Logo
Regional

Centro de Alojamento Temporário é um “bom exemplo de parceria existente em Monção”

4 Janeiro, 2024 | 9:05
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve no concelho de Monção, tendo visitado o futuro Centro de Alojamento Temporário (CAT), em construção na freguesia de Cambeses. 

A apresentação do projeto, a cargo do arquiteto José Eduardo Vaz, teve lugar no Centro Pastoral de Cambeses, seguindo-se um percurso pedonal até ao CAT, localizado a uma distância inferior de 100 metros. No local, a comitiva tomou contacto com o andamento da obra.

Visivelmente satisfeita, Catarina Lourenço, autarca de Cambeses, referiu a importância da estrutura como “uma valiosa resposta habitacional às pessoas mais vulneráveis”, sublinhando que “o direito à habitação é uma necessidade fundamental para uma vivência digna”.

António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, acabado de chegar de Lisboa, onde participou na apresentação do Programa de Construção, Recuperação e Reabilitação das Escolas Públicas, referiu que projetos estruturantes, como este, nascem e desenvolvem-se com base na vontade e paixão dos eleitos locais. “É a dedicação e voluntarismo dos autarcas das freguesias que contribui para a transformação dos seus territórios, dando qualidade de vida às respetivas populações “ disse António Barbosa, enaltecendo “o papel das parcerias na criação de projetos essenciais para as pessoas”.

Marina Gonçalves destacou o “bom exemplo de parceria existente em Monção” e realçou que “a política de habitação é um objetivo estratégico do país que, como se comprova em todo o território nacional, está a ganhar forma com investimentos palpáveis no terreno”.

O CAT destina-se a albergar pessoas mais vulneráveis e com necessidade urgente e temporária de habitação (sem-abrigo, imigrantes, vitimas de violência doméstica) ou famílias afetadas por acontecimentos inesperados ou imprevisíveis (catástrofes naturais, incêndios ou pandemias).

O projeto, avaliado em 131.981.89 euros, é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa “Recuperar Portugal”, inserido na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT). A Câmara Municipal de Monção comparticipa com 25 mil euros.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Dezembro marca o fecho de um ano intenso em Viana do Castelo

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.

Regional 31 Dezembro, 2025

Cidade Desportiva, habitação e cultura marcam novembro de 2025 em Viana do Castelo

O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.

Regional 31 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo pronto para Passagem de Ano mais aguardada da região

Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.

Regional 31 Dezembro, 2025

Outubro de 2025 marcado por reeleição de Luís Nobre como presidente da Câmara de Viana do Castelo

Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.

Regional 31 Dezembro, 2025

Madeira dos passadiços da ecovia do Vez dá nova vida a abrigos para gatos em Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.

Regional 31 Dezembro, 2025

Arranque do Novo Mercado e do TuViana marcam setembro de 2025 em Viana do Castelo

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.

Nacional 31 Dezembro, 2025

Pensionistas recebem aumento de 2,8% já em janeiro

Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.