Arranca esta quinta-feira, dia 14 às 15h00, a segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o maior fórum nacional dedicado à economia da diáspora portuguesa.
Este evento, que decorre durante três dias, ocupará a totalidade do Centro Cultural de Viana do Castelo, conta na manhã de sexta-feira (dia 15) com as participações dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Economia e Mar, António Costa Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira
Fortunato, e da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais, através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas, são os objetivos primordiais da iniciativa, que, além de dezenas de especialistas, empreendedores e investidores, levará seis secretários de Estado ao evento: do Mar, José Maria Costa, da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e das Comunidades Portuguesas,
Paulo Cafôfo.
A edição deste ano destaca a economia azul, as energias renováveis, a sustentabilidade, a cultura, o património e a ciência, para além de outros temas. Os Encontros PNAID 2023 apresentam um programa com um conjunto alargado e diversificado de conferências e palestras, sessões informativas sobre apoios e incentivos, dinâmicas de aceleração de parcerias, mostra de produtos inovadores, missões empresariais, entre outras iniciativas.
O primeiro dia de trabalhos (14) arranca às 16h30 com uma sessão de esclarecimento sobre o “Portugal 2030 e empreendedorismo de base local”, a que se seguem, às 18h00, de masterclasses e sessões de dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios.
Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.
O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2200 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico.
O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai esta sexta-feira a Lordelo defrontar o Aliados na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O jogo desta noite marca a estreia do treinador, Rui Paulo, que substitui no cargo, António Fonseca.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou, no dia em que a vila de Barroselas assinalou os seus 37 anos de existência, a nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de cerca de 370 mil euros.
O Município de Ponte de Lima anunciou os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, iniciativa que visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.