No âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, numa perspetiva transversal a todos os programas de integração de género, o programa Roteiro INCoDe.2030, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, realiza amanhã, 9 de fevereiro, o Roteiro INCoDe.2030 – “Tecnologias Disruptivas”, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
No programa para este dia, estão incluídos diferentes workshops, sendo que um deles se denomina MUDA | Eu Sou Digital, destinado a pessoas com mais de 45 anos, com pouca ou nenhuma literacia digital, de forma a iniciar o processo de integração dos mesmos nesta área, abordando temas como pesquisa na internet, e-mail, redes sociais e proteção de dados. As mentorias são realizadas por jovens, com formação para tal, de forma individual, num espaço comum.
Os trabalhos arrancam pelas 9h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da coordenadora geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes.
Pelas 10h00, serão apresentadas diversas Iniciativas INCoDe.2030, com a presença de Inês Guimarães, ENSICO, João Baracho, Apps for Good, Margarida Mateus, Engenheiras por um dia, Elisabete Macieira, Eu Sou Digital, Manuel Garcia, UPskill, Inês Esteves, PTSOC, Isabel Baptista, C-Academy, João Gomes, NAU, e Sara Fernandes, Transformação Digital da Saúde.
Pelas 11h15, Tecnologias Disruptivas e Capacitação Digital, com Pedro Guedes de Oliveira, da FEUP, INESC-TEC (TBC).
Às 11h45, serão debatidas as Tecnologias Disruptivas, com Cristina Santos, Universidade do Minho, João Nuno Ferreira, FCCN, Paulo Cardoso Amaral, Universidade Católica, José Pedro Antunes, INCoDe.2030, e Miguel Silva, da Corpower Ocean.
Da parte da tarde, às 14h30, o vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, irá moderar o painel dedicado às Iniciativas Locais, com Sara Paiva, ADiT-LAB, IPVC |Projetos de Transformação Digital Aplicada, Aníbal Castilho Coimbra de Matos, INESC TEC | Projeto Atlantis – Desafios e Oportunidades do Centro Europeu de Robôs Marítimos, Nuno Malta, Datacolab – Laboratório Colaborativo, Catarina Talina e Luís Gonçalves, Câmara Municipal de Viana do Castelo | Aplicações Sirene e Viana Acessível.
O dia termina pelas 18h15, com entrega de tablets a Centros Eu Sou Digital, numa parceria entre Eu Sou Digital e Huawei.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.