O descerramento de uma placa junto ao busto do Contra-Almirante Jorge Maia Ramos Pereira e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e obra, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, marcaram este sábado a abertura das comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora. Também a visita ao cemitério onde está sepultado, e onde decorreu uma cerimónia evocativa fez parte da cerimónia do centenário.
Dezasseis de março, o dia em que se completou meio século sobre a morte do Contra-Almirante Ramos Pereira, foi a data escolhida para dar início a um programa, que se vai estender ao longo do ano, e que vai assinalar o centenário de Vila Praia de Âncora.
O programa que é da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, o modo escolhido para organizar a efeméride que, conforme explicou o Presidente da Câmara, Rui Lages, “é também uma oportunidade de reflexão para, recordar o passado, idealizar projetos e sonhos, que não podem ser de um homem só, nem de uma instituição só, mas que encontrou a fórmula ideal numa Comissão independente”.
A exposição, que está patente no coração da Vila, aborda várias facetas da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, como “A Família e a educação permanente”, “A carreia militar, representações oficiais e distinções”, “O pedagogo e o educador” e o “O benemérito”.
Muitas vidas numa vida que influenciou a sua geração e a comunidade, em prol da qual trabalhou o homem que foi o grande responsável pelo processo que conduziu à valorização de Gontinhães, conduzindo-a com sucesso até à condição de Vila.
Junto ao seu túmulo, coube ao Professor Celestino Ribeiro evocar a vida e obra do Contra-Almirante, detalhando a evolução da sua carreira, mas sobretudo as facetas do homem que se empenhou até ao final da vida em apoiar as pessoas, de várias formas, assim como a sua Terra adorada – Vila Praia de Âncora.

Já no Auditório Ramos Pereira, e antes do concerto, houve três intervenções e a primeira foi do Presidente da Câmara, Rui Lages que falou do homenageado, abordando alguns desafios que se colocam à Vila.
Assuntos como as alterações climáticas, lembrando a situação geográfica da Vila e a forma como foi afetada há poucos anos por um temporal que destruiu a Duna dos Caldeirões, que entretanto já foi recuperada, o Plano Municipal de Ação Climática, dando conta da entrada ao serviço do concelho e da comunidade de dois autocarros elétricos e também o investimento em edifícios eficientes, dando como exemplo a escola, cujo auditório acolheu a sessão.
Rui Lages lembrou ainda, a intervenção que está a ser realizada no Forte da Lagarteira, onde a Câmara Municipal está a desenvolver um projeto de recuperação e valorização para instalação do Espaço da Memória do Mar de Vila Praia de Âncora, intervenção financiada pelos programas Norte 2020 e Mar 2020.
O Presidente referiu que, em breve, será apresentada uma proposta para requalificação da Avenida 8 de Julho e defendeu também a melhoria da Praça da República, espaço de excelência, referindo que tem de ser repensada em conjunto.
Também a reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, foi abordada, visto existir um compromisso do Governo para que a obra se inicie em 2026: “o Governo da República só tem uma palavra, seja qual for a cor política de quem o lidere”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, convidando a população a conhecer a maqueta, que se encontra exposta no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe.
Rui Lages terminou o discurso, sublinhando que estas comemorações são “uma oportunidade também para refletir e trabalhar com todos em prol de Vila Praia de Âncora”.
O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, salientou a importância da vida e obra do Contra-Almirante Ramos Pereira, do seu legado e do que representou para Vila Praia de Âncora.
No final, um sobrinho do homenageado teve também a oportunidade de intervir, onde agradeceu a evocação do tio nestas Comemorações.

No final da tarde, no Auditório que tem o nome do Contra-Almirante, após a sessão formal, a Academia de Música Fernandes Fão presenteou os presentes com um espetáculo de música.
Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.
A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.