Logo
Regional

Centenário de Vila Praia de Âncora arrancou com homenagem ao contra-almirante Ramos Pereira

18 Março, 2024 | 13:44
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O descerramento de uma placa junto ao busto do Contra-Almirante Jorge Maia Ramos Pereira e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e obra, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, marcaram este sábado a abertura das comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora. Também a visita ao cemitério onde está sepultado, e onde decorreu uma cerimónia evocativa fez parte da cerimónia do centenário.

Dezasseis de março, o dia em que se completou meio século sobre a morte do Contra-Almirante Ramos Pereira, foi a data escolhida para dar início a um programa, que se vai estender ao longo do ano, e que vai assinalar o centenário de Vila Praia de Âncora.

O programa que  é da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, o modo escolhido para organizar a efeméride que, conforme explicou o Presidente da Câmara, Rui Lages, “é também uma oportunidade de reflexão para, recordar o passado, idealizar projetos e sonhos, que não podem ser de um homem só, nem de uma instituição só, mas que encontrou a fórmula ideal numa Comissão independente”.

A exposição, que está patente no coração da Vila, aborda várias facetas da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, como “A Família e a educação permanente”, “A carreia militar, representações oficiais e distinções”, “O pedagogo e o educador” e o “O benemérito”.

Muitas vidas numa vida que influenciou a sua geração e a comunidade, em prol da qual trabalhou o homem que foi o grande responsável pelo processo que conduziu à valorização de Gontinhães, conduzindo-a com sucesso até à condição de Vila.

Junto ao seu túmulo, coube ao Professor Celestino Ribeiro evocar a vida e obra do Contra-Almirante, detalhando a evolução da sua carreira, mas sobretudo as facetas do homem que se empenhou até ao final da vida em apoiar as pessoas, de várias formas, assim como a sua Terra adorada – Vila Praia de Âncora.

Já no Auditório Ramos Pereira, e antes do concerto, houve três intervenções e a primeira foi do Presidente da Câmara, Rui Lages que falou do homenageado, abordando alguns desafios que se colocam à Vila.

Assuntos como as alterações climáticas, lembrando a situação geográfica da Vila e a forma como foi afetada há poucos anos por um temporal que destruiu a Duna dos Caldeirões, que entretanto já foi recuperada, o Plano Municipal de Ação Climática, dando conta da entrada ao serviço do concelho e da comunidade de dois autocarros elétricos e também o investimento em edifícios eficientes, dando como exemplo a escola, cujo auditório acolheu a sessão.

Rui Lages lembrou ainda, a intervenção que está a ser realizada no Forte da Lagarteira, onde a Câmara Municipal está a desenvolver um projeto de recuperação e valorização para instalação do Espaço da Memória do Mar de Vila Praia de Âncora, intervenção financiada pelos programas Norte 2020 e Mar 2020.

O Presidente referiu que, em breve, será apresentada uma proposta para requalificação da Avenida 8 de Julho e defendeu também a melhoria da Praça da República, espaço de excelência, referindo que tem de ser repensada em conjunto.

Também a reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, foi abordada, visto existir um compromisso do Governo para que a obra se inicie em 2026: “o Governo da República só tem uma palavra, seja qual for a cor política de quem o lidere”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, convidando a população a conhecer a maqueta, que se encontra exposta no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Rui Lages terminou o discurso, sublinhando que estas comemorações são “uma oportunidade também para refletir e trabalhar com todos em prol de Vila Praia de Âncora”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, salientou a importância da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, do seu legado e do que representou para Vila Praia de Âncora.

No final, um sobrinho do homenageado teve também a oportunidade de intervir, onde agradeceu a evocação do tio nestas Comemorações.

No final da tarde, no Auditório que tem o nome do Contra-Almirante,  após a sessão formal, a Academia de Música Fernandes Fão presenteou os presentes com um espetáculo de música.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.