De 26 de abril a 4 de maio, Viana do Castelo volta a ser palco do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”, que acontece no Centro Cultural da cidade.
Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, tem contribuído para a criação de novos públicos, especialmente em idade escolar e dos vários graus de ensino, e para a valorização cultural da população vianense e de muitos visitantes.
A programação é rica e diversificada, contemplando sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, música, dança, teatro, recitais de poesia, palestras, entrevistas e a 45ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
No sábado, 26 de abril, a abertura oficial da Feira do Livro acontece às 14h30. A tarde infantil conta com “Era uma vez o 25 de Abril”, às 16H00, pelo grupo O Bicho Papelão. À noite, às 21h30, concerto ABRIL por Cristina Branco, que Canta José Afonso.
No domingo, 27 de abril, destaque para a tarde infantil “O velho Eremita”, por Krisálida, às 16h00, e Contraponto – Coro de Câmara, canto à cappella, da música clássica ao jazz e ao pop, às 21h30.
Na segunda-feira, 28 de abril, “A Política e o Riso”, com Eduardo Madeira e Luís Afonso, apresentação de Marlene Ferraz, pelas 21h30.
Terça-feira, 29 de abril, também às 21h30, “A falar de livros e de filmes”, com Onésimo Teotónio de Almeida e Mário Augusto, apresentação de Isabel Campos.
Na quarta, dia 30 de abril, “Noite de poesia e tertúlia”, com Ana Zanatti e José Anjos, leitura de Isaque Ferreira e música de Rodrigo Brito.
Dia 1 de maio, às 21h30, “Conversa de uma vida”, com Sérgio Godinho e Nuno Artur Silva.
“A Última Lição”, com Manuel Sobrinho Simões e Luís Osório, é a proposta para a noite de sexta-feira, 2 de maio, às 21h30.
Na noite de sábado, 3 de maio, concerto de Samuel Úria, pelas 21h30.
Na última tarde, 4 de maio, às 16h00, poesia e música “Os poetas – O homem em eclipse”, com Rodrigo Leão, sintetizador, Gabriel Gomes, acordeão, e Miguel Borges, voz.
Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.