De 26 de abril a 4 de maio, Viana do Castelo volta a ser palco do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”, que acontece no Centro Cultural da cidade.
Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, tem contribuído para a criação de novos públicos, especialmente em idade escolar e dos vários graus de ensino, e para a valorização cultural da população vianense e de muitos visitantes.
A programação é rica e diversificada, contemplando sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, música, dança, teatro, recitais de poesia, palestras, entrevistas e a 45ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
No sábado, 26 de abril, a abertura oficial da Feira do Livro acontece às 14h30. A tarde infantil conta com “Era uma vez o 25 de Abril”, às 16H00, pelo grupo O Bicho Papelão. À noite, às 21h30, concerto ABRIL por Cristina Branco, que Canta José Afonso.
No domingo, 27 de abril, destaque para a tarde infantil “O velho Eremita”, por Krisálida, às 16h00, e Contraponto – Coro de Câmara, canto à cappella, da música clássica ao jazz e ao pop, às 21h30.
Na segunda-feira, 28 de abril, “A Política e o Riso”, com Eduardo Madeira e Luís Afonso, apresentação de Marlene Ferraz, pelas 21h30.
Terça-feira, 29 de abril, também às 21h30, “A falar de livros e de filmes”, com Onésimo Teotónio de Almeida e Mário Augusto, apresentação de Isabel Campos.
Na quarta, dia 30 de abril, “Noite de poesia e tertúlia”, com Ana Zanatti e José Anjos, leitura de Isaque Ferreira e música de Rodrigo Brito.
Dia 1 de maio, às 21h30, “Conversa de uma vida”, com Sérgio Godinho e Nuno Artur Silva.
“A Última Lição”, com Manuel Sobrinho Simões e Luís Osório, é a proposta para a noite de sexta-feira, 2 de maio, às 21h30.
Na noite de sábado, 3 de maio, concerto de Samuel Úria, pelas 21h30.
Na última tarde, 4 de maio, às 16h00, poesia e música “Os poetas – O homem em eclipse”, com Rodrigo Leão, sintetizador, Gabriel Gomes, acordeão, e Miguel Borges, voz.
Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.