O átrio dos Paços do Concelho de Ponte da Barca encheu-se, na manhã de quarta-feira, de gerações dos 8 aos 80 anos, naquela que foi a inauguração da exposição “A Maior Flor do Mundo”, inspirada na obra com o mesmo nome, de José Saramago, escritor português, Nobel da Literatura, no âmbito das comemorações dos 100 anos do seu nascimento.
Utentes das IPSS locais, alunos do Agrupamento de Escolas e EPRALIMA, executivo municipal, diretores, colaboradores e representantes das várias instituições presentes que colaboraram na realização deste projeto – Agrupamento de Escolas, Epralima, à APPACDM, Santa Casa da Misericórdia, Casa da Cerca, Centros de Dia de Lavradas, de Entre Ambos-os-Rios, Cuide de Vila Verde e Britelo, e Jardim de Infância José Carneiro Bouças, juntaram-se, então, para inaugurar os vários trabalhos que estão agora expostos ao público que os queira visitar.

Para gáudio dos muitos presentes, além da leitura de excertos de obras de José Saramago por alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas, e da leitura da obra infantil de Saramago que deu o mote a esta mostra de belíssimos trabalhos pela aluna do 6º ano, Matilde Pimenta, os alunos do 5º ano e respetivas professoras de educação musical brindaram e emocionaram os presentes com uma música que elaboraram de homenagem à obra do escritor português.
A autarquia cunhou ainda José Saramago na Casa da Cultura de Ponte da Barca com a celebre citação do autor “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, porque é através dessa combinação que se torna possível realizar sonhos, ser feliz e evoluir, através do encontro do equilíbrio.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.