O átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca encheu-se, na manhã de quarta-feira, de gerações dos 8 aos 80 anos, naquela que foi a inauguração da exposição “A Maior Flor do Mundo”, inspirada na obra com o mesmo nome, de José Saramago, escritor português, Nobel da Literatura, no âmbito das comemorações dos 100 anos do seu nascimento.
Utentes das IPSS locais, alunos do Agrupamento de Escolas e EPRALIMA, executivo municipal, diretores, colaboradores e representantes das várias instituições presentes que colaboraram na realização deste projeto – Agrupamento de Escolas, Epralima, à APPACDM, Santa Casa da Misericórdia, Casa da Cerca, Centros de Dia de Lavradas, de Entre Ambos-os-Rios, Cuide de Vila Verde e Britelo, e Jardim de Infância José Carneiro Bouças, juntaram-se, então, para inaugurar os vários trabalhos que estão agora expostos ao público que os queira visitar.

Para gáudio dos muitos presentes, além da leitura de excertos de obras de José Saramago por alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas, e da leitura da obra infantil de Saramago que deu o mote a esta mostra de belíssimos trabalhos pela aluna do 6º ano, Matilde Pimenta, os alunos do 5º ano e respetivas professoras de educação musical brindaram e emocionaram os presentes com uma música que elaboraram de homenagem à obra do escritor português.
A autarquia cunhou ainda José Saramago na Casa da Cultura de Ponte da Barca com a celebre citação do autor “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, porque é através dessa combinação que se torna possível realizar sonhos, ser feliz e evoluir, através do encontro do equilíbrio.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).