O átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca encheu-se, na manhã de quarta-feira, de gerações dos 8 aos 80 anos, naquela que foi a inauguração da exposição “A Maior Flor do Mundo”, inspirada na obra com o mesmo nome, de José Saramago, escritor português, Nobel da Literatura, no âmbito das comemorações dos 100 anos do seu nascimento.
Utentes das IPSS locais, alunos do Agrupamento de Escolas e EPRALIMA, executivo municipal, diretores, colaboradores e representantes das várias instituições presentes que colaboraram na realização deste projeto – Agrupamento de Escolas, Epralima, à APPACDM, Santa Casa da Misericórdia, Casa da Cerca, Centros de Dia de Lavradas, de Entre Ambos-os-Rios, Cuide de Vila Verde e Britelo, e Jardim de Infância José Carneiro Bouças, juntaram-se, então, para inaugurar os vários trabalhos que estão agora expostos ao público que os queira visitar.

Para gáudio dos muitos presentes, além da leitura de excertos de obras de José Saramago por alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas, e da leitura da obra infantil de Saramago que deu o mote a esta mostra de belíssimos trabalhos pela aluna do 6º ano, Matilde Pimenta, os alunos do 5º ano e respetivas professoras de educação musical brindaram e emocionaram os presentes com uma música que elaboraram de homenagem à obra do escritor português.
A autarquia cunhou ainda José Saramago na Casa da Cultura de Ponte da Barca com a celebre citação do autor “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, porque é através dessa combinação que se torna possível realizar sonhos, ser feliz e evoluir, através do encontro do equilíbrio.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.