Arranca esta quinta-feira, dia 14 às 15h00, a segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o maior fórum nacional dedicado à economia da diáspora portuguesa.
Este evento, que decorre durante três dias, ocupará a totalidade do Centro Cultural de Viana do Castelo, conta na manhã de sexta-feira (dia 15) com as participações dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Economia e Mar, António Costa Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira
Fortunato, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais, através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas, são os objetivos primordiais da iniciativa, que, além de dezenas de especialistas, empreendedores e investidores, levará seis secretários de Estado ao evento: do Mar, José Maria Costa, da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e das Comunidades Portuguesas,
Paulo Cafôfo.
A edição deste ano destaca a economia azul, as energias renováveis, a sustentabilidade, a cultura, o património e a ciência, para além de outros temas. Os Encontros PNAID 2023 apresentam um programa com um conjunto alargado e diversificado de conferências e palestras, sessões informativas sobre apoios e incentivos, dinâmicas de aceleração de parcerias, mostra de produtos inovadores, missões empresariais, entre outras iniciativas.
O primeiro dia de trabalhos (14) arranca às 16h30 com uma sessão de esclarecimento sobre o “Portugal 2030 e empreendedorismo de base local”, a que se seguem, às 18h00, de masterclasses e sessões de dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios.
Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.