Para assinalar o 1º aniversário do Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre.
Sob o mote “traga o seu melhor amigo ou passeie um dos nossos”, a caminhada inicia, pelas 15h00, na Rua da Portela, em Cardielos, e corresponde a um passeio de dificuldade média, com paragem obrigatória nas figuras rupestres.
O objetivo da iniciativa é assinalar o aniversário esta valência com uma atividade ao ar livre e proporcionar aos animais uma tarde diferente, uma vez que os cães que estão no CATAC poderão participar na caminhada. A iniciativa pretende também sensibilizar a população para o trabalho do CATAC e para importância que este serviço assume no município, nomeadamente em parceria com as associações de animais locais.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória [email: apoiovet@cm-viana-castelo.pt ]. Os canídeos participantes deverão ter identificação eletrónica; vacina antirrábica válida e desparasitação interna e externa recentes.
No período de um ano, metade dos animais que deram entrada no Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foram adotados. Desde que o espaço foi inaugurado, deram entrada 88 cães no CATAC, tendo sido adotados 46 e esterilizados 32. No que toca a gatos, deram entrada 63, foram adotados 29 e esterilizados um total de 26.
Estes números apontam para uma taxa de 52% de adoções nos canídeos e de 46% de adoções nos felídeos.
Acresce a esterilização de cerca de 100 animais, sem que estes deem entrada na valência municipal, por forma a travar a reprodução descontrolada e evitar o aparecimento de novas colónias.
O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi inaugurado a 6 de abril de 2024, 15 anos depois de ter sido idealizado. Correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também os serviços veterinários do Município, que acolhem os animais e tratam de todas as questões normais de saúde pública veterinária.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.