No âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, numa perspetiva transversal a todos os programas de integração de género, o programa Roteiro INCoDe.2030, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, realiza amanhã, 9 de fevereiro, o Roteiro INCoDe.2030 – “Tecnologias Disruptivas”, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
No programa para este dia, estão incluídos diferentes workshops, sendo que um deles se denomina MUDA | Eu Sou Digital, destinado a pessoas com mais de 45 anos, com pouca ou nenhuma literacia digital, de forma a iniciar o processo de integração dos mesmos nesta área, abordando temas como pesquisa na internet, e-mail, redes sociais e proteção de dados. As mentorias são realizadas por jovens, com formação para tal, de forma individual, num espaço comum.
Os trabalhos arrancam pelas 9h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da coordenadora geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes.
Pelas 10h00, serão apresentadas diversas Iniciativas INCoDe.2030, com a presença de Inês Guimarães, ENSICO, João Baracho, Apps for Good, Margarida Mateus, Engenheiras por um dia, Elisabete Macieira, Eu Sou Digital, Manuel Garcia, UPskill, Inês Esteves, PTSOC, Isabel Baptista, C-Academy, João Gomes, NAU, e Sara Fernandes, Transformação Digital da Saúde.
Pelas 11h15, Tecnologias Disruptivas e Capacitação Digital, com Pedro Guedes de Oliveira, da FEUP, INESC-TEC (TBC).
Às 11h45, serão debatidas as Tecnologias Disruptivas, com Cristina Santos, Universidade do Minho, João Nuno Ferreira, FCCN, Paulo Cardoso Amaral, Universidade Católica, José Pedro Antunes, INCoDe.2030, e Miguel Silva, da Corpower Ocean.
Da parte da tarde, às 14h30, o vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, irá moderar o painel dedicado às Iniciativas Locais, com Sara Paiva, ADiT-LAB, IPVC |Projetos de Transformação Digital Aplicada, Aníbal Castilho Coimbra de Matos, INESC TEC | Projeto Atlantis – Desafios e Oportunidades do Centro Europeu de Robôs Marítimos, Nuno Malta, Datacolab – Laboratório Colaborativo, Catarina Talina e Luís Gonçalves, Câmara Municipal de Viana do Castelo | Aplicações Sirene e Viana Acessível.
O dia termina pelas 18h15, com entrega de tablets a Centros Eu Sou Digital, numa parceria entre Eu Sou Digital e Huawei.

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.