O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.
A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.
Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.
Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.
A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.
O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.
“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.
Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.