Logo
Regional

Centenário de Vila Praia de Âncora arrancou com homenagem ao contra-almirante Ramos Pereira

18 Março, 2024 | 13:44
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O descerramento de uma placa junto ao busto do Contra-Almirante Jorge Maia Ramos Pereira e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e obra, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, marcaram este sábado a abertura das comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora. Também a visita ao cemitério onde está sepultado, e onde decorreu uma cerimónia evocativa fez parte da cerimónia do centenário.

Dezasseis de março, o dia em que se completou meio século sobre a morte do Contra-Almirante Ramos Pereira, foi a data escolhida para dar início a um programa, que se vai estender ao longo do ano, e que vai assinalar o centenário de Vila Praia de Âncora.

O programa que  é da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, o modo escolhido para organizar a efeméride que, conforme explicou o Presidente da Câmara, Rui Lages, “é também uma oportunidade de reflexão para, recordar o passado, idealizar projetos e sonhos, que não podem ser de um homem só, nem de uma instituição só, mas que encontrou a fórmula ideal numa Comissão independente”.

A exposição, que está patente no coração da Vila, aborda várias facetas da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, como “A Família e a educação permanente”, “A carreia militar, representações oficiais e distinções”, “O pedagogo e o educador” e o “O benemérito”.

Muitas vidas numa vida que influenciou a sua geração e a comunidade, em prol da qual trabalhou o homem que foi o grande responsável pelo processo que conduziu à valorização de Gontinhães, conduzindo-a com sucesso até à condição de Vila.

Junto ao seu túmulo, coube ao Professor Celestino Ribeiro evocar a vida e obra do Contra-Almirante, detalhando a evolução da sua carreira, mas sobretudo as facetas do homem que se empenhou até ao final da vida em apoiar as pessoas, de várias formas, assim como a sua Terra adorada – Vila Praia de Âncora.

Já no Auditório Ramos Pereira, e antes do concerto, houve três intervenções e a primeira foi do Presidente da Câmara, Rui Lages que falou do homenageado, abordando alguns desafios que se colocam à Vila.

Assuntos como as alterações climáticas, lembrando a situação geográfica da Vila e a forma como foi afetada há poucos anos por um temporal que destruiu a Duna dos Caldeirões, que entretanto já foi recuperada, o Plano Municipal de Ação Climática, dando conta da entrada ao serviço do concelho e da comunidade de dois autocarros elétricos e também o investimento em edifícios eficientes, dando como exemplo a escola, cujo auditório acolheu a sessão.

Rui Lages lembrou ainda, a intervenção que está a ser realizada no Forte da Lagarteira, onde a Câmara Municipal está a desenvolver um projeto de recuperação e valorização para instalação do Espaço da Memória do Mar de Vila Praia de Âncora, intervenção financiada pelos programas Norte 2020 e Mar 2020.

O Presidente referiu que, em breve, será apresentada uma proposta para requalificação da Avenida 8 de Julho e defendeu também a melhoria da Praça da República, espaço de excelência, referindo que tem de ser repensada em conjunto.

Também a reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, foi abordada, visto existir um compromisso do Governo para que a obra se inicie em 2026: “o Governo da República só tem uma palavra, seja qual for a cor política de quem o lidere”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, convidando a população a conhecer a maqueta, que se encontra exposta no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Rui Lages terminou o discurso, sublinhando que estas comemorações são “uma oportunidade também para refletir e trabalhar com todos em prol de Vila Praia de Âncora”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, salientou a importância da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, do seu legado e do que representou para Vila Praia de Âncora.

No final, um sobrinho do homenageado teve também a oportunidade de intervir, onde agradeceu a evocação do tio nestas Comemorações.

No final da tarde, no Auditório que tem o nome do Contra-Almirante,  após a sessão formal, a Academia de Música Fernandes Fão presenteou os presentes com um espetáculo de música.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.

Regional 28 Janeiro, 2026

Homem resgatado em Monção após ficar isolado pela subida do rio Minho

Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizam treino de resgate na Serra da Estrela

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.