A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve no concelho de Monção, tendo visitado o futuro Centro de Alojamento Temporário (CAT), em construção na freguesia de Cambeses.

A apresentação do projeto, a cargo do arquiteto José Eduardo Vaz, teve lugar no Centro Pastoral de Cambeses, seguindo-se um percurso pedonal até ao CAT, localizado a uma distância inferior de 100 metros. No local, a comitiva tomou contacto com o andamento da obra.
Visivelmente satisfeita, Catarina Lourenço, autarca de Cambeses, referiu a importância da estrutura como “uma valiosa resposta habitacional às pessoas mais vulneráveis”, sublinhando que “o direito à habitação é uma necessidade fundamental para uma vivência digna”.
António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, acabado de chegar de Lisboa, onde participou na apresentação do Programa de Construção, Recuperação e Reabilitação das Escolas Públicas, referiu que projetos estruturantes, como este, nascem e desenvolvem-se com base na vontade e paixão dos eleitos locais. “É a dedicação e voluntarismo dos autarcas das freguesias que contribui para a transformação dos seus territórios, dando qualidade de vida às respetivas populações “ disse António Barbosa, enaltecendo “o papel das parcerias na criação de projetos essenciais para as pessoas”.
Marina Gonçalves destacou o “bom exemplo de parceria existente em Monção” e realçou que “a política de habitação é um objetivo estratégico do país que, como se comprova em todo o território nacional, está a ganhar forma com investimentos palpáveis no terreno”.
O CAT destina-se a albergar pessoas mais vulneráveis e com necessidade urgente e temporária de habitação (sem-abrigo, imigrantes, vitimas de violência doméstica) ou famílias afetadas por acontecimentos inesperados ou imprevisíveis (catástrofes naturais, incêndios ou pandemias).
O projeto, avaliado em 131.981.89 euros, é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa “Recuperar Portugal”, inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT). A Câmara Municipal de Monção comparticipa com 25 mil euros.

O SL Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins, ao vencer a UD Oliveirense por 3-0 na final da Final 8 do Campeonato Nacional 2025/2026, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo recebeu este sábado a sessão inaugural das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, dando início a um programa que decorrerá até 5 de julho e que inclui cerimónias militares, exposições, demonstrações operacionais, concertos e diversas atividades abertas à população.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.