Logo
Regional

Centro de acolhimento para animais de Viana do Castelo a funcionar na segunda-feira

6 Abril, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia (CATAC) de Viana do Castelo, um investimento de quase 500 mil euros, começa a funcionar na segunda-feira, numa lógica de tratamento veterinário e não de alojamento prolongado, revelou fonte municipal.

O novo equipamento, que vai ser inaugurado no sábado, às 11:00, “mais do que ser um albergue pretende melhorar o serviço veterinário, para posterior adoção dos animais, entre cães e gatos”.

O projeto do CATAC foi aprovado em 2021, num investimento estimado em 370 mil euros. A construção iniciou-se em dezembro de 2021.

A conclusão do equipamento, cuja construção é contestada localmente, sofreu atrasos devido à falta de mão de obra e de materiais de construção.

Em dezembro de 2022, um incêndio destruiu grande parte do edifício e obrigou a Câmara de Viana do Castelo a investir mais 76 mil euros para reparar os estragos.

O CATAC está instalado num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados, na freguesia de Cardielos, confinante com a Autoestrada 27 (autoestrada do Vale do Lima), e será gerido pela autarquia.

No átrio do edifício está instalado o balcão de atendimento, sanitários públicos, sala de reuniões e corredor para as divisões interiores.

A poente localizam-se os balneários do pessoal e uma pequena copa, bem como uma área técnica acessível pelo exterior.

Do lado nascente estão localizadas as funções de triagem médico veterinárias e de higiene animal. Na zona posterior ficam a cozinha de alimentação animal, o armazém de alimentos e material, a lavandaria e a zona técnica.

A zona de quarentena/emergência está situada a nascente do edifício principal, junto das funções médico veterinárias, sendo composta por um cela semicircular e quatro celas com condições térmicas.

O edifício principal surge no alinhamento da estrada que lhe dá acesso, sendo que a ligação ao interior do centro de acolhimento é feita pelo lado nascente, onde se localiza o estacionamento público.

Os espaços destas funções tendem a ser sequenciais, com portas entre eles para que diariamente, e principalmente em situações limite, não se perca tempo nem se cruzem funções.

Este núcleo de medicina veterinária do centro de acolhimento foi o definidor da localização do edifício de quarentena/emergência, a nascente do principal.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Dezembro, 2025

Naufrágio de embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora deixa quatro desaparecidos

Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo Lança VianaPocket para Incentivar Comércio Local

Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Homem morre atropelado por comboio na Linha do Minho em Areosa

Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.

Regional 16 Dezembro, 2025

Valença apoia campanha nacional “Dê Troco a Quem Precisa”

Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Atleta do Santa Luzia FC convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino Sub-19

A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.

Cultura 16 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Exposição “Entroido, Mobiliário Vestido” chega à Torre da Cadeia Velha

A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.

Regional 16 Dezembro, 2025

Melgaço enfrenta crise financeira e festival de cinema é suspenso

Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.