Logo
Regional

CEIT e Coimbra Business School estudam marca Ponte de Lima

20 Novembro, 2023 | 15:33
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.

A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.

Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.

Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.

A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.

O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.

“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.

Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Dezembro, 2024

Santa Luzia ganha em Lordelo e segue em frente na Taça de Portugal

O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.

Regional 21 Dezembro, 2024

Ponte de Lima promove Cantar dos Reis

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.

Regional 21 Dezembro, 2024

Tribunal de Contas deteta irregularidades em contratos da Câmara de Caminha

O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).

Desporto 20 Dezembro, 2024

Corrida S. Silvestre de Viana do Castelo com número de participantes record

A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2200 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico.

Desporto 20 Dezembro, 2024

Santa Luzia joga na casa do Aliados de Lordelo para a Taça de Portugal

O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai esta sexta-feira a Lordelo defrontar o Aliados na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O jogo desta noite marca a estreia do treinador, Rui Paulo, que substitui no cargo, António Fonseca.

Regional 20 Dezembro, 2024

Inaugurada nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou, no dia em que a vila de Barroselas assinalou os seus 37 anos de existência, a nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de cerca de 370 mil euros.

Regional 20 Dezembro, 2024

Já são conhecidos os vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo de Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima anunciou os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, iniciativa que visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.