Logo
Regional

CEIT e Coimbra Business School estudam marca Ponte de Lima

20 Novembro, 2023 | 15:33
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) e a Coimbra Business School (ISCAC), encontra-se a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Ponte de Lima.

A iniciativa insere-se no âmbito do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, que, após o seu lançamento, tem vindo a trabalhar com diversos municípios no mapeamento e identificação das melhores práticas de gestão de marcas territoriais em Portugal.

Neste contexto, uma equipa de especialistas encontra-se a analisar a marca Ponte de Lima através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.

Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o Município de Ponte de Lima na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing
territorial”.

A marca Ponte de Lima tem vindo a consolidar-se cada vez mais no contexto nacional e internacional. Através de um conjunto de ações e iniciativas relevantes, o Município tem demonstrado um compromisso ativo na promoção e na valorização da sua identidade, dos seus recursos endógenos e da sua cultura, o que tem contribuído para reforçar o seu posicionamento e a sua notoriedade, aponta o responsável.

O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação foi desenvolvido, ao longo de dois anos, por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, considera que este “é mais um passo estratégico para criar valor no que respeita à consolidação da marca territorial de Ponte de Lima”.

“Pretende-se que a partir deste estudo se determine um conjunto de ações a serem implementadas pelo Município e que resultem no aumento de notoriedade do território a vários níveis quer do ponto de vista da sustentabilidade turísticas, quer económica e social”, afirmou o edil limiano.

Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade”. “Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias, refere.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Novembro, 2025

Programa “Já Chegámos” ensina segurança rodoviária a alunos de Viana do Castelo

Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.

Desporto 6 Novembro, 2025

Árbitra vianense Filipa Cunha nomeada para jogos internacionais

A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.

Cultura 6 Novembro, 2025

Governo cria grupo de trabalho após encerramento de várias salas de cinema em todo o país

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.

Regional 5 Novembro, 2025

O teatro chega aos cafés do Alto Minho

Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.