Manuel Pizarro e Pedro Lobo, respetivamente Ministro da Saúde e líder da concelhia socialista de Ponte da Barca, foram apontados como exemplo de amor pelo próximo, pelas pessoas, na Ceia de Reis promovida pela estrutura rosa barquense, onde o presidente da Federação Distrital de Viana do Castelo não contornou os tempos difíceis e delicados do partido.
“A culpa é também nossa. A política é uma atividade exigente, difícil e nem toda a gente está preparada para dar muito de si em proveito dos outros. E quando acontece o contrário é o desastre. Quem não ama a política e quem não põe a política ao serviço das pessoas. É um autêntico desastre. A política existe para mudar e transformar a vida das pessoas. Para resolver os problemas das pessoas e para construir uma sociedade mais justa”, enumerou Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “a ideologia é o farol. O princípio orientador daquilo que fazemos em prol do bem comum. Mas meus queridos amigos, a ideologia não dá para colocar em cima da mesa e alimentar uma família, a ideologia não paga a prestação da nossa casa”.
Juntar forças para lutar pelas pessoas e ajudá-las
Partindo deste princípio, o presidente da Federação Distrital de Viana do Castelo e autarca de Paredes de Coura defende que o PS “tem de ser um partido, como foi sempre, um partido que faz coisas pelas pessoas. Um partido com obra e que ajude a consolidar o nosso estado social”, sugerindo que “é tempo de juntar forças não para sobrevivermos como partido, mas juntar forças para lutar pelas pessoas e ajudá-las a ultrapassar estes tempos tão difíceis. E acreditem que o PS vai ser capaz de fazer isso”.
Respondendo à demagogia dos partidos de direita, que amplificam a insatisfação das pessoas gritando decadência para enfraquecer a democracia e tomarem o poder, Vitor Paulo Pereira contrapõe que “ninguém se pode queixar que não há transparência ou liberdade de imprensa. A justiça faz o seu caminho e competirá à política fazer o nosso caminho. Acredito no Partido Socialista e esta legislatura não está perdida. Temos no nosso partido gente muito capaz e que ama verdadeiramente a política como nobre atividade ao serviço dos outros”.
Manuel Pizarro vai reforçar a solidez do SNS

E apontou o exemplo de Manuel Pizarro, presente entre os quase 400 socialistas que acorreram a esta Ceia de Reis promovida pela Concelhia de Ponte da Barca, como pessoa extraordinária, que ama a política, sem discutir cargos ou grau de importância, formado em Medicina, que dentro do partido tem peso político, estava confortável na UE e a ganhar 5 vezes mais e mesmo assim aceitou a missão mais difícil do governo. Recuperar a solidez do SNS: “o Manel nunca se queixa do vento, prefere rodar as velas. O mundo pertence aqueles que todos os dias fazem coisas que assustam. Pertence aqueles que arriscam sem medo de falhar. Não pertence aos que se sentam e se lamentam”, enfatizou, deixando a garantia que todos anseiam
“Acreditem que vai deixar uma grata memória na história do PS como o homem que conseguiu reforçar a solidez do SNS na altura mais critica da sua existência. Ficará na galeria ao lado de António Arnaut”, sugeriu Vitor Paulo Pereira, que também espera de Pedro Lobo um novo futuro para Ponte da Barca.
“O Pedro, o Lobo, é um poeta, um idealista. Estava confortável na sua vida profissional, com estabilidade e a ganhar bem e sem o prever atira-se de cabeça a uma candidatura, numa altura difícil da vida. Há meio ano, ficou a 154 votos da felicidade. Não da felicidade dele, mas da felicidade de Ponte da Barca”, recordou o presidente da Federação Distrital, deixando claro que esta terra “precisa de energia, precisa de força, precisa de um novo futuro. Ponte da Barca não pode ficar para trás. É a hora de deixarmos a pasmaceira para trás. É hora de olharmos para o futuro de Ponte da Barca com esperança. Não podemos abrir as portas do futuro com as chaves do passado. É por isso que precisamos de um homem como o Pedro Lobo”, concluiu.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.