Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora inaugurado com forte envolvimento da população
“A obra é o fruto de anos de luta e dedicação visando a melhoria do atendimento e acolhimento dos idosos da comunidade de Riba de Âncora e freguesias do Vale do Âncora” – esta é a frase inscrita na placa que marca, a partir de hoje, a inauguração do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora, um sonho tornado realidade, que se pretende tenha continuidade e possa ainda crescer. Foi uma cerimónia simples e muito participada pela população. Começou pelas 10h00, com várias intervenções de responsáveis pelos diferentes organismos que colaboraram, de diversas formas, para que a obra fosse agora realidade. Transversal a todas as intervenções foi a alegria e a união, expressa também em agradecimentos – muitos – que se repetiram. Seguiu-se a visita ao complexo e o convívio.
Também na placa ficam inscritos os nomes das várias pessoas e entidades que, hoje, participaram na cerimónia, umas porque estiveram no projeto desde a primeira hora, outras por inerência de funções. A inauguração contou, entre outras, com as participações do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes; Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador; Presidentes da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages; Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Paulo Alvarenga; Vice-Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, João António Gonçalves; Pároco e Presidente do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Manuel Joaquim Oliveira.
Estes são os nomes que ficaram também a constar da tradicional placa, mas a lista de pessoas que se envolveram, direta e indiretamente, neste projeto é bastante mais vasta. Como foi frisado em diversas intervenções, a própria população, que não só compareceu hoje em grande número, mas também se organizou por diversas vezes, para angariação de fundos, que permitisse concretizar o sonho.
É um projeto de todos, como repetiu logo no início Rosa Máximo, da direção do Centro de Dia, a quem coube conduzir a parte mais formal, apresentando cada interveniente.
Gratidão e agradecimento foram, aliás, as palavras mais repetidas. Transversal foi ainda o carinho em relação ao Pároco Manuel Joaquim, que em breve se vai retirar de funções, e que é um dos mais importantes obreiros, o primeiro talvez a sonhar com a obra. Para ele estava reservada uma pequena surpresa, um presente, um Cristo.
Paulo Alvarenga recordou os desafios que a obra implicou, todos ultrapassados, agradeceu ao arquiteto Pita Guerreiro, à Câmara, aos seus funcionários e aos funcionários da Junta de Freguesia, alguns a experimentarem mesmo trabalhos que não são habitualmente os seus, mas que aqui eram necessários e ninguém hesitou em ir em frente. O autarca agradeceu também, entre outros, a Flamiano Martins, mais uma das pessoas que se dedicou por inteiro à obra; ao atual Presidente da Câmara, Rui Lages, que ainda recentemente conseguiu desbloquear apoios que eram necessários; mas também ao anterior Presidente, Miguel Alves, que iniciou com ele e com os outros entusiastas, toda a obra.
Paulo Alvarenga revelou, porém, que “a obra não acaba aqui” e deixou no ar que é possível ir mais longe, fazer ainda mais e que a ambição da freguesia e da sua comunidade tem sonhos ainda maiores. “Para mim, esta é a obra mais importante de todas”, referiu ainda o autarca local, visivelmente feliz da sua comunidade e da obra de todos, como a considerou.
Rui Lages, na mesma linha, agradeceu todas as colaborações, incluindo os trabalhadores da Câmara Municipal, mas com destaque para o Pároco Manuel Joaquim, Flamiano Martins e Paulo Alvarenga – o autarca que classificou como persistente, audaz, fazedor e bom gestor dos dinheiros públicos.
Intervieram ainda, entre outros, o Diretor da Segurança Social, que ainda há pouco iniciou funções, assim como o Secretário de Estado. Em comum, palavras de apoio ao projeto e aos responsáveis e o desejo de colaborar para ajudar a fazer mais e melhor.
A sessão formal foi encerrada com a intervenção de D. João Lavrador, para reforçar as palavras de gratidão em relação ao Pároco Manuel Joaquim. Falou ainda do papel da Igreja e das instituições e apelou a um trabalho conjunto: “vamos trabalhar todos, com critério, serenidade, rigor e legalidade”.
A nova sede do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário de Santa Maria de Riba de Âncora nasce assim no prédio que outrora foi a escola primária da freguesia. O edifício, propriedade da Câmara Municipal de Caminha, foi cedido gratuitamente, através de contrato comodato, por 50 anos, para instalação do equipamento social.
Trata-se de uma obra para a comunidade, uma comunidade alargada, que não se limita aos utentes da freguesia de Riba de Âncora.

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.