De 26 de abril a 4 de maio, Viana do Castelo volta a ser palco do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”, que acontece no Centro Cultural da cidade.
Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, tem contribuído para a criação de novos públicos, especialmente em idade escolar e dos vários graus de ensino, e para a valorização cultural da população vianense e de muitos visitantes.
A programação é rica e diversificada, contemplando sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, música, dança, teatro, recitais de poesia, palestras, entrevistas e a 45ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
No sábado, 26 de abril, a abertura oficial da Feira do Livro acontece às 14h30. A tarde infantil conta com “Era uma vez o 25 de Abril”, às 16H00, pelo grupo O Bicho Papelão. À noite, às 21h30, concerto ABRIL por Cristina Branco, que Canta José Afonso.
No domingo, 27 de abril, destaque para a tarde infantil “O velho Eremita”, por Krisálida, às 16h00, e Contraponto – Coro de Câmara, canto à cappella, da música clássica ao jazz e ao pop, às 21h30.
Na segunda-feira, 28 de abril, “A Política e o Riso”, com Eduardo Madeira e Luís Afonso, apresentação de Marlene Ferraz, pelas 21h30.
Terça-feira, 29 de abril, também às 21h30, “A falar de livros e de filmes”, com Onésimo Teotónio de Almeida e Mário Augusto, apresentação de Isabel Campos.
Na quarta, dia 30 de abril, “Noite de poesia e tertúlia”, com Ana Zanatti e José Anjos, leitura de Isaque Ferreira e música de Rodrigo Brito.
Dia 1 de maio, às 21h30, “Conversa de uma vida”, com Sérgio Godinho e Nuno Artur Silva.
“A Última Lição”, com Manuel Sobrinho Simões e Luís Osório, é a proposta para a noite de sexta-feira, 2 de maio, às 21h30.
Na noite de sábado, 3 de maio, concerto de Samuel Úria, pelas 21h30.
Na última tarde, 4 de maio, às 16h00, poesia e música “Os poetas – O homem em eclipse”, com Rodrigo Leão, sintetizador, Gabriel Gomes, acordeão, e Miguel Borges, voz.
Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.