Arranca esta quinta-feira, dia 14 às 15h00, a segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o maior fórum nacional dedicado à economia da diáspora portuguesa.
Este evento, que decorre durante três dias, ocupará a totalidade do Centro Cultural de Viana do Castelo, conta na manhã de sexta-feira (dia 15) com as participações dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Economia e Mar, António Costa Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira
Fortunato, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais, através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas, são os objetivos primordiais da iniciativa, que, além de dezenas de especialistas, empreendedores e investidores, levará seis secretários de Estado ao evento: do Mar, José Maria Costa, da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e das Comunidades Portuguesas,
Paulo Cafôfo.
A edição deste ano destaca a economia azul, as energias renováveis, a sustentabilidade, a cultura, o património e a ciência, para além de outros temas. Os Encontros PNAID 2023 apresentam um programa com um conjunto alargado e diversificado de conferências e palestras, sessões informativas sobre apoios e incentivos, dinâmicas de aceleração de parcerias, mostra de produtos inovadores, missões empresariais, entre outras iniciativas.
O primeiro dia de trabalhos (14) arranca às 16h30 com uma sessão de esclarecimento sobre o “Portugal 2030 e empreendedorismo de base local”, a que se seguem, às 18h00, de masterclasses e sessões de dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios.
Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.