Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora inaugurado com forte envolvimento da população

“A obra é o fruto de anos de luta e dedicação visando a melhoria do atendimento e acolhimento dos idosos da comunidade de Riba de Âncora e freguesias do Vale do Âncora” – esta é a frase inscrita na placa que marca, a partir de hoje, a inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, um sonho tornado realidade, que se pretende tenha continuidade e possa ainda crescer. Foi uma cerimónia simples e muito participada pela população. Começou pelas 10h00, com várias intervenções de responsáveis pelos diferentes organismos que colaboraram, de diversas formas, para que a obra fosse agora realidade. Transversal a todas as intervenções foi a alegria e a união, expressa também em agradecimentos – muitos – que se repetiram. Seguiu-se a visita ao complexo e o convívio.
Também na placa ficam inscritos os nomes das várias pessoas e entidades que, hoje, participaram na cerimónia, umas porque estiveram no projeto desde a primeira hora, outras por inerência de funções. A inauguração contou, entre outras, com as participações do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes; Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador; Presidentes da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga; Vice-Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, João António Gonçalves; Pároco e Presidente do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Manuel Joaquim Oliveira.
Estes são os nomes que ficaram também a constar da tradicional placa, mas a lista de pessoas que se envolveram, direta e indiretamente, neste projeto é bastante mais vasta. Como foi frisado em diversas intervenções, a própria população, que não só compareceu hoje em grande número, mas também se organizou por diversas vezes, para angariação de fundos, que permitisse concretizar o sonho.
É um projeto de todos, como repetiu logo no início Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia, a quem coube conduzir a parte mais formal, apresentando cada interveniente.
Gratidão e agradecimento foram, aliás, as palavras mais repetidas. Transversal foi ainda o carinho em relação ao Pároco Manuel Joaquim, que em breve se vai retirar de funções, e que é um dos mais importantes obreiros, o primeiro talvez a sonhar com a obra. Para ele estava reservada uma pequena surpresa, um presente, um Cristo.
Paulo Alvarenga recordou os desafios que a obra implicou, todos ultrapassados, agradeceu ao arquiteto Pita Guerreiro, à Câmara, aos seus funcionários e aos funcionários da Junta de Freguesia, alguns a experimentarem mesmo trabalhos que não são habitualmente os seus, mas que aqui eram necessários e ninguém hesitou em ir em frente. O autarca agradeceu também, entre outros, a Flamiano Martins, mais uma das pessoas que se dedicou por inteiro à obra; ao atual Presidente da Câmara, Rui Lages, que ainda recentemente conseguiu desbloquear apoios que eram necessários; mas também ao anterior Presidente, Miguel Alves, que iniciou com ele e com os outros entusiastas, toda a obra.
Paulo Alvarenga revelou, porém, que “a obra não acaba aqui” e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. “Para mim, esta é a obra mais importante de todas”, referiu ainda o autarca local, visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.
Rui Lages, na mesma linha, agradeceu todas as colaborações, incluindo os trabalhadores da Câmara Municipal, mas com destaque para o Pároco Manuel Joaquim, Flamiano Martins e Paulo Alvarenga – o autarca que classificou como persistente, audaz, fazedor e bom gestor dos dinheiros públicos.
Intervieram ainda, entre outros, o Diretor da Segurança Social, que ainda há pouco iniciou funções, assim como o Secretário de Estado. Em comum, palavras de apoio ao projeto e aos responsáveis e o desejo de colaborar para ajudar a fazer mais e melhor.
A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto: “vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade”.
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.
Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora.

A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.
Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.
A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.
O deputado à Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, formalizou a candidatura à presidência da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo do CHEGA, apresentando uma lista que reúne cerca de uma centena de militantes dos dez concelhos do distrito.
Um homem de 49 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na Meadela, em Viana do Castelo, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.