Para assinalar o 1º aniversário do Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre.
Sob o mote “traga o seu melhor amigo ou passeie um dos nossos”, a caminhada inicia, pelas 15h00, na Rua da Portela, em Cardielos, e corresponde a um passeio de dificuldade média, com paragem obrigatória nas figuras rupestres.
O objetivo da iniciativa é assinalar o aniversário esta valência com uma atividade ao ar livre e proporcionar aos animais uma tarde diferente, uma vez que os cães que estão no CATAC poderão participar na caminhada. A iniciativa pretende também sensibilizar a população para o trabalho do CATAC e para importância que este serviço assume no município, nomeadamente em parceria com as associações de animais locais.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória [email: apoiovet@cm-viana-castelo.pt ]. Os canídeos participantes deverão ter identificação eletrónica; vacina antirrábica válida e desparasitação interna e externa recentes.
No período de um ano, metade dos animais que deram entrada no Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foram adotados. Desde que o espaço foi inaugurado, deram entrada 88 cães no CATAC, tendo sido adotados 46 e esterilizados 32. No que toca a gatos, deram entrada 63, foram adotados 29 e esterilizados um total de 26.
Estes números apontam para uma taxa de 52% de adoções nos canídeos e de 46% de adoções nos felídeos.
Acresce a esterilização de cerca de 100 animais, sem que estes deem entrada na valência municipal, por forma a travar a reprodução descontrolada e evitar o aparecimento de novas colónias.
O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi inaugurado a 6 de abril de 2024, 15 anos depois de ter sido idealizado. Correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também os serviços veterinários do Município, que acolhem os animais e tratam de todas as questões normais de saúde pública veterinária.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.