feira, 25 de junho, diverso material furtado no concelho de Monção, no âmbito de uma investigação relacionada com um furto ocorrido no passado dia 22 de junho.
O Festival de Música Terras de Cervaria regressa a Vila Nova de Cerveira para a sua segunda edição, afirmando-se como uma proposta cultural diferenciadora que alia património, identidade territorial e inovação artística. A apresentação oficial do evento decorreu esta quinta-feira, no Palco das Artes.
O Pavilhão José Natário recebe, a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, a Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026, reunindo oito das melhores equipas nacionais do escalão na luta pelo título.