Logo
Regional

Centro de acolhimento para animais de Viana do Castelo a funcionar na segunda-feira

6 Abril, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia (CATAC) de Viana do Castelo, um investimento de quase 500 mil euros, começa a funcionar na segunda-feira, numa lógica de tratamento veterinário e não de alojamento prolongado, revelou fonte municipal.

O novo equipamento, que vai ser inaugurado no sábado, às 11:00, “mais do que ser um albergue pretende melhorar o serviço veterinário, para posterior adoção dos animais, entre cães e gatos”.

O projeto do CATAC foi aprovado em 2021, num investimento estimado em 370 mil euros. A construção iniciou-se em dezembro de 2021.

A conclusão do equipamento, cuja construção é contestada localmente, sofreu atrasos devido à falta de mão de obra e de materiais de construção.

Em dezembro de 2022, um incêndio destruiu grande parte do edifício e obrigou a Câmara de Viana do Castelo a investir mais 76 mil euros para reparar os estragos.

O CATAC está instalado num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados, na freguesia de Cardielos, confinante com a Autoestrada 27 (autoestrada do Vale do Lima), e será gerido pela autarquia.

No átrio do edifício está instalado o balcão de atendimento, sanitários públicos, sala de reuniões e corredor para as divisões interiores.

A poente localizam-se os balneários do pessoal e uma pequena copa, bem como uma área técnica acessível pelo exterior.

Do lado nascente estão localizadas as funções de triagem médico veterinárias e de higiene animal. Na zona posterior ficam a cozinha de alimentação animal, o armazém de alimentos e material, a lavandaria e a zona técnica.

A zona de quarentena/emergência está situada a nascente do edifício principal, junto das funções médico veterinárias, sendo composta por um cela semicircular e quatro celas com condições térmicas.

O edifício principal surge no alinhamento da estrada que lhe dá acesso, sendo que a ligação ao interior do centro de acolhimento é feita pelo lado nascente, onde se localiza o estacionamento público.

Os espaços destas funções tendem a ser sequenciais, com portas entre eles para que diariamente, e principalmente em situações limite, não se perca tempo nem se cruzem funções.

Este núcleo de medicina veterinária do centro de acolhimento foi o definidor da localização do edifício de quarentena/emergência, a nascente do principal.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo reforçam meios no Centro do País

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 1,5 milhões de euros na requalificação das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.

Regional 29 Janeiro, 2026

O Maior Carnaval do Norte de Portugal está de regresso a Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.

Regional 29 Janeiro, 2026

Ponte de Lima recebe I Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.

Cultura 29 Janeiro, 2026

PLATEA arranca com ciclo de teatro amador em Lanheses

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.