Logo
Regional

Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia assinala 1º aniversário

24 Março, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Para assinalar o 1º aniversário do Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre.

Sob o mote “traga o seu melhor amigo ou passeie um dos nossos”, a caminhada inicia, pelas 15h00, na Rua da Portela, em Cardielos, e corresponde a um passeio de dificuldade média, com paragem obrigatória nas figuras rupestres.

O objetivo da iniciativa é assinalar o aniversário esta valência com uma atividade ao ar livre e proporcionar aos animais uma tarde diferente, uma vez que os cães que estão no CATAC poderão participar na caminhada. A iniciativa pretende também sensibilizar a população para o trabalho do CATAC e para importância que este serviço assume no município, nomeadamente em parceria com as associações de animais locais.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória [email: apoiovet@cm-viana-castelo.pt ]. Os canídeos participantes deverão ter identificação eletrónica; vacina antirrábica válida e desparasitação interna e externa recentes.

No período de um ano, metade dos animais que deram entrada no Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foram adotados. Desde que o espaço foi inaugurado, deram entrada 88 cães no CATAC, tendo sido adotados 46 e esterilizados 32. No que toca a gatos, deram entrada 63, foram adotados 29 e esterilizados um total de 26.

Estes números apontam para uma taxa de 52% de adoções nos canídeos e de 46% de adoções nos felídeos.

Acresce a esterilização de cerca de 100 animais, sem que estes deem entrada na valência municipal, por forma a travar a reprodução descontrolada e evitar o aparecimento de novas colónias. 

O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi inaugurado a 6 de abril de 2024, 15 anos depois de ter sido idealizado. Correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também os serviços veterinários do Município, que acolhem os animais e tratam de todas as questões normais de saúde pública veterinária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.