Logo
Regional

CEIT e Coimbra Business School estudam marca Ponte de Lima

20 Novembro, 2023 | 15:33
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.

A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.

Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.

Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.

A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.

O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.

“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.

Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.

Regional 6 Dezembro, 2025

Atropelamento mortal em Barroselas tira a vida a homem de 69 anos

Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.